quarta-feira, 28 de abril de 2010

Caatinga

O dia 28 de abril é dedicado a um bioma exclusivamente brasileiro: a Caatinga. Decreto Federal de 20 de agosto de 2003, publicado no Diário Oficial da União, institui a data, que homenageia o professor João Vasconcelos Sobrinho (1908-1989), pioneiro na área de estudos ambientais no Brasil. De origem Tupi-Guarani, o termo significa floresta branca e resulta da combinação dos elementos ca'a (floresta), com tî (branco) e o sufixo ngá, (que lembra). A razão para esta denominação está na aparência que a floresta revela durante a estação seca, quando a quase totalidade das plantas estão sem folhas e os troncos brancos e brilhosos, no intuito de diminuir as perdas de água nesta estação. Outra estratégia igualmente importante são as folhas modificadas como espinhos. Com esse conjunto mínimo de adaptações à deficiência hídrica, o bioma apresenta uma vegetação xerófila, ou seja, resistente à seca.
A caatinga ocupa uma área de 734.478 km2 e é o único bioma exclusivamente brasileiro. Isto significa que grande parte do patrimônio biológico dessa região não é encontrada em outro lugar do mundo além de no Nordeste do Brasil. A caatinga ocupa cerca de 7% do território brasileiro. Estende-se pelos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Bahia e norte de Minas Gerais. A área total é de aproximadamente 1.100.000 km². O cenário árido é uma descrição da Caatinga - que na língua indígena quer dizer Mata Branca.
Fonte: INSA - Instituto Nacional do semi-árido , Vida no Sertão

Acessa Escola

A Secretaria de Estado da Educação de São Paulo abriu inscrições para o Programa Acessa Escola, que dá oportunidade de os estudantes fazerem estágio em salas de informática. Podem se candidatar alunos do 1º ou 2º anos do ensino médio da rede estadual. O programa transforma as salas de informática de escolas estaduais em espécies de lan houses, abertas durante todo o período de aulas. A carga horária de trabalho é de quatro horas diárias, pela manhã (8h às 12h), tarde (12h às 16h) ou noite (16h às 20h). Além de capacitação na área de informática, o programa oferece aos monitores bolsa-auxílio no valor de R$ 340 mensais e auxílio-transporte. As inscrições devem ser feitas até as 18h do dia 10 de maio no site www.fundap.sp.gov.br, no link “estágio”. A lista das escolas com vagas para o processo seletivo também está no site. A taxa de inscrição é de R$ 12 e só pode ser paga por meio de boleto bancário, disponível para impressão no site, junto ao protocolo de inscrição (que só será confirmada após o pagamento do boleto).
MAIS INFORMAÇÕES AQUI


