quarta-feira, 31 de março de 2010

Gente cuidando das àguas


O livro “Gente Cuidando das Águas” – Meia dúzia de toques e uma dúzia de idéias para um jeito diferente de ver, sentir e cuidar de Águas, através do Programa de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, defende a participação civil na gestão ambiental e está disponível para
download aqui.
O trabalho revela o empenho em integrar cidadãos comuns (pessoas da sociedade civil não-organizada) como atores e autores numa rede de ambientalistas. A justificativa básica é que, fora industrias e algumas empresas comerciais, o maior volume de água, em ambientes urbanos, é consumido por cidadãos comuns.
Trabalhadores rurais e agricultores familiares também têm grande importância, por sua atividade altamente dependente de recursos hídricos e porque estão próximos às nascentes dos rios.
O livro defende que a integração da sociedade civil implicará num salto qualitativo da gestão ambiental.
Descreve a metodologia que vem sendo aplicada no Projeto Gente Cuidando das Águas, desenvolvido pioneiramente em 10 municípios da Bacia do Ribeirão da Mata, próxima a Belo Horizonte.
O trabalho desenvolvido nas comunidades surge na convicção de que iniciativas de mobilização social serão tão mais eficazes, quanto mais saírem da cultura de dominação e de infantilização, geralmente praticada na Educação Ambiental.

Boa Leitura!

Fonte: Gente Cuindando da águas - no site você encontra uma
lista de textos sobre voluntariado, mudanças de paradigma e referências sobre um jeito diferente de ver, sentir e cuidar de Águas.

terça-feira, 30 de março de 2010

5º Olimpída Brasileira de Saúde e Meio Ambiente


A Olimpída Brasileira de Saúde e Meio Ambiente chega à sua 5ª edição com o objetivo de contribuir para a formação de cidadãos conscientes, capazes de refletir sobre as condições ambientais e de saúde no Brasil, além de aproximar estas questões do cotidiano escolar.
Mais informações e inscrições AQUI

segunda-feira, 29 de março de 2010

Ipem lança cartilha para consumidor

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), autarquia vinculada à Secretaria de Estado da Justiça, acaba de lançar a Cartilha de Orientações ao Consumidor.
A publicação orienta de forma resumida o público a se proteger de fraudes e de irregularidades encontradas em produtos disponíveis no comércio. Apresenta também informações sobre o trabalho de fiscalização desenvolvido pelo instituto.
A iniciativa, que conta com a colaboração do Instituto Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial (Inmetro), explica noções de metrologia e como é feita a fiscalização de produtos medidos sem a presença do consumidor, como alimentos, bebidas, cosméticos e gás de cozinha.
O consumidor encontra orientações sobre produtos têxteis, brinquedos, preservativos, bombas medidoras de combustível, taxímetros e outros que exigem certificação, como medidores de energia, termômetros, radares e lombadas eletrônicas.
Segundo o Ipem-SP, o objetivo da cartilha é proteger o consumidor e tê-lo como principal aliado no combate a fraudes e irregularidades dos produtos oferecidos.
A cartilha pode ser baixada gratuitamente em formato PDF AQUI
Fonte: Agencia FAPESP

sábado, 27 de março de 2010

O sorriso dos professores

"A gente tem que lutar para tornar possível o que ainda não é possível. Isso faz parte da tarefa histórica de redesenhar e reconstruir o mundo."
Paulo Freire

Um dos fotógrafos brasileiros mais preocupados com as lutas populares é Sebastião Salgado. No Brasil, ele publicou, com palavras de Cristóvam Buarque, um álbum chamado “O berço da desigualdade”. As fotografias são de escolas em todo o mundo e trazem a importância que se dá, em todos os lugares, a essa instituição, não só para crianças, meninos e meninas, mas para os jovens e os adultos.
Mas o que é bom ver nessas fotografias com professores e professoras é a animação que transmitem e a relação que mantêm com a classe. Acima, grandes braços abertos convidam a uma resposta sobre uma borboleta desenhada no quadro-negro e para dá-la braços se levantam entusiasmados.
A força e o sorriso dos professores fotografados mostram que, em circunstâncias dificílimas, trabalham com entusiasmo e fazem trabalhar seus alunos.
Alguns estudos no Brasil com professores e professoras atuando na escola pública, mostram que estão cansados com o profundo desprezo que as autoridades parecem ter por eles quando “encomendam” estudos de diferentes ordens para mostrar que o aumento salarial não faz aumentar a qualidade do ensino. Ao ver estes estudos que são mais ‘declarações’ do que outra coisa, sempre me pergunto curiosamente: o que faria, então?
Mas em meio a essas tantas dúvidas e incoerências, confesso que amo ver o sorriso dos professores e das professoras nas fotografias de Sebastião Salgado.

