sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Educar para transformar

Ações ambientais realizadas em 2012.
" Não estou no mundo para simplesmente a ele me adaptar, mas para transformá-lo; se não é possível mudá-lo sem um certo sonho ou projeto de mundo, devo usar toda a possibilidade que tenha para não apenas falar de minha utopia, mas para participar de práticas com ela coerentes [...].
Produção de Palmito Juçara
É porque podemos transformar o mundo, que estamos com ele e com os outros. Não teríamos ultrapassado o nível da pura adaptação ao mundo se não tivéssemos alcançado a possibilidade de pensando a própria adaptação, nos servir dela para programar a transformação" - Paulo Freire. 


Origami de animais da Mata Atlântica

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Atitude sustentável

Alunas do Ensino Fundamental realizam o monitoramento da qualidade da água



A coisa não está nem na partida nem na chegada. Está na travessia. Guimarães Rosa


sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Rio Paraíba do Sul

Imagem: Prefeitura Municipal de São José dos Campos

O Projeto de monitoramento da qualidade da água do Rio Paraíba do Sul foca na importância da preservação das matas ciliares que funcionam como verdadeiros filtros, retendo os poluentes e sedimentos que seriam transportados para os cursos 
d'água, afetando diretamente a qualidade da água e, conseqüentemente, a vida das pessoas. 


Refletindo sobre a situação atual do Rio Paraíba do Sul,  especificamente no município de São José dos Campos,  é perceptível  o elevado índice de poluição e desmatamento e a destruição da mata ciliar que se encontra em avançado estágio de degradação ambiental.



O projeto tem o apoio do ENO PROGRAMME  e WWMC - 
World Water Monitoring Challenge e é desenvolvido na Escola Dinorá Brito. 


segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

A horta como espaço educador

A coisa não está nem na partida nem na chegada. Está na travessia (Guimarães Rosa).

Todos os espaços que se dedicam à realização plena da educação, em todas as suas formas, podem ser chamados de espaços educadores. Um espaço educador é aquele que concretiza situações de ensino-aprendizagem intencionalmente, ou seja, espaços que assumem a   responsabilidade de educar. Para alcançar esse objetivo, os espaços  educadores dialogam com a realidade dos aprendentes e se constituem em referências de seus valores para a comunidade. 
Fonte:  O que são Espaços Educadores Sustentáveis, Carla Borges - Salto para o Futuro 

sábado, 1 de dezembro de 2012

Pomar pedagógico - Romã



Alunas do EF-6C experimentam Romã no Pomar da escola
A Romã  surgiu na região do sudoeste asiático, entre o Mediterrâneo e o Irã, e, nos textos bíblicos, é associada às paixões e à fecundidade. Na crença popular nacional, atrai dinheiro. Para os pesquisadores da Embrapa Agroindústria de Alimentos , as sementes e a polpa da romã, o fruto da romãzeira, têm muito mais poderes: um alto teor de flavonoides (antocianinas) e outros potentes antioxidantes, como vitamina C, e ação de proteção contra câncer. A romã pode ser consumida em forma suco.
Fonte: EMBRAPA

Realização: Comunidade escolar - Professores, funcionários e alunos
Período: 2010-2012
Árvores plantadas: Amora,Ameixa,Jabuticaba,Framboesa,Jambo,Manga, Abacate,Pitanga, Acerola, Caqui, Cajá, Caju,  Romã
Apoio: Instituto Unibanco