LEIA O EDITAL AQUI

terça-feira, 27 de abril de 2010

Mata Atlântica

A Floresta Atlântica é a mais rica entre as florestas tropicais úmidas do planeta, considerada o santuário ecológico mais pródigo da Terra e corresponde a um dos ecossistemas mais ameaçados no mundo. Apresenta, de fato, números impressionantes: reúne 15% de todas as formas de vida animal e vegetal do mundo; o número de espécies de aves - mais de 650 identificadas até hoje, maior que o catalogado em toda a Europa. Em sua extensão remanescente, encontram-se cerca de 5 mil espécies vegetais, muitas ameaçadas em sua sobrevivência - palmito, canela-preta, pau-brasil, virola e braúna, por exemplo. Concentra também um dos maiores números de epífitas já catalogadas pela ciência, dentre estas, espécies que ainda não foram descritas, destacando-se raríssimas orquídeas, bromélias, pteridófitas, piperáceas, cactáceas, entre outras. É uma das regiões com maior indíce de endemismos do mundo. Isto sem falar nas 171 das 202 espécies de animais brasileiros ameaçados de extinção - como é o caso do mico-leão-da-cara-preta, o sagüi-da- serra, o papagaio-chauá, o macuco e a jacutinga, entre outros. Ultimamente a Floresta Atlântica tem sido degradada através de inúmeras ameaças, dentre as quais podemos citar: - a explosão demográfica na sua região; - a exploração predatória da madeira; - a extração ilegal do palmito (Euterpe edulis); - a especulação imobiliária; - a falta de políticas públicas ambientais concretas; - a falta de fiscalização nas unidades de conservação, principalmente; - a falta de conscientização ambiental da população. Para conscientizar nossos alunos sobre a importância da conservação e proteção dessas áreas e Comemorar o Dia Nacional da Mata Atlantica, a Escola Dinorá iniciou uma Campanha de coleta de garrafas PET na comunidade. O objetivo é incentivar os alunos a descartar seus resíduos de forma correta e promover a conscientização ambiental, principalmente a importância de materiais reutilizáveis. As garrafas coletadas serão utilizadas para fabricação de vassouras. As pessoas interessadas em contribuir com a campanha podem trazer suas garrafas até a escola :
EE. Profª.Dinorá P. R. Brito Av. João Rodolfo Castelli, 158 Bairro - Putim
São José dos Campos, SP (12) 3944 1144 Contamos com a colaboração de todos ! :)

quarta-feira, 21 de abril de 2010

O que você vai fazer pela Terra amanhã?

imagem: Corbis
Amanhã, 22 de abril, comemora-se o Dia da Terra. Várias partes do mundo estão organizando ações ambientais para celebrar a data. Oficialmente, não fomos convidados para nenhum evento na nossa cidade.

E agora, vamos ficar de braços cruzados?

terça-feira, 20 de abril de 2010

Juréia

De acordo com a legislação ambiental brasileira, a estação ecológica é a modalidade de unidade de conservação que mais garante a proteção ambiental de uma área. No entanto, não foi o que aconteceu com a reserva de mata atlântica Jureia-Itatins após ter sido tranformada em estação ecológica. A mudança não diminuiu o desmatamento na região e ainda deixou famílias sem alternativa de renda, incentivando o comércio ilegal de produtos florestais.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Inclusão indígena

No Brasil, os povos indígenas têm reconhecidos suas formas próprias de organização social, seus valores simbólicos, tradições, conhecimentos e processos de constituição de saberes e transmissão cultural para as gerações futuras. A extensão desses direitos no campo educacional gerou a possibilidade de os povos indígenas se apropriarem da instituição escola, atribuindo-lhe identidade e função peculiares. A demanda por Educação Superior para os povos indígenas precisa ser vista considerando a inserção dessa demanda numa agenda de luta pelos direitos indígenas, a pluralidade de visões e de perspectivas que marcam o debate acerca da implantação de ações afirmativas para comunidades indígenas nas universidades públicas e a necessidade de participação das comunidades a serem atendidas na formulação das políticas de inclusão.

Fonte:
Projeto Trilhas de Conhecimentos

domingo, 18 de abril de 2010

Dia do livro infantil

O Dia do Livro Infantil é uma homenagem à data de nascimento do escritor Monteiro Lobato. José Bento Monteiro Lobato nasceu em Taubaté, estado de São Paulo, no dia 18 de abril de 1882 e faleceu na cidade de São Paulo no dia 4 de julho de 1948.
Aquarela feita por Monteiro Lobato
Monteiro Lobato começou sua carreira de escritor muito jovem, escrevendo histórias e contos para os jornaizinhos das escolas onde estudou em sua cidade natal. Depois de adulto, ele escreveu vários livros de literatura infantil, juvenil e adulta, e também artigos para revistas e jornais.

Você já leu alguma história escrita por Monteiro Lobato? Já assistiu a algum episódio, na televisão, de " O Sítio do Picapau Amarelo"?

Monteiro Lobato resgatou a imagem do homem da roça, o Jeca Tatu, nos mostrou personagens do folclore brasileiro, como o Saci Pererê e ainda, através da sua inteligência, mostrou para as crianças como é possível aprender através da brincadeira.

