quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Mão na Terra é notícia

Foi publicada no site Escola em Ação mais uma matéria sobre o Projeto Mão na Terra.

sementes cariocas

"A troca de sementes entre a Escola Estadual Profª Dinorá P. R. Brito, em São José dos Campos (SP), e a Escola Municipal João Brasil, em Niterói (RJ), contribuiu para incrementar a horta das duas escolas. Confira as dicas da professora de geografia Rosa dos Santos, que coordena o projeto ambiental “Mão na Terra”, na escola paulista e veja como é simples replicar essa ideia.
De acordo com a professora Rosa, o intercâmbio de sementes realizado com os alunos do professor de geografia Rogério, da Escola Municipal João Brasil, proporcionou a valorização de práticas ambientais já existentes nas duas escolas, possibilitando aos alunos novos conhecimentos, fortalecendo princípios como cooperação e solidariedade, em vez da valorização da cultura de consumo e do individualismo.
A troca de sementes começou na escola paulista depois da instalação da horta. Os alunos foram incentivados a trazer sementes de casa e a trocar com os colegas de sala.
“Com a atividade, os alunos descobriram que é muito fácil cultivar, mesmo em vasinhos feitos em pet, para plantar temperos e ervas medicinais. Descobriram também que essas plantas podem ser usadas para alimentação e tratamento alternativo para várias doenças. A ação acabou envolvendo toda a família e multiplicando-se na comunidade”, explica Rosa dos Santos.

Aumentando a abrangência

“Por que não transpor os muros da escola e trocar sementes com alunos de outras localidades?” Perguntou-se, então a professora Rosa, a partir do sucesso da iniciativa. Através da Internet, ela conheceu o trabalho do professor Rogério, que também desenvolve atividades de educação ambiental na sua escola. “No primeiro contato, mandamos sementes de alfazema, girassol e flores, e eles nos retribuíram com feijão guandu e manjericão que foram plantados imediatamente na horta mandala”, diz a professora.

Desdobramento da iniciativa

De acordo com Rosa dos Santos, junto com as sementes, os alunos escreveram cartas, contando sobre o projeto desenvolvido na escola, o lugar onde vivem e dando dicas de como cuidar das sementes que estavam enviando. “Essas trocas proporcionam novas descobertas e experiências, estimulando a leitura e a escrita, e a reflexão sobre o lugar onde vivem”, explica.
Segundo a professora, os alunos também perceberam na prática que a preocupação com a saúde e a busca de uma alimentação com produtos de boa qualidade e sem agrotóxicos é global e só a reflexão sobre o impacto de nossas ações no planeta é que nos permite buscar um futuro mais sustentável.

Três dicas:

A professora Rosa dá três dicas para quem quiser replicar a iniciativa da troca de sementes:
- estabelecer a responsabilidade da troca, pois quem escreveu e enviou suas semente não quer ficar sem resposta;
- organizar e acompanhar os alunos na redação das cartas;
- usar sementes de fácil cultivo. "

Para conhecer o Escola em Ação aqui

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Sementes que vem, sementes que vão...

Sementes cariocas... Em solo paulista...
Mesmo localizados em pontos diferentes do território, através da interação, os alunos paulistas e cariocas, promovem o intercâmbio de idéias e sementes.
Reflexão e posicionamento crítico sobre a realidade do lugar que muitas vezes só é percebida pelas notícias ou nos fatos cotidianos mostrados totalmente fragmentados.
Troca de experiências entre os alunos como forma de aprendizagem que ultrapassa os limites dos muros da escola, criando situações nas quais os alunos participam ativamente e exercitam o respeito à forma de pensar de outras pessoas.
Entender as desigualdades espaciais, que são produtos de decisões, acordos, sucessos e fracassos nem sempre pacíficos dentro de uma sociedade.
São algumas possibilidades que permitem ao aluno um posicionamento crítico e autônomo, fortalecendo assim sua auto-estima e atribuindo alguns significados ao produto do seu trabalho intelectual.
Fonte: PCN MEC

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Ciclos

A natureza sempre nos oferece lições preciosas, em todos os lugares, a todo momento, é só observar...
No cultivo da horta, precisamos ter consciência do que queremos colher para escolher e plantar as sementes certas.
Na vida, não é diferente, precisamos ter consciência das nossas verdadeiras intenções para poder escolher as ações corretas. Só assim nossos objetivos podem ser atingidos e as conseqüências serão as mais gratificantes possíveis.
Plantar qualquer semente sem conhecer ou sem saber o que é, não tem sentido, assim como ter atitudes sem avaliar as conseqüências. Afinal, todas as situações da nossa vida são necessariamente conseqüências, frutos que começaram de uma semente. A cada dia tenho a oportunidade, o desafio e a necessidade de aprender cada vez mais, e de refletir sobre o sentido da Educação.

