quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Drops of life - Gotas da Vida

Arte e criatividade tem sido um incentivo importante aos eventos do Dia ENO de Plantar Árvores - ENO TREE PLANTING DAY.

Começamos com a peça "As gotas da vida" em 2007 sobre a importância das árvores e a cooperação global. Baseado na peça, um livro foi publicado, GOTAS DA VIDA .

Os estudantes ENO deverão escrever e ilustrar a continuação da história contada no livro. Esta continuação deverá ser de no máximo uma página A4 com fonte Arial, 12.

Duas histórias de cada país participante do Programa ENO (mais de 130 países ) serão escolhidas para compor um livro On line “ FLORESTA DA PAZ”.

Este livro será disponibilizado On line para todos os interessados em 16 de Setembro de 2011 na Conferência ENO da Finlândia.

FLORESTA DA PAZ será entregue aos lideres mundiais das Nações Unidas no dia 21 de setembro, Dia Internacional da Paz.

Atenção ao cronograma

Fevereiro

Escrever a continuação do livro e apresentar para o Coordenador Nacional.

Março

30 de Março é o prazo para escolha das duas melhores histórias do Brasil, que serão entregues ao Diretor do Programa ENO, Sr. Mika Vanhanen.

Abril-Agosto

Preparativos para a publicação do livro Floresta da Paz.

Setembro

16 de setembro: publicação On Line do livro "Floresta da Paz".

21 de setembro, Dia Internacional da Paz, o livro "Floresta da Paz"será entregue aos líderes mundiais nas Nações Unidas

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

2011 - Ano Internacional das Florestas

Com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a importância da preservação das florestas para uma vida sustentável no planeta, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), declarou 2011, oficialmente, o Ano Internacional das Florestas. O tema da celebração é “Florestas para o Povo”.

Segundo a entidade, a intenção é promover ações que incentivem a conservação e a gestão sustentável de todos os tipos de floresta do planeta, mostrando à população mundial que a exploração das matas sem um manejo sustentável pode causar uma série de prejuízos, como a perda da biodiversidade, o agravamento das mudanças climáticas, migrações desordenadas para áreas urbanas e o crescimento da caça e do desmatamento ilegal.

A exploração predatória e o desrespeito ao ciclo de vida natural das florestas têm como consequência a ameaça da sustentabilidade econômica, das relações sociais e da vida humana no planeta. Isso acontece porque as floretas são a fonte, entre outros, de água potável e alimentos. Por outro lado, fornecem também matérias primas para indústrias essenciais como a farmacêutica e da construção civil, além de desempenhar um papel vital na manutenção da estabilidade do clima e do meio ambiente globais.

Para saber mais, consulte o site oficial do Ano Internacional das Florestas . No site oficial,  você pode  divulgar ações que pretende promover  em defesa das florestas.
Fonte: ONU