Monteiro Lobato morreu em 4 de Julho de 1948, aos 66 anos de idade e no ano de 2002 foi criada uma Lei (10.402/02) que registrou seu nascimento como a data oficial da literatura infanto-juvenil.


Fonte:
Projeto Temático - Unicamp - Projeto desenvolvido por equipe de pesquisadores vinculados à Unicamp junto ao Fundo Monteiro Lobato com o objetivo de disponibilizar documentos e informações relativos ao autor de Urupês, bem como divulgar ensaios e estudos resultantes de pesquisas sobre ele.

sábado, 17 de abril de 2010

Manutenção da horta mandala

O solo, a água e todos os recursos a que temos acesso devem ser manejados levando em consideração os limites da natureza e as características culturais da cada lugar, só assim seremos capazes da construção de novos estilos de vida que preservem a base dos recursos naturais tão necessários para o futuro do planeta.

Veja o folheto sobre agricultura orgânica e agroecologia da EMBRAPA

quinta-feira, 15 de abril de 2010

II Concurso Aprender e Ensinar Tecnologias Sociais

Transformação e desenvolvimento em debate na escola
A revista Fórum e a Fundação Banco do Brasil vão levar cinco professores do ensino público fundamental para participar do Fórum Social Mundial em janeiro de 2011, na cidade de Dacar (Senegal). Serão premiadas as melhores propostas de difusão do conceito e das experiências de Tecnologia Social na comunidade.
Mais informações AQUI

Manutenção da horta mandala

Manejo sustentável do solo

Para produzir alimentos saudáveis é necessário a manutenção da fertilidade do solo, que é feita através de vários processos na nossa horta. Observamos que muitas ervas apareceram espontaneamente nos canteiros, mas essas ervas não são consideradas daninhas. Só é preciso ficar atento se elas começarem a competir com a cultura principal na busca de nutrientes. Na verdade, são ótimos indicadores das condições do solo. Como ervas espontâneas podemos citar os vários capins que apeceram nos canteiros, como o picão e a tiririca, entre outros. Muitos deles, inclusive, têm propriedades medicinais e controle natural de pragas e vão ser utilizados como adubação verde, compondo a biomassa no preparo dos canteiros para o próximo plantio. Outro fator importantíssimo para o equilíbrio da nossa horta são as condições de irrigação, pois o excesso ou falta de água, influenciam diretamente no desenvolvimento das nossas plantas. Assim, antes do plantio este ano, vamos fazer a manutenção da cisterna.

Bom, assumir para nossas vidas aquilo que é novo, não é uma tarefa muito fácil, pois enfrentamos nossos próprios limites de compreensão e mudanças. Por isso, é preciso determinação e coragem para que a mudança de atitude aconteça e possamos viver em harmonia com o planeta.

Conto com vocês!! :)

Dia Nacional da Conservação do Solo

Imagem: Corbis
A Lei n° 7.876, de 13 de novembro de 1989, institui o Dia Nacional da Conservação do Solo a ser comemorado, em todo o País, no dia 15 de abril de cada ano. Este dia é dedicado para reflexão sobre a conservação dos solos e sobre a necessidade de utilizarmos corretamente este recurso natural e, assim, viabilizarmos a manutenção e mesmo melhoria de sua capacidade produtiva, única forma de aumentarmos de forma sustentável a produção de alimentos, sem degradação ambiental.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Tecnologias sustentáveis

Você conhece o conceito de “Tecnologias sustentáveis”?
Saiba mais sobre estes processos capazes de impactar qualidade de vida das pessoas e na sustentabilidade da sociedade!
Acesse o site da Mostra de Tecnologias Sustentáveis!

