terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Novas práticas para novos tempos

O processo das transformações no mundo atual nos faz pensar a relação que temos com o planeta e nas conseqüências dessa interferência no meio ambiente que chega a ser capaz de mudar a dinâmica do planeta, nossa maneira de trabalhar, divertir e se relacionar com as pessoas.

Com o avanço das tecnologias, nossa forma de conhecer, aprender e atuar no mundo também muda, com isso, a busca de novas técnicas que ofereçam aos alunos um aprendizado mais envolvente, criativo e inovador tornou-se um desafio para a escola pública, pois valores como habilidades e competências, que podem ser adquiridos na escola e levados para toda a vida, são essenciais para os dias de hoje.

Os Quatro Pilares da Unesco, estabelecidos no relatório de Jacques Delors*, servem, em seu conjunto, como princípio organizador nesse processo de construção de competências e habilidades e o caminho para o futuro da educação. São eles:

Aprender a ser
Busca do autoconhecimento,auto-estima, pensamento crítico e criatividade.

Aprender a aprender
Descoberta do prazer de conhecer, compreender, construir e reconstruir.

Aprender a conviver Desenvolvimento da percepção de interdependência, respeito e valorização do próximo.

Aprender a fazer
Desenvolvimento de habilidades e competências que resultem na aplicação da tecnologia.

*coordenador do “Relatório para a Unesco da Comissão Internacional Sobre Educação para o Século XXI(1998)

Referência: Unesco

Imagem: Corbis

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Livro Clip

Você conhece o livro clip?
O LivroClip é a moldura digital do livro, incluindo uma animação sobre a obra, trechos, biografia do autor e uma seção especial que transforma o livro em material pedagógico gratuito e interessante, através de atraentes e coloridos desenhos, sons e animações.

O uso das TICs - Tecnologia da Informação e Comunicação na educação é um processo de aprendizagem que oferece possibilidades de renovar ou mesmo romper com a concepção do modelo tradicional da educação.

Vale a pena conferir.

Boa leitura!
livroclip

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Os desafios de um novo ano letivo

O ano letivo começa com muitas novidades.

A próxima etapa do projeto Mão na Terra é fazer com que os alunos e a comunidade reflitam sobre o lugar onde vivem, levantando demandas e buscando soluções responsáveis para seus problemas. Para isso, vamos utilizar TIC ( abreviação de "Tecnologia da Informação e Comunicação") que é um conjunto de recursos tecnológicos que, se estiverem integrados entre si, podem proporcionar na área da educação qualidade e criatividade, robótica educacional, cinema e a arte da construção Lego para expressar idéias, construir maquetes, planejar o uso sustentável dos recursos, assumindo de forma responsável o cuidado com o planeta, que são atitudes que ajudam a formar pessoas para uma sociedade mais justa, solidária e responsável.

Nossa horta já está produzindo, a cisterna sendo utilizada. Armazenamos uma grande quantidade de óleo (de fritura) doado pela comunidade para continuar a fabricação do sabão e detergente. A 4ª edição do jornal está prevista para a próxima semana.

Essas atividades possibilitam o trabalho com os diferentes canais de aprendizagem, despertando valores e desenvolvendo competências para que o aluno aprenda durante toda a vida e não somente na escola. As oficinas incentivam os trabalhos em grupo e a troca de conhecimentos, opiniões, experiências e a capacidade de expressar idéias, ouvir a opinião dos outros e respeitar as diferenças.

Como o projeto Mão na Terra tem o desafio de conscientizar e promover a mudança de postura, possibilitando aos alunos uma nova leitura do mundo, é importante que faça parte do PPP (Projeto Político Pedagógico) da escola, assim, a coordenação da escola articula as atividades, integrando professores e mobilizando a comunidade, pois a concretização e multiplicação dessas atividades depende do comprometimento de todos e, no que se refere às estratégias de participação, verifica-se pouco envolvimento, o que vem confirmar o desafio em articular um discurso com a prática do trabalho coletivo. Sendo assim, o objetivo do projeto é a mudança de postura, a transformação que possibilita a qualquer pessoa uma prática mais sustentável, tornando-a capaz de atuar, buscar soluções e, principalmente, construir realidades mais felizes para suas vidas, pois um mundo socialmente justo e ecologicamente equilibrado requer responsabilidade planetária.

Um ótimo ano para todos nós!