quarta-feira, 29 de outubro de 2008

CONCURSO CULTURAL MÃO NA TERRA

Se você quer mostrar o seu talento para o mundo, não deixe de participar do Concurso Cultural Mão na Terra - Objetivos do Milênio

Veja como é fácil participar:

Você precisa criar um trabalho, que pode ser um texto de própria autoria e inédito, ou um desenho, sobre os Objetivos do Milênio.
Em 2000, a ONU - Organização das Nações Unidas, ao analisar os maiores problemas mundiais, estabeleceu 8 Objetivos do Milênio que são 8 Jeitos de Mudar o Mundo, são eles:

1. Acabar com a fome e a miséria
2. Educação básica de qualidade para todos
3. Igualdade entre sexos e valorização da mulher
4. Reduzir a mortalidade infantil
5. Melhorar a saúde das gestantes
6. Combater a Aids, a malária e outras doenças
7. Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente
8. Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento

O trabalho deve abordar a(s) temática(s) abaixo:

O que você pode fazer na sua escola, no seu bairro ou na sua cidade para realizar um dos 8 jeitos de Mudar o Mundo?

O Concurso Cultural é somente para aos alunos da Escola Dinorá e a premiação pretende despertar a curiosidade do jovem sobre o mundo atual, desenvolver seu senso crítico e o compromisso social, estimulando a reflexão sobre o tema proposto.

Os alunos interessados podem participar nas categorias a seguir:
- EF CI: 3ª e 4º série: Desenho
- EF CII: 5º a 8º série: Redação
- Ensino Médio: Texto Narrativo em forma de reportagem

Os vencedores do Concurso Cultural terão seus trabalhos publicados no jornal Mão na Terra, além dos prêmios:

Categoria EFCI 3ª e 4ª série
1° lugar: MP3 + Boné + livro
2° lugar: 2 ingressos CINEMARK + Boné + livro
3° lugar: 1 Livro + Boné

Categoria EF CII 5ª à 8ª série
1° lugar: MP3 + Boné + livro
2° lugar: 2 ingressos CINEMARK + Boné + livro
3° lugar: 1 Livro + Boné

Categoria Ensino Médio 1º, 2º e 3º anos
1° lugar: MP3 + Boné + livro
2° lugar: 2 ingressos CINEMARK + Boné + livro
3° lugar: 1 Livro + Boné.

O texto deverá ser escrito à mão, não ultrapassando 30 linhas e no verso da folha constar nome do aluno, idade, série que está cursando.

O desenho deverá ser apresentado em folha de sulfite, à mão livre, colorido e no verso constar nome do aluno, idade, série que está cursando e título do desenho.

Entrega dos Trabalhos: Todos os trabalhos deverão ser entregues na Coordenação da escola até o dia 17 de Novembro de 2008.

Critérios de Avaliação: Os critérios para a avaliação dos trabalhos serão a criatividade, a originalidade e a coerência para com o tema proposto.

Resultados: Os resultados serão conhecidos no dia 28 Novembro de 2008 aqui no blog Mão na Terra e no Blog da escola


Participem!!

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Palestra sobre sustentabilidade


A convite do Sr. Leandro Fraceto, voluntário do Projeto Mão na Terra, o Engº Ambiental Marcílio de Sousa Lima, Editor da Revista Vale Ver, ministrou palestra sobre Sustentabilidade para os alunos do 3º ano do Ensino Médio na escola.

O Engº Marcílio aproveitou para conhecer as atividades do Projeto Mão na Terra dando algumas dicas sobre as vantagens do sistema de irrigação por gotejamento, que pode ser uma boa alternativa para o uso racional da água na irrigação da horta.

Agradecemos a colaboração, a palestra foi muito elogiada pelos alunos que esperam em breve seu retorno.

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Detergente caseiro

Produzir detergente caseiro, pode ser mais simples do que você imagina, pois a maioria dos ingredientes são encontrados com facilidade e baixo custo.

O processo de produção do detergente deve ser realizado sempre com a presença de pessoas capacitadas para evitar acidentes.
A oficina foi realizada na escola com a participação do Sr. Rogério, pai do Luan ( aluno do 1ºE), que tem experiência em fabricar o detergente caseiro.

Segue a receita:
- 3 litros de óleo de cozinha (coado);
- 2 litros de álcool (com 92.8 de graduação);
- 1/2 litro de soda líquida;
- 15 litros de água fervendo;

Modo de preparar

Misturar o óleo, álcool e a soda líquida. Repousar por 2 horas;
Misturar com cuidado os 15 litros de água fervendo, repousar 12 horas;
O detergente que você fabricou pode ser armazenado dentro de garrafas e rende aproximadamente 20 litros.

Cuidado
-Siga corretamente as proporções e orientações da receita. A soda cáustica deve ser manuseada com cuidado para não queimar as mãos e outras partes do corpo.

-Como qualquer produto de limpeza, mantenha o detergente ecológico fora do alcance de crianças e animais domésticos.

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Construção da Horta Mandala

É muito fácil construir uma horta mandala. O importante não é o seu tamanho, mas a diversidade do cultivo. A idéia principal é manejar, de forma equilibrada, o solo e demais recursos naturais através de um trabalho harmonizado com a natureza.

Tudo começa com a definição do ponto central, que servirá de referência para a medição de cada círculo de canteiros. A demarcação dos canteiros poderá ser feita com o auxílio de um bastão de madeira. Marca-se o centro e, com um cordão amarrado na ponta de outro bastão de madeira, marca-se a circunferência, correspondente ao tamanho do círculo, e assim sucessivamente, até formar a mandala.

