quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Ano Novo das Árvores


Anualmente, toda lua cheia do signo de aquário é conhecido como o Ano Novo das Árvores. 
Trata-se  de uma tradição judaica, que marca o momento em que seus ancestrais encerravam as colheitas. Hoje, dia 8 de Fevereiro é um dia muito especial e celebramos  o Ano Novo das árvores. É comum neste dia plantar árvores com amigos e comer frutos ancestrais que estão presentes no cultivo a milênios.  
Na nossa escola, convidamos os alunos a celebrar esta data em sintonia com a mãe natureza, plantando  e aprendendo sobre outras culturas. 

Fonte: Árvores Vivas

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Começa o ano letivo - 2012

Oficina de Maquete LEGO

Começou o ano letivo e para receber os alunos organizamos algumas  atividades lúdicas. A proposta em geografia foi a construção de uma cidade sustentável,  onde existe equilíbrio entre as questões sociais, ambientais e econômicas.
Representar na maquete a questão habitacional e pensar criticamente como resolver o problema habitacional, construindo de maneira sustentável  e principalmente refletindo sobre as questões sociais foi uma oportunidade de refletir  sobre a situação da reintegração de posse do  “Pinheirinho”.
Essas atividades são importantes pois os alunos podem trabalhar em grupos, expor suas idéias, interagindo entre si e analisando criticamente  o  lugar onde vivem e estabelecem as relações ambientais, econômicas, sociais. 
A atividade  foi  muito descontraída e eles adoraram!