Teoria de Gaia

O planeta Terra é um ser vivo?
Sim, pelo menos segundo a Teoria de Gaia. Em 1969, a Nasa pediu ao químico inglês James Lovelock que investigasse Vênus e Marte para saber se eles possuíam alguma forma de vida. Analisando nossos vizinhos do sistema solar, Lovelock disse que não existia nada que pudesse ser considerado vivo por lá. Mas, ao olhar para a própria Terra, ele concluiu que, além de ser residência de diversas formas de vida, ela mesma se comporta como um grande ser vivo, com mecanismos que ajudam a preservar os outros seres vivos que abriga. E batizou esse ser de Gaia, em homenagem à deusa grega da Terra. No começo, a teoria foi rejeitada pela comunidade científica, que achou a idéia meio hippie e pouco baseada em experiências que a comprovassem. Mas o lançamento de satélites a partir dos anos 70 trouxe dados sobre o planeta que ajudaram a reforçar a tese central da Teoria de Gaia: o planeta tem uma capacidade de controlar sua temperatura, atmosfera, salinidade e outras características que mantêm o nosso lar, doce lar confortável, com condições ideais para a existência da vida.
Fonte:
Mundo Estranho

Rede Nacional de Mobilização Social

Você conhece os mobilizadores COEP?
Mais do que capacitar pessoas para desenvolver ações sociais em comunidades de baixa renda, o grande desafio dos mobilizadores COEP é dar voz às comunidades e, junto com elas, aprender. Mas, para isso acontecer, mais pessoas precisam integrar essa rede e participar das atividades, em especial, dos fóruns, oficinas e enquetes.
Convide pessoas de comunidades onde você atua e/ou reside para se tornarem mobilizadores. Vá à associação de moradores da comunidade mais próxima e apresente essa Rede, divulgue a proposta em rádios, jornais comunitários ou no telecentro das comunidades. Outra alternativa é falar sobre o Mobilizadores com aquele seu amigo que atua e/ou mora numa comunidade.
Contamos com você e com sua capacidade de mobilização!!

Conheça a Rede Nacional de Mobilização Social AQUI

terça-feira, 13 de abril de 2010

Dia do Hino Nacional Brasileiro

Hino Nacional do Brasil – Maestro João Carlos Martins Abertura do Futurecom 2008. Apresentação do maestro João Carlos Martins junto com a bateria da Vai-vai, e a orquestra Bachiana jovem.

BREVE HISTÓRICO

A história do Hino Nacional Brasileiro é pouco divulgada e geralmente se limita a uma breve referência aos autores da letra e da música. No entanto, ela é riquíssima e reflete os momentos mais importantes de nossa História. Em 1831, Dom Pedro anunciou que estava deixando o trono de imperador do Brasil para seu filho e voltaria a Portugal. Foi a oportunidade que o músico Francisco Manuel da Silva estava esperando para apresentar a sua composição. Ele colocou a letra de um verso do desembargador Ovídio Saraiva de Carvalho e Silva e o hino foi cantado pela primeira vez no dia 13 de abril de 1831, na festa de despedida de Dom Pedro I. Durante algum tempo, porém, a música teve o nome de “Hino 7 de Abril”, data do anúncio da abdicação. A letra de Ovídio Saraiva foi considerada ofensiva pelos portugueses. Eles foram chamados até de “monstros”. Por isso, ela foi esquecida em pouco tempo, mas a partitura de Francisco Manuel da Silva começou a ser executada em todas as solenidades públicas a partir de 1837. Para comemorar a coroação de Dom Pedro II, em 1841, o hino recebeu novos versos, de um autor desconhecido. Por determinação de Dom Pedro II, a música passou a ser considerada o Hino do Império e deveria ser tocada todas vezes em que ele se apresentasse em público, em solenidades civis e militares, mas sem letra. Só em 1909 é que apareceu o poema de Joaquim Osório Duque Estrada. Não era ainda oficial. Tanto que, sete anos depois, ele ainda foi obrigado a fazer 11 modificações na letra. Duque Estrada ganhou 5 contos de réis, dinheiro suficiente para comprar metade de um carro. O Centenário da Independência já estava chegando. Aí o presidente Epitácio Pessoa declarou a letra oficial no dia 6 de setembro de 1922. Como Francisco Manoel já tinha morrido em 1865, o maestro cearense Alberto Nepomuceno foi chamado para fazer as adaptações na música. Finalmente, depois de 91 anos, nosso hino estava pronto!
Fonte:
SOS Estudante

