quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Educar para uma vida sustentável

Manutenção da Horta Mandala

"Espaços educadores sustentáveis são aqueles que têm a intencionalidade pedagógica de se constituir em referências concretas de sustentabilidade socioambiental. Isto é, são espaços que mantêm uma relação equilibrada com o meio ambiente; compensam seus impactos com o desenvolvimento de tecnologias apropriadas, permitindo assim, qualidade de vida para as gerações presentes e futuras." ( TRAJBER  e SATO, 2010).

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Pegada ecológica - Qual é a sua?




O INPE, por meio de seu Centro de Ciência do Sistema Terrestre, realiza na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - 15 a 21 de outubro, atividades com o objetivo de difundir os conceitos de economia verde e sustentabilidade junto ao público jovem. Durante uma semana, a equipe de Difusão de Conhecimento da Rede Clima percorrerá escolas aplicando o teste da Pegada Ecológica nos estudantes. 

Hoje a equipe do INPE  esteve na nossa escola para aplicar o teste que nos dá uma ideia de como um indivíduo, cidade ou país utilizam os recursos naturais conforme os hábitos de consumo e estilos de vida. Esse uso de recursos deve ser compatível com a capacidade natural do planeta em regenerá-los. No entanto, os dados recentes mostram que estamos consumindo em édia 50% a mais do que a capacidade de reposição do planeta. Isso significa que precisamos de um planeta e meio para manter nossos padrões de vida atuais.

TESTE SUA PEGADA ECOLÓGICA AQUI 

Fonte:  INPE 

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Desafio ENERGIA + LIMPA


Nós estamos participando do  Desafio Energia + Limpa 2012 é um projeto educacional dirigido a alunos matriculados no 8° e 9° anos de escolas públicas das redes estaduais de ensino e tem o objetivo de fazer com que os alunos compreendam melhor as questões relacionadas à geração de energia, sobretudo as alternativas renováveis e limpas.