É claro que somente a forma da horta não garante seu sucesso, são necessárias medidas orgânicas de manutenção, fundamentais para o desenvolvimento do cultivo.

É importante lembrar que o apoio e a participação de cada pessoa são essenciais para a construção e manutenção geral da horta. Existem várias maneiras de colaborar: plantando, preparando canteiros, capinando, regando, colocando folhas para proteger o solo, além de pesquisar e contribuir com novas idéias.

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Montagem da Estufa

O objetivo principal de construirmos uma estufa é o de reproduzir um ambiente onde é possível criar e manter condições ambientais favoráveis para o cultivo de plantas, independente da estação do ano ou da temperatura, da umidade e da luminosidade externa.
A estufa que estamos construindo é de estrutura de madeira revestida com tela do tipo mosquiteiro . O custo é menor, mas exige maior atenção quanto à conservação e manutenção.
Outro fator importante é o local onde a estufa será instalada, que deve ser plano e protegido, evitando-se ventos laterais, colocando-se a cabeceira da estufa em direção aos ventos mais fortes. Além disso, recomenda-se a instalação de quebra-ventos naturais. Procure um lugar bem ventilado, mas fuja das correntes de vento. Ambientes pouco ventilados favorecem a propagação de fungos, acaros e outros agentes prejudiciais as plantas.

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Correção do solo

Na realidade o que chamamos de correção é tornar o solo adaptado à cultura que queremos. E não adaptar o cultivo ao solo, como seria mais racional do ponto de vista ecológico.
Nas condições de solos naturalmente ácidos, quando se fala em "correção" basicamente se pensa em calcário, como fonte de cálcio para as plantas.
As propriedades físicas, químicas e biológicas do solo são determinadas pelo processo geológico de sua formação, origem dos minerais, e sua evolução de acordo com o clima e o relevo do local, além dos organismos vivos que o habitam.
As propriedades físicas é que determinam, por exemplo, se o solo é solto, aerado, ou se é compactado. Se a água penetra bem ou se escorre, quando chove; As propriedades químicas, é que mostram a acidez (pH), a quantidade e diversidade de nutrientes, se a planta pode absorver bem estes minerais, e as propriedades biológicas que se relaciona com a vida que existe nele.
Como qualquer outro organismo vivo, o solo necessita de alimentação em quantidade, qualidade e regularidade adequadas, além de estabilidade para poder desempenhar suas atividades da forma mais eficiente.
A intensidade da atividade biológica do solo é fator determinante na sua fertilidade. Para qualquer ação mal feita (adubação química solúvel concentrada, falta de matéria orgânica, falta ou excesso de água, falta de luz, uso de agrotóxicos, tratos culturais errados), haverá sempre uma reação da natureza, na forma de ataque de algum agente, como insetos, ácaros e microorganismo, indicando o erro do manejo.
A maneira correta de proteger as plantas dos insetos e microorganismos é prevenir o ataque desses agentes da natureza, dando a essas plantas, através do solo, uma alimentação saudável e equilibrada.
A forma mais fácil e barata de se conseguir isso é através da adubação orgânica, ou seja, aplicando compostos, estercos, palhas, resíduos, adubos verdes, cascas, restos de colheita, etc.
Devemos aprender a dialogar com a natureza, observar seus indicadores biológicos e trabalhar junto com ela, a favor de nossas culturas.
Fonte: Princípios Básicos da Agricultura Ecológica – Centro Ecológico

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Construção da Horta - Escolha do Local

Na hora de escolher o local para a construção da horta, é recomendável uma área próxima à escola, distante de fossas e esgotos. É conveniente que seja arejada, recebendo a luz direta do sol. O excesso de sombra compromete muito o desenvolvimento das hortaliças, entretanto, não é necessário que o local fique muito longe das árvores, porque elas abrigam pássaros que são úteis no controle dos insetos.
O terreno deve ser cercado para evitar a entrada de animais e, se houver na região problemas com ventos, recomenda-se a utilização de cercas vivas, que funcionam como barreiras. Outra precaução é evitar áreas alagadiças; no caso de não ter outra alternativa, fazer valetas para drenagem do excesso de água.
Finalmente, é necessário ter água disponível e de boa qualidade ( pura e sem contaminação) para a rega diária das plantas. Para realização dessa atividade, vamos utilizar a cisterna, captando água de chuva e economizando água da rede pública.

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Ação voluntária na Escola

A escola é um espaço da esperança de um mundo melhor, mais justo e solidário. Nossos alunos são a força dessa transformação. É tempo de buscar uma forma mais efetiva para formar alunos com potencial transformador.
O trabalho voluntário na escola, proporciona o enfrentamento de vários problemas, além da formação do jovem autônomo, solidário e competente.
Trata-se de uma grande oportunidade para o aluno:
- empreender ações cidadãs e envolver-se na solução de problemas reais, com liderança e criatividade; - trabalhar em equipe, trocar experiências e entrar em contato com diferentes opiniões e visões; - participar ativamente das atividades na escola e na comunidade; - fortalecer-se, ter um melhor relacionamento consigo mesmo e contribuir para a construção de um mundo melhor.
A exemplo, ao construirmos uma horta sustentável na escola, estamos desenvolvendo uma série de novas aprendizagens e valores, assumindo uma tarefa coletiva, aprendendo a trabalhar em grupo com pessoas diferentes, em gostos e habilidades.
Há várias maneiras de se envolver, ajudar, ser voluntário!
Uma dica é: - Olhe à sua volta e veja o que é possível fazer. O importante mesmo é que consigamos olhar à nossa volta e perceber que somos parte do Universo e temos responsabilidade com o mundo em que vivemos.