FONTE: - Nilda Alves, Coordenadora do projeto Redes Educativas, Currículos Locais e Imagens -
Educação e Imagem

sexta-feira, 26 de março de 2010

Consumo consciente da água

Estima-se que a principal disputa no planeta nos próximos 50 anos não será por petróleo, ouro ou carvão – mas por água. O alerta consta do relatório divulgado pela ONU no Dia Mundial da Água. Dentro de um cenário de crise, aumenta a briga pela posse e pelo uso desse recurso. A questão preocupa, porque a desigualdade e a escassez tendem a aumentar os conflitos. A semana da água foi comemorada na escola com algumas atividades, pois é muito importante que ações concretas em torno desta problemática ambiental aconteçam sempre na escola, e principalmente, depois de passado o dia internacional da água, torna-se necessária a reflexão deste tema nas mais diversas áreas, pois a questão da problemática da água é muito séria, comprometendo de forma irreversível toda a estrutura planetária.

No vídeo, Carta 2070 (que foi uma ótima escolha da Vice-Diretora Adriana Ortega), vê-se em alguns trechos que, apesar das incertezas, sabemos o suficiente para afirmar que a mudança climática é real e muito séria. A oficina de sabão foi um momento para conscientizar os alunos da importância de não jogar na pia o óleo usado nas frituras, pois além de entupir o encanamento das residências, a presença do óleo na rede de esgoto e nas estações de tratamento dificulta e encarece o tratamento de esgoto, contribuindo para gastos públicos mais altos e contas de água mais caras para o consumidor. Em regiões onde não há tratamento do esgoto, o impacto é ainda pior, pois o óleo vai parar diretamente nos rios.

Na prática, muita coisa pode ser feita no dia a dia para que o impacto de nossas ações no meio ambiente não seja agressivo, como economizar água tratada, utilizar menos detergente, reciclar o lixo, plantar árvores, respeitar o ciclo da água, consumir somente o necessário, denunciar as empresas que poluem e não adquirir seus produtos, denunciar ocupações clandestinas que estejam despejando esgoto e lixo nos mananciais e principalmente cobrar dos governantes a criação e cumprimento de leis que protejam a natureza. É preciso conscientizar as pessoas de novos hábitos e atitudes pois só assim conquistaremos um futuro sustentável.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Dia Mundial da Água

Você sabia que a água é um recurso natural escasso e que cerca de 30% da população mundial não tem acesso à água tratada de boa qualidade?

Para comemorarmos o Dia Mundial da Água, reunimos os alunos para assistir o vídeo : Carta escrita em 2070, que relata os conflitos da falta da água em 2070.

Foi um momento descontraído para refletir sobre o uso consciente da água nas várias ações do dia-a-dia, como, por exemplo, quando você fecha a torneira ao escovar os dentes, ao se ensaboar no banho e ao lavar a louça, você está praticando um ato de consumo consciente que terá um impacto positivo sobre a sociedade porque ajudará a preservar a água.

Aproveitamos também para realizar mais uma oficina de sabão ecológico. Testamos uma nova receita enviada por um leitor do Blog, o Sr. Luiz Dias:


Sabão em pedra
6L óleo usado e coado
2L água fria
500g soda cáustica em escamas
30 g de óleo de eucalipto

Para preparar o sabão, o Sr. Luiz nos forneceu algumas dicas: depois de dissolver a soda na água, acrescentar o óleo de eucalipto(encontrado nos supermercados), em seguida despejar o óleo, mexendo sempre.

Para bater essa mistura é melhor usar uma dessas espátulas de fritura (como uma escumadeira) só que maior e mais larga, pois mexer com um pedaço de madeira é mais trabalhoso e demorado. Uma grande colher de pau ou "remo" também dá bons resultados.

O ponto de enformar é o mesmo de uma polenta grossa - a massa fica homogênea apesar de não ser tão lisa.
Rende 8 quilos de sabão em pedras. Aguardar 10 dias antes de usar para evaporar a soda excedente.

Esta receita também pode ser usada na fabricação do sabão em pó, após a secagem do sabão vamos dar sequencia à receita do sabão em pó.

