terça-feira, 28 de agosto de 2012

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Oficina de Suco de Couve

Alunos da 7A realizam Oficina de Suco de Couve

O suco é fonte de ácido fólico, ferro e vitamina C, combinação que facilita a absorção de ferro no intestino, contribuindo assim para a prevenção da anemia. Possui também cálcio e magnésio, combinação excelente para a fixação de cálcio nos ossos. Além disso, é fonte de glicosinolato, substância que pode auxiliar as células a promover a destoxificação, eliminação de toxinas que se acumulam no organismo. O bagaço da couve é fonte de fibras que, associado ao consumo de água e à prática de atividade física, favorece o bom funcionamento do intestino. 

Ingredientes:

3 folhas grandes, com os talos, de couve manteiga 
Suco de 3 limões 
1,5 litro de água 
Açúcar a gosto


Modo de fazer:

Liquidifique a couve com a água, coe e reserve o bagaço. Acrescente o  suco de limão e adoce a gosto. 
Dicas: 
- O bagaço pode ser adicionado ao feijão, arroz ou ensopado de carne.


Esta receita é do Programa Cozinha Brasil
O Programa tem o objetivo de incentivar o melhor uso dos alimentos, através da educação nutricional. O curso, que passa por todas as regiões do Estado, é gratuito e tem duração de 10 horas. Mais informações sobre o Cozinha Brasil podem ser obtidas pelo endereço www.sesi.org.br/cozinhabrasil




quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Manutenção da Horta Mandala

Manejo Sustentável do solo
"É da vida que existe dentro do solo que depende toda a vida que existe sobre o solo. É uma fantástica fábrica de vida onde trabalham dia e noite milhões de organismos vivos."



A manutenção da horta pode ser uma atividade agradável com trocas de conhecimentos e experiências. A idéia é a interação dos alunos e os elementos da natureza,  de modo que eles percebam todo o seu funcionamento.  Uma horta está em constante movimento , as plantas precisam de água  e  a terra dos nutrientes para se alimentar,  além do sol.  É preciso manter sempre o solo coberto e úmido, principalmente em épocas de estiagem.
Alunos:  Júlio, Júlio Cesar, Nivaldo, Jonata Silvio e Vitor