quarta-feira, 25 de abril de 2012

Exposição Projeto HYDROS



Atividade de sensibilização com os alunos do Ciclo I  -  Profª Sione  e Profª Beatriz
Montagem da Exposição  -  Profª Márcia Candotti
Abertura da Exposição  -  Diretora da Escola Dinorá, Márcia Renata
Cláudia Renata Vilela, Diretora do Núcleo Pedagógico, D.E. São José dos Campos
Márcia Candotti, Rosa Sousa, Cláudia Renata e Régia.
Alunas da Escola Dinorá com o ex-aluno e agora estagiário de Educação Física
"A ideia da exposição é que os alunos percebam que a saída é poupar água hoje e o empenho e a dedicação tem que ser de todos, sem exceção. A escola é o local ideal para que as questões sobre comportamento e atitude frente as mudanças necessárias para que o mundo tome um novo rumo, muito melhor para todo: - Onde há vontade, há possibilidade." ( Projeto Hydros - Ação Educativa)

domingo, 22 de abril de 2012

Atitude sustentável


Reportagem do jornal O Vale ( 22/04/2012) sobre o monitoramento da qualidade da água no Córrego Cambuí.


Imagem : O VALE 
Para ver a reportagem on line AQUI 

Lembrando que o Projeto Mão na Terra acontece na Escola Estadual Profª Dinorá Pereira Ramos Brito, no Bairro Putim, em São José dos Campos desde 2007 e foi inspirado pelo desejo que temos de ações transformadoras e práticas ambientais possíveis no dia a dia da comunidade escolar. Ele nasceu do desafio que encontramos todos os dias ao promover Educação Ambiental junto aos alunos cujos desejos são, na maioria das vezes, baseados em valores da cultura de consumo, onde o ter é muito mais importante do que o ser. 

Além das ações ambientais frequentes, já promovemos diversas oficinas com foco em temas ambientais. As oficinas são realizadas por professores, pessoas da comunidade, parceria com ONG´S ambientalistas, artistas plásticos e outros voluntários. O objetivo das oficinas é sensibilizar os participantes sobre os impactos da vida urbana no meio ambiente e mostrar de forma lúdica as possibilidades de reaproveitamento de diferentes materiais. Paralelamente ao objetivo principal, percebe-se que outros resultados podem ser alcançados, como a promoção na mudança de hábitos de consumo, a conscientização da coleta seletiva, a multiplicação dos conhecimentos na comunidade e a oportunidade de geração de renda.
São elas:  - Oficina de sabão ecológico, oficina de papel reciclado, oficina de papel artesanal, oficina de detergente,oficina de reaproveitamento dos alimentos, oficina de seed balls, oficina de origami, oficina de customização de roupas, oficina de horta orgânica, oficina de plantio de árvores frutíferas, oficina de sementeira, oficina de brinquedos e peças decorativas de materiais reciclados,oficina de crochê de sacolas  plásticas, oficina  de enfeites de natal com material reciclado, oficina de vassoura de pet,oficina de bijuteria de papel,oficina de caixas ecológicas com caixas longa vida, oficina de arte em jornal para confecção de cestas, oficina de curta metragem ambiental, entre outras. 

Uma cisterna foi instalada para captar água da chuva e a água ser utilizada na horta orgânica. A escola participa de um Programa Internacional de plantio de árvores: -  ENO TREE PLANTING DAY incentivando o plantio de muitas árvores em diversos pontos da cidade. Os alunos ainda  produzem sabão,  trocam sementes produzidas na horta da escola com estudantes de outras escolas. 

Em Março deste ano, 2012, no dia Mundial da Água, o Programa WWMC - World Water Monitoring Challenge anunciou os vencedores da 3º Edição Mundial do Water Champion awards - que reconhece mundialmente as ações educacionais para preservação dos recursos hídricos. As ações de monitoramento do Córrego Cambuí, realizadas em 2011, possibilitaram à Escola Dinorá Brito levar o Prêmio Campeões da Água na América do Sul.


sábado, 21 de abril de 2012

Monitoramento da água do Córrego Cambuí





O  monitoramento da água do Córrego Cambuí, que percorre cerca de 50 km² do nosso  município  e passa pelos bairros onde residem vários alunos da nossa escola, como a  Vila Adriana, Jardim São Judas Tadeu, Vila  Iracema, Jardim Santo Onofre, Jardim São Leopoldo, Jardim Santa Fé, Jardim do Lago, Jardim Santa Rosa, Jardim Santa Luzia e Jardim Santa Júlia, é importante para conscientizar os estudantes a Iniciativas  que buscam reduzir desperdícios e preservar o córrego, pois  não basta monitorar a qualidade da água, é preciso conscientizar a população para a importância de determinadas práticas que ajudam na preservação dos recursos hídricos.

O Bairro Jardim do Lago, por exemplo, sofre muito com as inundações. Em 2008, num só dia, mais de 200 famílias foram atingidas pela chuva, pois o bairro está em  uma  área  de várzea que faz parte do leito inundável do Córrego Cambuí.  O problema desse tipo de ocupação em áreas irregulares aumenta a cada dia e coloca a população em situação de risco causando  perdas materiais, contaminação por doença, como a leptospirose,  além do crescimento da  degradação  ambiental.

Para minimizar esses problemas, é necessário  um trabalho de sensibilização, que começa na escola, envolve a comunidade e desperta  um postura consciente de novas atitudes.

Hoje monitoramos dois pontos do Córrego e com ajuda de outras escolas vamos ampliar o monitoramento em outros bairros. Nosso objetivo é monitorar todo o percurso do Cambuí. 

Apoio: WWMC

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Projeto Hydros na Escola Dinorá


Com a missão de despertar e multiplicar a consciência para o vínculo existente entre o planeta e o ser humano em relação à água, o Projeto Hydros levanta a questão - Como me relaciono com a água?

Equipe do Projeto Hydros entrega o material  para Profª Márcia e ProfªRosa
Nossos alunos vão responder esta pergunta mostrando as ações ambientais que são realizadas na Escola Dinorá. 



A água em nós from Projeto Hydros on Vimeo.
Projeto Hydros - A água em nós