Alerta: A soda cáustica deve ser manipulada com muito cuidado pois é um produto altamente corrosivo, por isso é sempre bom tomar o máximo de cuidado, usar luvas e máscara para não queimar as mãos ou outras partes do corpo.


Agradecemos ao Sr. Luiz Dias pela colaboração e aproveitamos para convidá-lo a conhecer a nossa escola.

segunda-feira, 15 de março de 2010

Reflexão para o Dia Internacional do Consumidor

Consumidor é aquela pessoa que adquire bens para seu uso, ou seja, aquele que consome. Nos dias de hoje, quando se adquire artigos de consumo ou utiliza-se serviços há a proteção da lei contra os abusos ou práticas incorretas do comércio
Atualmente, vivemos em uma época regida pelo consumo desenfreado e não existe melhor momento para repensarmos nos nossos padrões de consumo.
O Instituo Akatu revelou, em pesquisa, que o homem consome cerca de 25% acima da capacidade da renovação da Terra. Se continuarmos nesse ritmo intenso de super produção e super consumo até 2060 precisaremos de dois planetas para mantermos nossos padrões atuais.
O que você acha?
Existe a necessidade urgente de revertemos esse cenário.
Um consumidor consciente não está apenas preocupado com o preço, mas também com a origem do produto que está comprando, se ele atende, por exemplo, aos padrões de manejo florestal estipulado pelo FSC (http://www.fsc.org.br), as normas de gestão ambiental como a série isso 14000 ou mesmo selos de eficiência energética do PROCEL.
Outra questão importante para o consumidor é analisar como será feito o descarte desse produto. Ele não poderá ir para um lixão, certo?

Um exercício interessante é perguntar sobre os 3Rs do produto:

Ele pode ser reaproveitado, reutilizado e reciclado?
Ao adotar essas práticas, você estará dando um pequeno, porém importante passo para o futuro e equilíbrio do planeta.

sexta-feira, 12 de março de 2010

Como construir a agenda ambiental da escola

imagem: Homero Britto

“ Tudo o que acontece no mundo,
seja no meu país,
na minha cidade ou no meu bairro,
acontece comigo.
Então, eu preciso participar das decisões
que interferem na minha vida.”
Hebert de Souza, o Betinho


Não há uma fórmula pronta e acabada para construirmos a Agenda Ambiental da escola. Cada lugar, cada ambiente, cada escola tem suas características próprias e a agenda deve levar isto em consideração.
Mas existe uma exigência fundamental: a direção da escola precisa querer investir nesta proposta, ser firme e ter um comprometimento total em todo o processo. Sabemos que, em grande parte, a direção é responsável pelas mudanças na escola. Desenvolver a Agenda Ambiental torna-se um desafio para a construção destas mudanças, transformando a escola em um ambiente mais saudável.
Toda a escola deve estar envolvida e comprometida com seu processo de construção. As ações devem abranger tanto as atividades administrativas e de serviços, quanto as atividades pedagógicas intra e extra-classe.
A elaboração de uma agenda ambiental na escola pode se constituir em um produto que estimulará mudanças duradouras na unidade escolar e, para isso, é necessário contemplá-la como um dos eixos do projeto pedagógico.


Material de apoio na internet
:
Agenda 21 - Carna na escola
Agenda 21 x Educação Ambiental - UNESP
"Em uma comunidade sustentável as pessoas cuidam das relações que estabelecem com os outros, com a natureza e com os lugares onde vivem. Essa comunidade aprende, pensa e age para construir o seu presente e seu futuro com criatividade, liberdade e respeito às diferenças. Entende-se que cada comunidade deve construir seus próprios passos em direção à sustentabilidade.
"

Agenda 21
é
uma agenda de compromissos e ações sustentáveis para o Século XXI. Ela foi assinada na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro, conhecida como Rio-92. Na Agenda 21 estão definidos os compromissos que 179 países assumiram de construir um novo modelo de desenvolvimento que resulte em melhor qualidade de vida para a humanidade e que seja econômica, social e ambientalmente sustentável. Desde 2002, o nosso país tem a Agenda 21 Brasileira, feita com a participação de cerca de 40 mil pessoas. A Agenda 21 tem como referência a Carta da Terra, um documento internacional que trata de como cuidar do nosso Planeta.

quinta-feira, 11 de março de 2010

Hora do Planeta 2010

Você vai apagar as luzes?

A Hora do Planeta é considerado o maior movimento voluntário de alerta para as alterações climáticas, que conquistou o mundo e moveu inúmeros cidadãos comuns, empresas, governos e organizações civis em torno de uma voz comum.