domingo, 25 de outubro de 2009

Curso semipresencial de Pedagogia para professores

Univesp/Unesp abre inscrições para vestibular de Pedagogia

Graduação semipresencial gratuita terá polos distribuídos pelo Estado de São Paulo
Estão abertas as inscrições para o vestibular do curso semipresencial de pedagogia oferecido no Programa Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp). O curso é uma oportunidade para que professores em exercício nas redes pública e privada de todo o Estado de São Paulo ingressem na universidade.
Mais informações aqui

Inscrição para vestibulinho das Etecs

Os interessados em concorrer a uma das vagas oferecidas pelas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) poderão se inscrever para o vestibulinho até às 15 horas da segunda-feira, 26.
As inscrições deverão ser feitas exclusivamente pela internet, no site www.vestibulinhoetec.com.br. Para efetivá-la, é preciso imprimir o boleto bancário e pagar a taxa de R$ 20, em dinheiro, em qualquer agência bancária. O Manual do Candidato também estará disponível para download no site do Vestibulinho. O exame será realizado no dia 29 de novembro.
Mais informações aqui
Cursos oferecidos em São José dos Campos
• Ensino Médio Período: Manhã - 120 Vagas • Administração Período: Tarde - 40 Vagas Período: Noite - 40 Vagas • Automação Industrial Período: Tarde - 40 Vagas Período: Noite - 40 Vagas • Informática Período: Tarde - 40 Vagas Período: Noite - 40 Vagas • Contabilidade Período: Noite - 40 Vagas • Transações Imobiliárias Período: Noite - 40 Vagas

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Reconhecimento

Uma reportagem sobre a Horta Mandala foi publicada no Escola em Ação.
Veja a reportagem aqui.
Agradecemos o reconhecimento e incentivo.

Para conhecer o Escola em Ação aqui

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Jornada pela cidadania nas escolas

Você sabe o que é Jornada pela Cidadania nas escolas ??
O COEP lançou, em setembro de 2009, a Jornada pela Cidadania – Escola em Ação, uma iniciativa de mobilização social que visa estimular alunos de escolas públicas e particulares de todo o país a se envolverem em ações sociais voltadas para a defesa dos direitos básicos para todos e a melhoria do bem-estar coletivo. O fio condutor para o desenvolvimento das atividades da Jornada será “Meio ambiente, Mudanças Climáticas e Pobreza”. O objetivo é fortalecer o protagonismo dos jovens como responsáveis pela construção do futuro, especialmente em relação a esse tema que tem mobilizado toda a sociedade. A proposta é que os alunos sejam incentivados a trabalharem em grupo, a se organizarem em atividades coletivas voltadas para a questão das mudanças climáticas, que podem incluir professores, funcionários e familiares, contribuindo para que as pessoas envolvidas modifiquem no dia-a-dia seus hábitos relativos ao meio ambiente.
E aí, gostou da ideia? Para mais informações, visite o site www.escolaemacao.org.br.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Dia Mundial da Alimentação

Em todo o mundo, cerca de 800 milhões de pessoas vivem em situação de insegurança alimentar. Isso significa que elas não têm acesso à alimentação saudável, de qualidade, em quantidade suficiente e de modo permanente. No Dia Mundial da Alimentação, celebrado todo dia 16 de outubro, mais de 180 países organizam atividades e se mobilizam a fim de reduzir a fome.
O combate à fome é uma preocupação mundial e o Dia da Alimentação vem despertar a sociedade sobre a importância de investir em segurança alimentar e nutricional ( SAN* ) para garantir alimentação na mesa de todos os cidadãos.
Na escola, refletimos sobre a importância das hortas comunitárias.
Elas podem proporcionar às comunidades carentes oportunidades de trabalho, geração de renda através da comercialização dos produtos orgânicos e
melhorar a qualidade de vida das pessoas, viabilizando o acesso de alimentos cultivados em bases orgânicas, além de proporcionar o desenvolvimento sustentável do lugar.

Agora, é só dar o primeiro passo: - Que tal conversar com seus vizinhos sobre a possibilidade de vocês construírem no bairro uma horta comunitária. Funciona assim: vocês escolhem um local adequado à atividade e acessível a todos da comunidade e organizam um sistema coletivo de instalação e manutenção da horta. Depois, é só colher as verduras, legumes e vegetais fresquinhos e distribuir entre os participantes.