sábado, 10 de abril de 2010

Guia Alimentar

O Guia Alimentar é um instrumento oficial que define as diretrizes alimentares para serem utilizadas na orientação de escolhas mais saudáveis de alimentos pela população brasileira.
O guia tem o propósito de contribuir para a orientação de práticas alimentares que visem a promoção da saúde e a prevenção de doenças relacionadas à alimentação. As doenças conhecidas como Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) são: Diabetes Mellitus, Obesidade, Hipertensão, Doenças cardiovasculares e câncer.
O guia também está baseado na preocupação com relação deficiências de ferro e vitamina A, bem com o aumento da resistência imunológica relacionadas com as doenças infecciosas.

Download do GUIA ALIMENTAR AQUI

Dia Mundial da Saúde

A celebração foi criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) desde 1950 para marcar a data da fundação (07/04/1948) e anualmente é lançado um tema–chave para chamar a atenção sobre determinado aspecto do enfoque à Saúde. O Tema em 2010 é “Urbanização e Saúde”, destacando o efeito da urbanização sobre a saúde coletiva.
Em São José dos Campos, o dia vai ser comemorado neste sábado, das 8h às 13h. As atividades serão realizadas no Parque da Cidade Roberto Burle Marx. A programação terá início com uma caminhada e até às 13h o público terá acesso às informações sobre saúde (postura, amamentação, conservação alimentar, higiene bucal, etc) e segurança nas ruas.
Além disso, os participantes poderão fazer o teste para verificar a dependência do tabagismo, quick massagem e serviço de podologia. O evento também terá apresentações de dança e música, exposições de fotografia e equipamentos para trekking, entre outras atividades.
A “IV Mostra de Boas Práticas para um Estilo de Vida Fisicamente Ativo e Saudável” também fará parte do evento. O objetivo da exposição é oferecer um ambiente para a interação das pessoas e mostrar alternativas de atividades que podem ser incorporadas no cotidiano, além de sensibilizar a população sobre os benefícios da atividade física e da prática de uma alimentação saudável.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 70% da população mundial encontra-se em estado de sedentarismo que, aliado aos hábitos alimentares inadequados, resulta no atual excesso de peso. No Brasil, a última pesquisa nutricional realizada pela OMS identificou excesso de peso corporal (ou seja, o Índice de Massa Corporal maior ou igual a 25) em cerca de 40% dos indivíduos acima dos 21 anos de idade.
Fonte:
Prefeitura de São José dos Campos

Igual a você - contra o estigma e o preconceito no Brasil

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Como ajudar os desabrigados em Niterói RJ

Lista do que os desabrigados pela chuva mais precisam no momento:
Água potável;
Alimentos prontos (bolachas, biscoitos, barras de cereais, latas de sardinha e carne enlatada, salsicha e outros mantimentos de fácil manuseio e não perecíveis);
Material de higiene pessoal, como escovas e pasta de dente, sabonetes, absorventes femininos e fraldas descartáveis;
Produtos de limpeza;

Cuidados para quem pretende fazer as doações:

Os alimentos devem estar dentro do prazo de validade e com a embalagem intacta. De preferência, devem ser não-perecíveis;
Colchões e roupas de cama devem estar em bom estado de conservação, limpos e prontos para utilização;
Roupas e calçados também devem estar limpos e em condições de uso. Sapatos devem estar amarrados entre si (pé direito com esquerdo) e a numeração deve ser marcada do lado externo com caneta;
Utensílios domésticos devem estar funcionando e bem conservados.

