sexta-feira, 30 de março de 2012

Prêmio Internacional

Ações ambientais no Córrego Cambuí - 2011
Congratulations to the 2011 Water Champions!

No dia 22 de Março, Dia mundial da Agua, o Programa WWMC  - World Water Monitoring Challenge  anunciou os vencedores da 3º Edição Mundial do Water Champion awards -  Prêmio Campeões da Água, que reconhece mundialmente  as ações educacionais  para preservação dos recursos hídricos.
As ações de monitoramento do Córrego Cambuí,  realizadas em 2011, possibilitaram à  Escola Dinorá Brito  levar o Prêmio Campeões da Água na América do Sul.

World Water Monitoring Challenge  é um programa de educação e sensibilização internacional que constrói a consciência e participação dos alunos na proteção dos recursos hídricos no mundo, envolvendo estudantes a realizar o monitoramento da água. 
Em 2011, aproximadamente 340.000 alunos em 77 países monitoraram seus rios locais,  compartilham suas descobertas e traçam planos de ação para proteger esse recurso tão precioso.

É uma vitória de todos nós!



Mais informações: 
Water OnLine
WEF

quinta-feira, 29 de março de 2012

Córrego Cambuí, São José dos Campos, SP



Atividade de monitoramento da água do Córrego Cambuí realizada no Dia Mundial da Água - 22 de Março de 2012

Coleta da água em vários pontos do Córrego
Análise da Água : Turbidez, temperatura,  PH e  Oxigênio dissolvido 
Relatório com os dados  e plano de ações 
Inundações do Córrego  Cambuí  
Agente Consciente : multiplicadores das ações ambientais realizadas na escola

sexta-feira, 23 de março de 2012

Monitoramento da qualidade da água - Córrego Cambuí

Em comemoração ao Dia Mundial da Água preparamos uma atividade de  monitoramento  da qualidade da água do Córrego Cambuí, ou Ribeirão dos Putins, como é conhecido pelos alunos.
O Ribeirão Cambuí que corta a região sudeste de São José dos Campos, SP, já passou por várias inundações, provocando consequências que refletem na qualidade de vida dos nossos alunos. 
A impermeabilização dessa área em virtude da ocupação rápida e desordenada altera o comportamento das água do córrego, diminuindo a porcentagem da água que infiltra no solo.
A bacia do Ribeirão Cambuí tem área de 49,5 km2 e faz parte dos afluentes da margem direita do rio Paraíba do Sul, localizado no perímetro urbano de São José dos Campos.
Monitorar a qualidade da água é uma proposta para nossos alunos  refletirem como os  hábitos cotidianos interferem no meio em que vivemos e encontrar soluções através de práticas adotadas pela educação ambiental que  está definido na Lei Nº 6.938/81, “a educação da comunidade, objetivando capacitá-la para participação ativa na defesa do meio ambiente” e reiterar as iniciativas do poder público local de encontrar apoio da comunidade para o seu gerenciamento ambiental.



quinta-feira, 22 de março de 2012

Monitoramento do Córrego Ribeirão dos Putins

Aluno Luan Raguso do 9º ano, 8ªC
Em comemoração ao Dia Mundial da Água, a Escola Dinorá Brito preparou mais um dia de monitoramento do Córrego Cambuí, ou Ribeirão dos Putins, como é conhecido pelos alunos. O Ribeirão Cambuí  que corta a região sudeste de São José dos Campos, SP, já passou por  várias inundações, provocando consequências que refletem na qualidade de vida dos nossos alunos. A impermeabilização dessa área em virtude da ocupação rápida e desordenada altera o comportamento das água do córrego, diminuindo a porcentagem da água que infiltra no solo.

A bacia do Ribeirão Cambuí tem área de 49,5 km2 e faz parte dos afluentes da margem direita do rio Paraíba do Sul, localizado  no perímetro urbano de São José dos Campos. 
O monitoramento do Córrego dos Putins está previsto para as 10 h na Praça das Garças, Putim. 
Venha participar com a gente!

A água e a segurança alimentar

"Nas próximas décadas, alimentar uma população global crescente e garantir a segurança alimentar e nutricional para todos dependerá do aumento da produção de alimentos. Esta, por sua vez, significa assegurar o uso sustentável do nosso recurso finito mais crítico - a água."

quarta-feira, 21 de março de 2012

Dia Mundial da Água


O Dia Mundial da Água é celebrado anualmente no dia 22 de março. A data tem como objetivo principal criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para a conservação dos recursos hídricos.A Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento de 1992 (Eco-92) recomendou a criação de um dia internacional para celebrar a água. No ano seguinte, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), declarou que o 22 de março de cada ano marcaria a data. Sendo assim, desde o dia 22 de março de 1993 é celebrado o Dia Mundial da Água.
Com a instituição do Dia Mundial da Água, os países foram convidados a aderir às recomendações da ONU relativas aos recursos hídricos e a concretizar atividades apropriadas ao contexto de cada país. No Brasil, a adesão partiu do Congresso Nacional. A Lei nº 10.670, de 14 de maio de 2003, instituiu o Dia Nacional da Água, que também passou a ser comemorado no dia 22 de março de cada ano.
Fonte: ANA