sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Você sabe o que é Economia Solidária?

Economia Solidária é um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver. Sem explorar os outros, sem querer levar vantagem, sem destruir o ambiente. Cooperando, fortalecendo o grupo, cada um pensando no bem de todos e no próprio bem. A economia solidária vem se apresentando, nos últimos anos, como inovadora alternativa de geração de trabalho e renda e uma resposta a favor da inclusão social. Compreende uma diversidade de práticas econômicas e sociais organizadas sob a forma de cooperativas, associações, clubes de troca, empresas autogestionárias, redes de cooperação, entre outras, que realizam atividades de produção de bens, prestação de serviços, finanças solidárias, trocas, comércio justo e consumo solidário. A economia solidária aponta para uma nova lógica de desenvolvimento sustentável com geração de trabalho e distribuição de renda, mediante um crescimento econômico com proteção dos ecossistemas. Seus resultados econômicos, políticos e culturais são compartilhados pelos participantes, sem distinção de gênero, idade e raça. Implica na reversão da lógica capitalista ao se opor à exploração do trabalho e dos recursos naturais, considerando o ser humano na sua integralidade como sujeito e finalidade da atividade econômica .
Será que a construção de um modelo de desenvolvimento sustentável, solidário e inclusivo só será possível com uma nova educação para a economia solidária?
Referências: Economia Solidária

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Vamos Trocar Sementes?

Hoje colocamos em prática uma ideia antiga,
a de trocar sementes com alunos do Prof. Rogério, que leciona geografia na Escola Municipal João Brasil em Niterói/RJ e desenvolve um projeto ambiental muito interessante na sua escola.
Este intercâmbio proporciona a valorização de práticas ambientais já existente entre as duas escolas,
possibilitando aos alunos novos conhecimentos, fortalecendo princípios como cooperação e solidariedade, ao invés da valorização da cultura de consumo e do individualismo.
Enviamos, entre outras, sementes de alfazema e Girassol, que foram colhidas na horta da escola. Agora é só plantar...
Bom Cultivo!
Conheça o trabalho de educação ambiental do Professor Rogério : Em cada canto um canteiro cultivado

sábado, 22 de agosto de 2009

Curupira - Guardião das Florestas

Dia do Folclore - Você conhece o curupira?

Tem muita gente que diz e que jura que já viu por aí o Curupira, um gênio misterioso e poderosíssimo que assombra e protege as florestas do Brasil. Qualquer pessoa que derrubar, sem motivo, as árvores ou caçar os animais do mato é punido por essa criatura mágica. Esse guardião das florestas tem muitas formas e maneiras de ser, de acordo com a região do Brasil em que aparece. Na Amazônia, por exemplo, quem já viu diz que ele é um índio bem pequenininho, careca e com o corpo coberto de pêlos. Ali, ele é conhecido como "Curupira", mesmo, e anda por todo o Nordeste montado em um porco-do-mato, coelho ou veado. Já no resto do Brasil, ele é conhecido como Caipora. Em Pernambuco, dizem que ele tem uma enorme cabeleira vermelha e anda acompanhado pelo cachorro Papa-mel. Mas, uma coisa nunca muda, em todas as histórias de Curupira: ele tem os pés virados para trás, ficando, portanto, com os calcanhares para a frente. Quem tenta persegui-lo não sabe, pelas pegadas deixadas no chão, se o geniozinho está indo ou voltando! Não é prático?! E o Curupira é maluco por fumo. Quem o encontrar no meio do mato e lhe der um cigarrinho ou cachimbinho, pode contar que terá, daí para diante, caça e pesca à vontade. Dizem que, para quebrar o encanto do Curupira, o caçador ou lenhador por ele perseguido deve fazer três cruzes de pau e colocá-las no chão, formando um triângulo. A criaturinha se demora desfazendo as cruzes e o caçador consegue fugir. Dizem que qualquer barulho que ecoe pela floresta ou qualquer árvore caída é trabalho do Curupira. Isto porque, para ver se as árvores estão firmes e resistem à tempestade, ele bate em seus troncos com um machado e, às vezes, com o próprio calcanhar. Para castigar os que caçam ou cortam as árvores sem necessidade nas florestas, o Curupira - ou Caipora - aparece sob a forma de animal. O caçador segue o bicho mato a dentro e acaba se perdendo.

Quantos Curupiras você acha que seriam necessários para dar jeito no desmatamento do Brasil?

Esta história, muito conhecida do folclore brasileiro, veio de um estudo realizado por Câmara Cascudo sobre vários mitos do Brasil .

Fonte: Minguau Digital

Imagem: Carlos Ranna

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Muda-mundo

"Não posso continuar sendo humano se faço desaparecer em mim a esperança" Paulo Freire
As aulas recomeçaram depois de serem adiadas por conta da nova gripe (infecção pelo vírus influenza A(H1N1)). Na escola, agora, é fácil encontrar copos descartáveis e muito material para higiene: - sabão, álcool gel e toalhas de papel. É claro que a melhor solução seria uma vacina eficiente, mas, enquanto isso não acontece, a “ SEE - Secretaria de Estado da Educação está colocando em prática uma série de iniciativas para combater a gripe suína que deverão ser utilizadas em sala de aula para estimular os alunos a manter os hábitos de higiene que ajudam a evitar a contaminação pelo vírus da gripe suína”.
Alguns fatores são importantíssimos quando falamos de prevenção, não só de epidemias: a questão do elevado número de alunos por sala de aula, e não se trata apenas de salas pequenas e mal ventiladas, mas também no desconforto da infra estrutura deteriorada. Não é outro risco, interferindo também na aprendizagem?
Na realidade, tentar resolver essas questões é falar de cidadania, uma “cidadania possível”, que até hoje nunca se completou efetivamente na nossa sociedade.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Educação...

“Estamos convencidos de que qualquer esforço de educação popular, esteja ou não associado a uma capacitação profissional, seja no campo agrícola ou no industrial urbano, deve ter, pelas razões até agora analisadas, um objetivo fundamental: através da problematização do homem-mundo ou do homem em suas relações com o mundo e com os homens, possibilitar que estes aprofundem sua tomada de consciência da realidade na qual e com a qual estão." Paulo Freire

Imagem: Parque Burle Marx ( Parque da Cidade)

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Volta às aulas...

“O Homem não teceu a rede da vida, ele é só um dos seus fios. Aquilo que ele fizer à rede da vida, ele o faz a si próprio.” (Chefe Seattle)

A volta às aulas é sempre uma alegria para todos nós e vale lembrar que agir de modo sustentável é não perder de vista o significado e a importância de atitudes voltadas para a necessidade de usar os recursos naturais com responsabilidade e sem desperdício, levando em conta não só as necessidades e os direitos desta geração, mas também as necessidades e direitos das futuras gerações.