A Escola Municipal João Brazil está recebendo donativos e acolhendo os desabrigados. A Escola João Brazil fica no Loteamento Bento Pestana, sem número, Morro do Castro, Niterói. Telefone: (21) 3714-8589.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Tragédia no Rio - Niterói

Imagem: Em cada canto um canteiro cultivado
Niterói vive a maior tragédia causada pelas chuvas de sua história. Segundo a Secretaria de Segurança e Defesa Civil, foram registrados mais de 30 pontos de desabamentos com vítimas em toda a cidade. A Zona Norte foi a região mais atingida pelo temporal. A Escola Municipal João Brazil, nossa parceira na Troca de Sementes, está recebendo ajuda para as vítimas do temporal que atingiu a cidade nos últimos dias. A escola também está acolhendo os desabrigados. Muitos deslizamentos ocorreram no entorno da escola - Tenente Jardim, Cova da Onça, Teixeira de Freitas, Morro do Castro, Ladeira do Quebra, etc - soterrando casas e pessoas, inclusive alunos e seus familiares. Infelizmente somente quando acontecem tragédias como essa que se leva ao debate medidas de prevenção, mapeamento de áreas de risco, soluções...
É bem típico da cultura brasileira alardear a prevenção depois que os fatos se consumam. A prevenção tem por objetivo antecipar-se ao evento e não corrigi-lo. Infelizmente, muitas vidas se foram, e o que lhes resta é solidariedade e apoio. É preciso confiar na ajuda humanitária para minimizar toda essa tragédia. Por isso, faça a sua parte, acesse o
blog do Prof°. Rogério, da Escola João Brasil e saiba como ajudar.

Entrevista no Ponto de Vista

A questão da sustentabilidade na Escola Dinorá
Ontem foi um dia muito especial para toda comunidade escolar, fomos convidados pelo nosso ex-aluno Ideon Ítalo, agora estudante de jornalismo da UNIVAP ( Universidade do Vale do Paraíba) para participar do Programa Ponto de Vista, que é um programa semanal com entrevistas ao vivo da TV UNIVAP .
A entrevista foi descontraída, sem deixar de ser esclarecedora no que tange à trajetória do projeto ambiental da escola. O aluno Júlio Cesar Monteiro, do 2° ano do Ensino Médio que também participou da entrevista, comentou sobre seus novos hábitos alimentares e a importância de vivenciar atividades que promovem a sustentabilidade.
Apesar do mundo universitário ainda ser desconhecido para a maioria da população, que não tem acesso ao ensino superior, Ideon Ítalo explica com entusiasmo a nova fase da sua vida, as conquistas, os desafios e as experiências na universidade e que, ao contrário do que a maioria das pessoas imagina, a TV Universitária não é apenas um laboratório reservado às atividades práticas dos estudantes do curso de Jornalismo, mas a oportunidade de conhecer e utilizar novas tecnologias e serviços, de preparar com qualidade o material que será exibido e de ver seu trabalho indo para o ar. Diz ainda que é preciso muita dedicação e responsabilidade para dividir o seu tempo entre a faculdade, o estágio na escola e o estágio na TV UNIVAP.
Assim que a entrevista terminou, fomos todos à escola assistir o vídeo com a entrevista e comemorar mais uma vitória.
Agradecemos a TV UNIVAP pelo convite e desejamos muito sucesso ao Ideon Ítalo.
Para assistir a entrevista acesse o Blog da Escola Dinorá.
Para conhecer a TV UNIVAP AQUI
A TV Univap desenvolve trabalhos diversos de televisão, como: reportagens, documentários, programas de TV, transmissões ao vivo, gravações multi-câmera, edições, prestação de serviços, etc.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Caminhão itinerante da SOS Mata Atlântica chega em São José dos Campos