Fotos da horta mandala

Para saber mais sobre hortas comunitárias: Cidades sem fome

*Segurança Alimentar e Nutricional – SAN é a realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde, que respeitem a diversidade cultural e que sejam social, econômica e ambientalmente sustentáveis.O direito à alimentação é parte dos direitos fundamentais da humanidade, definidos por pacto mundial do qual o Brasil é signatário. Cada país, por sua vez, tem o direito de definir sua próprias políticas e estratégias sustentáveis de produção, distribuição e consumo de alimentos que garantam o direito à alimentação para toda a população (soberania alimentar), respeitando as múltiplas características culturais dos povos. (Fonte: Ministério do Desenvolvimento Social)

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Dias dos Professores

“O ato de ver não é coisa natural. Precisa ser aprendido”.
“ O educador diz : “veja!”
- e, ao falar, aponta. O aluno olha na direção apontada e vê o que nunca viu.
Seu mundo se expande. Ele fica mais rico interiormente.”
“Há muitas pessoas de visão perfeita que nada vêem”.
“A primeira função da educação é ensinar a ver”
"Ensinar é uma tarefa mágica, capaz de mudar a cabeça das pessoas, bem diferente de apenas dar aula"
Parabéns PROFESSOR, "ensinar é uma tarefa mágica"!


Fonte :
Rubem Alves : educador, escritor, psicanalista e professor emérito da UNICAMP

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Ação na Escola 2009

O prazo para envio de projetos ao Programa Ação na Escola 2009 termina no dia 30 de outubro.
Ainda dá tempo de participar!
Aproveite a oportunidade!
Prepare seu projeto em conjunto com uma escola pública (municipal ou estadual) de seu conhecimento e confiança, cadastre-o eletronicamente no portal Cidadania Embraer e entregue os documentos ao Instituto Embraer, pessoalmente ou pelo correio interno.
Se você quiser saber mais sobre o Ação na Escola, clique aqui.
Mais informações com o Instituto Embraer pelos telefones (12) 3927-2766, 3927-3611 e 3927-5701

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Que sementes são essas?

Começamos a responder as cartinhas... Sem saber o que escrever, os alunos foram estimulados a falar do lugar onde vivem. É uma estratégia para investigar o lugar em que vivem e descobrir outros lugares, permitindo tecer uma rede de trocas e conhecimentos...
O pensar e o fazer... a ação e a reflexão...
a teoria e a prática...
Assim a aprendizagem acontece , provocando olhares mais amplos e reflexão sobre o compromisso que temos com o lugar em que vivemos.
Os alunos trouxeram muitas sementes, algumas já foram identificadas, outras não. Você sabe que sementes são essas?

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Troca de sementes - Chegada das sementes cariocas

Depois de muita expectativa, os alunos receberam as cartinhas com as sementes cariocas. (veja como tudo começou)
Foi fácil perceber o entusiasmo que os alunos abriam as cartinhas e comentavam com os colegas o que estava escrito. Foi um momento descontraído onde eles falaram sobre as trocas de sementes, de uma possível amizade, da escola, dos professores, e até sobre seus sonhos. Foi um passo importante para as duas escolas, pois essas trocas podem sinalizar outras práticas possíveis e outras formas de convivência e solidariedade.
O importante de tudo isso, como o Professor Rogério já escreveu no blog, é que vamos vivenciar o desafio de utilizar o velho e o novo, ou seja, a carta e a internet, a espera e o instantâneo, que são diferentes formas de comunicação, incentivando a leitura e a escrita no sentido de concretizar práticas mais próximas da realidade dos alunos.
Acredito que uma grande teia está sendo construída, por enquanto, por nós, paulistas e cariocas, que juntamos nossos sonhos na esperança de atingir alguns ideais de uma educação transformadora, pois essas trocas ensinam a valorizar o outro e a reconhecer-se nele, a lidar com as diferenças e a desenvolver relacionamentos mais saudáveis, atentas às alternativas de melhorias na qualidade de ensino e da preservação do meio ambiente.

Algumas sementes recebidas pelos alunos já foram plantadas na horta da escola, depois do feriado vamos escrever as cartinhas e agradecer as sementes.

Foi uma experiência incrível. Agradeço a participação dos alunos, paulistas e cariocas, e a colaboração do Profº Rogério.

E você o que achou??

terça-feira, 6 de outubro de 2009

E vamos plantar...

Aproveitamos o dia lindo e a terra molhada para plantar...
organizamos os grupos e dividimos as tarefas.
É um momento muito alegre e rico em experiências...
pois de nada adianta discutir as idéias ambientais se a vivência não se realiza.
Foi um dia muito especial, pois percebemos que inclusão é um privilégio: o de conviver com as diferenças.