O movimento teve início em 2007, na cidade australiana de Sidney. A intenção foi, na altura, alertar de forma simbólica – apagando as luzes por uma hora – a população australiana para a necessidade de protegermos o Planeta contra os efeitos das alterações climáticas. Dois milhões de pessoas desligaram as suas luzes. A expectativa inicial era de reduzir 5% do consumo de energia elétrica da cidade durante os 60 minutos do evento. O resultado, porém, foi o dobro do esperado: 10,2% de redução no consumo. Em 2008 mais de 50 milhões de pessoas em todo o mundo participaram na Hora do Planeta.

As expectativas para a Hora do Planeta 2009 eram elevadas, mas foram superadas e muito por todo o mundo. Durante uma hora mais de 4 mil cidades, das quais 11 cidades portuguesas, em 88 países, 21 mil empresas e o estrondoso número de 1 200 milhões e pessoas em todo o mundo deram o seu voto ao Planeta

Neste ano a Hora do Planeta acontecerá no dia 27 Março 2010 das 20H30 às 21H30.

No lançamento da contagem regressiva para a Hora do Planeta 2010, em Chengdu, na China, Mei Lan, a ursa panda que voltou recentemente para a China após uma missão diplomática em Atlanta (EUA), foi designada como Embaixadora Mundial da Hora do Planeta. No Ano Internacional da Biodiversidade, o panda também simboliza a importância de protegermos ecossistemas e espécies em todo o planeta

No Brasil, o apagar das luzes representa um sinal claro aos governos de que a população quer o fim dos desmatamentos, responsável por mais de 70% das emissões de gases de efeito estufa do país. Também significa que o Brasil está alinhado com o resto dos países participantes, que também clamam pelo controle das emissões de forma a manter o aquecimento global em torno dos 2oC, como preconizado pela comunidade científica.
Veja como participar da Hora do Planeta AQUI

Fique por dentro:
• Acompanhe as negociações de clima
• Entenda o aquecimento global
• Glossário: fique por dentro dos termos usados nas negociações
Fonte: WWF-Brasil

quarta-feira, 10 de março de 2010

Agenda 21 da Água na Escola

O futuro da água no planeta é um tema que preocupa as pessoas.

Como agir perante a previsão de severa escassez deste recurso natural tão essencial à vida na terra?

Que iniciativas são capazes de mudar os hábitos de consumo no Brasil e no mundo?

Hoje convivemos com a difícil tarefa de mudar nossa forma de nos relacionar com o planeta, pois vivenciamos as consequências de um uso indiscriminados dos recursos naturais a nossa disposição. Teremos de aprender a regular nossas ações não apenas em termos de nossas próprias necessidades, considerando as condições comunitárias e locais, como também refletir sobre as necessidades de todo o planeta.

Portanto, é necessário mudar nossa relação com o planeta e principalmente com a água, em particular, de forma a viabilizar os cuidados necessário, concretamente, nas ações cotidianas, manifestando nosso sentimento com aquilo que garante nossa existência no planeta, nossas interações com o meio ambiente, em sociedade.

Esses pontos sensíveis não estão alheios à Escola e para comemorar o Dia Mundial da Água vamos elaborar a Agenda 21 da água na Escola Dinorá, numa perspectiva de mudanças efetivas em relação ao uso sustentável da água.

Água limpa para um mundo saudável

Em 22 de dezembro de 1992, a Assembléia Geral da ONU declarou que no dia 22 de março de cada ano, a partir de 1993, seria celebrado o Dia Mundial da Água. Essa decisão baseou-se nas recomendações contidas no capítulo 18 da Agenda 21 que define como objetivo geral assegurar a manutenção da oferta adequada de água de boa qualidade para toda a população do planeta e a preservação das funções hidrológicas, biológicas e químicas dos ecossistemas.
Com a instituição do Dia Mundial da Água, os países foram convidados a aderir às recomendações da ONU relativas aos recursos hídricos e a concretizar atividades apropriadas ao contexto de cada país.
No Brasil, a adesão partiu do Congresso Nacional. A Lei nº 10.670, de 14 de maio de 2003, instituiu o Dia Nacional da Água, que também passou a ser comemorado no dia 22 de março de cada ano. Todos os anos, o Dia Mundial da Água coloca em pauta uma discussão diferente.
Veja abaixo o que já foi tratado:
2009 – Águas Transfronteiriças
2008 - Saneamento
2007 - Escassez de água
2006 - Água e Cultura
2005 - Água para a Vida (2005-2015)
2004 - A Água e os Desastres
2003 - Água para o Futuro
2002 - Água para o Desenvolvimento
2001 - Água para a Saúde
2000 - Água para o Século XXI
Com o tema “Água Limpa para um Mundo Saudável”, a Agência Nacional de Águas (ANA) lança o hotsite Águas de Março 2010. Em sua quarta edição, o portal divulga o calendário das atividades em todo o Brasil dedicadas ao Dia Mundial da Água, celebrado todos os anos no dia 22 de março. Além da agenda de eventos, o site reúne informações sobre recursos hídricos relacionadas ao tema anual definido pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Este ano, as Nações Unidas dedicam o dia Mundial da Água à qualidade da água, com o objetivo de mostrar que na gestão dos recursos hídricos qualidade é tão importante quanto quantidade. Em todo o mundo, o mês de março é dedicado a atividades, celebrações e reflexões sobre o uso sustentável e consciente da água.