Funcação SOS Mata Atlântica realiza diversas atividades em São José dos Campos
A mostra é uma parceria da Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, com a Fundação SOS Mata Atlântica e segue de quarta-feira (7) até domingo (11) no Parque da Cidade Roberto Burle Marx.
As atividades, realizadas ao ar livre, serão abertas ao público. Entre as ações estão as trilhas no Parque da Cidade, Coleta de Água, brincadeiras e sessão de bate papo sobre Educação Ambiental. O caminhão do SOS Mata Atlântica pode ser visitado das 10h às 16h00, de quinta-feira à domingo.
Cronograma das Atividades pode ser acessado AQUI
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Campos

terça-feira, 6 de abril de 2010

Lixo, uma responsabilidade de todos nós

imagem: Corbis

Se você pensa que o efeito do consumismo diz respeito apenas a sua própria vida, se engana, o planeta inteiro é afetado. Vivemos um momento de consumismo tão grande que não há sistema de coleta que dê conta do volume de lixo produzido. É claro que não é somente o lixo domiciliar que pesa. Existe o lixo produzido pelas indústrias, pelos diversos setores de serviços, e existe o entulho que vem das construções e reformas. Mas o lixo domiciliar, este tem a ver conosco e por ele somos responsáveis. É uma questão de consciência.
Cada um deve fazer a sua parte para melhorar um pouco a vida de todos. E por tratar-se de uma questão coletiva depois que sai das nossas casas, o lixo requer o empenho de vários órgãos públicos.
Para superarmos esse desafio, será necessário avanço tecnológico e uma profunda revisão nos padrões de consumo que almejamos. Um padrão que só será possível com um consumo consciente dos seus impactos sobre a sociedade e meio ambiente, um consumo consciente das limitações do planeta.

O Guia Pedagógico do Lixo é uma publicação para professores que queiram desenvolver projetos de educação ambiental com enfoque nas questões do lixo.

Download da publicação AQUI

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Poesia

Despertar


Planeta azul
Admirável mundo
De tantas águas constituído!
Ofereces tudo ao homem...
E ele? O que te dá?
Inconsciente, ignorante, inconsequente...
Destilas na taça dos oceanos
O fel do teu desamor.

Não amas a vida?

Pensa, criatura!
O amanhã de teus filhos
Depende do agora.
Reconsidera! É tempo ainda...
Tempo de proteger as fontes cristalinas...
De limpar os rios...
De dar um basta à destruição.
Salvar os animais em extinção.
Tempo de fazer pelo planeta
O que os ambiciosos não conseguem,
Porque, afinal, ainda não despertaram para o milagre da vida.

Profa. Maria Aparecida Bassi
Imagem: Corbis

domingo, 4 de abril de 2010

ENO TREE PLANTING DAY 2010

O Programa ENO convida escolas, crianças e grupos de pessoas para plantar árvores para um futuro mais sustentável. Nosso Dia de Plantar Árvore ENO ocorrerá globalmente em 150 países em 21 de Maio de 2010 ao meio dia. No mesmo dia vamos comemorar o Dia Internacional da Diversidade Biológica e o Ano da Biodiversidade 2010.
É um momento para refletir sobre nossas conquistas para proteger a biodiversidade do planeta e focar na urgência de nossos desafios para o futuro.
É hora de agir!
Vamos todos fazer nossa parte plantando árvores ao redor do mundo.
As primeiras árvores serão plantadas ao meio dia na Oceania. Seguindo o sol, novas árvores serão plantadas na Ásia, Europa e África. Finalmente, esta corrente alcançará as Américas. A Terra gira e em cada lugar novas árvores terão encontrado seu chão.
ENO Environment Online é uma rede virtual global de escolas para o desenvolvimento sustentável. Escolas ao redor do mundo estudam as questões ambientais, compartilham conhecimentos e resultados de aprendizagem em suas localidades e na rede mundial e fazem pactos concretos para alcançar o equilíbrio com o meio ambiente. Cerca de 5000 escolas em 150 países estão participando dessas atividades. O programa ENO começou há 10 anos e é sediado na Finlândia.

COMO PARTICIPAR??
- Primeiro registre sua escola/grupo, até 14 de Maio de 2010 no site: http://www.enotreeday.net/ (Todo participante receberá um certificado).
- É importante você registrar seu evento no site para montagem de um painel internacional dos participantes.
– Depois do evento, deixe uma mensagem no site incluindo: - nome da escola ou grupo, cidade, estado e país, número de participantes e uma foto do evento. - Envie sua foto e mensagem para o seguinte endereço: photosamerica@enoprogramme.org


Sugestões para o Dia de plantar árvores ENO

1. Escolha árvores nativas, típicas para seu clima e região, encontre um lugar apropriado para as árvores que vão ser plantadas e cave os buracos com antecedência.
2. Escolha os alunos (as pessoas) irão plantar essas árvores.
3. Convide pessoas da comunidade para plantar árvores junto com vocês.
4. Escolha um aluno que fará um discurso rápido ( veja sugestão abaixo).
5. Escolha os alunos que irão tirar fotos e fazer uma reportagem durante a ocasião. (É importante registrar essas atividades na escola).
6. Convide outras escolas, a mídia local e procure envolver as pessoas da comunidade. Escolha alguém para um breve discurso sobre a importância da biodiversidade do planeta.
7. Você pode fazer um mapa-múndi com os países envolvidos no Dia ENO de plantar árvores.
8. Na hora do plantio, além do discurso, os alunos podem representar uma peça, cantar uma música ou realizar alguma atividade para reforçar a importância desse dia.
9. Reúna o grupo ao redor de uma das árvores plantadas para uma foto que será enviada para montagem do painel internacional dos participantes.

Sugestão de discurso para o dia do plantio
O lugar onde a gente vive é importante para nós. Não apenas localmente, mas em todos os cantos do mundo.
Hoje é o momento para focar nossa atenção na Biodiversidade do planeta. Este evento é feito por muitas escolas ao redor do mundo. Nós plantamos árvores hoje com nossos amigos no Norte, Sul, Leste e Oeste. As primeiras árvores foram plantadas na Oceania e, seguindo o sol, mais árvores são plantadas na Ásia, Europa e África. E, finalmente plantamos nossas árvores no chão das Américas.
Como hoje é o Dia da Biodiversidade do planeta, nós desejamos crescer com nossas árvores rumo a um futuro sustentável.

Qualquer dúvida, entre em contato:
Rosa Maria Sousa Santos Coordenadora ENO Brasil Rosa.Sousant@enoprogramme.org , rosasousant@gmail.com tel +55 12 8116 1259 CONHEÇA AS ATIVIDADES ENO NO BRASIL AQUI

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Conferência da Terra

Fórum Internacional do Meio Ambiente

No período de 26 e 29 de maio de 2010, centenas de pesquisadores e representantes da sociedade civil estarão reunidos em Olinda, com o objetivo de apresentar informações atualizadas sobre a qualidade ambiental no Planeta Terra.
Os eixos temáticos enfocam os principais temas ambientais da atualidade, incentivando a apresentação de projetos e medidas adotadas para controle e redução dos impactos socioambientais provocados pelas intervenções humanas no meio ambiente.
Na Conferência da Terra 2010 são esperados 1.500 participantes, cujos trabalhos em torno do tema central "Aquecimento Global, Sociedade e Biodiversidade", visam esclarecer e identificar a natureza, abrangência e níveis de degradação do meio ambiente, apresentando as alternativas para a saúde do planeta. O Evento é uma realização da Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal de Pernambuco e GS Consultoria, em parceria com diversas instituições.
Vários pesquisadores oriundos de universidades, centros de pesquisa e organizações não governamentais já confirmaram presença no evento.
MAIS INFORMAÇÕES AQUI
Atenção: Prorrogação de prazo para envio de trabalhos até o dia
10 de ABRIL