terça-feira, 9 de março de 2010

Conferência Internacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente - Noruega

Recebemos um convite para a Conferência Internacional pelo Meio Ambiente que acontece de 2 a 5 de Junho na Universidade de Stavanger, Noruega.
Participarão jovens entre 10 e 14 anos, envolvidos com a questão ambiental.
É uma oportunidade para discutir soluções e troca de experiências entre jovens que vivem em diferentes realidades sócio-ambientais.
Durante o encontro, será elaborado um documento com as soluções discutidas entre os jovens, que será enviado para os Ministros do Meio Ambiente dos respectivos países e também para os Srs. Achim Steiner, Diretor Executivo do PNUA (Programa das Nações Unidas para o Ambiente) e Ban Ki- Moon, Secretário Geral da ONU ( Organização das Nações Unidas).
O encontro reforça a colaboração e envolvimento de todos os setores da sociedade para o cumprimento dos Objetivos do Milênio.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Dia Internacional da Mulher

Neste ano de 2010 comemoramos 100 anos de instituição do “8 de março” como Dia Internacional da Mulher

Imagem: Corbis

Cem anos se passaram desde a Reunião da Internacional Socialista, realizada em Copenhague (Dinamarca), em 1910, que reuniu trabalhadoras de diversos países, em torno da luta feminista, cujo eixo central, naquele momento, era a exploração, a exclusão e a discriminação vividas pelas mulheres no mercado de trabalho.
Vivemos...
Cem anos de luta contra a exploração.
Cem anos de luta pela conquista do voto feminino.
Cem anos de luta pelo direito a terra e ao trabalho.
Cem anos de luta pelo direito a educação.
Cem anos de luta pelo fim da violência sexual, patrimonial, física, psicológica e moral;
Cem anos de luta pela saúde integral.
Cem anos de luta por democracia, liberdade, justiça e igualdade.
Hoje comemoramos nossas vitórias!

Fonte: Observatório da Mulher

quinta-feira, 4 de março de 2010

Festival Internacional de cinema jovem na Índia

O Projeto Mão na Terra foi convidado para participar do primeiro Festival Internacional de Cinema Jovem em Nova Deli, Índia. Agradecemos e aproveitamos para convidar todos os interessados em participar.
É uma oportunidade de envolver jovens estudantes do mundo, não só nas questões ambientais, através de um poderoso recurso que é o vídeo. Estudantes e professores podem efetuar a inscrição on line até dia 15 de março no site IYFMF 2010 .
Qualquer dúvida, entrar em contato ( em inglês) com o organizador do evento, Sr. Rajiv K Shrivastava
Veja como participar aqui

segunda-feira, 1 de março de 2010

Águas de março

"É pau, é pedra, é o fim do caminho é um resto de toco, é um pouco sozinho é um caco de vidro, é a vida, é o sol é a noite, é a morte, é um laço, é o anzol é peroba do campo, é o nó da madeira caingá, candeia, é o Matita Pereira..." Tom Jobim

Nada melhor que as refrescantes águas de março, que esfriam nossa cabeça para enfrentar mais um ano letivo... É verdade que, em cidades como São Paulo, com problemas tão graves como os de saneamento básico, essas águas são muitas vezes sinônimo de enchente, caos e até mesmo de morte. Mas isso não é só culpa da natureza: cabe à cultura (no caso, aos administradores públicos, urbanistas e engenheiros) proteger os homens. Certamente não eram as chuvas paulistas que Tom Jobim tinha em mente quando compôs "Águas de março".

Fonte: Alô escola