terça-feira, 21 de setembro de 2010

Passeata Ecológica - ENO TREE PLANTING DAY

“Vivemos um tempo em que os problemas socioambientais nos desafiam a usar a imaginação e aumentar nossa capacidade de participar e decidir sobre o presente e o futuro”
"Acreditamos que uma Educação Ambiental capaz de contribuir no enfrentamento da crise socioambiental que vivenciamos,

É aquela que faz do ambiente educativo espaços de participação, em que a aprendizagem se dá em um processo de construção de conhecimentos vivenciais,
Que experiencie ações que tenham a intencionalidade, como uma ação política de intervir na realidade, transformando-a.
Buscamos como educadores, incentivar a participação individual e coletiva e criarmos espaços de manifestação do exercício de cidadania em seu sentido pleno.
Isso não se realiza plenamente se estivermos restritos ao espaço da escola, onde o que se diz e se faz não está conectado com a realidade vivida. " ( Vamos Cuidar do Brasil, Brasília,2007)
Passeata Ecológica
Objetivo: - Sensibilizar e mobilizar as pessoas para, juntos, encararmos os grandes desafios socioambientais que a nossa geração enfrenta; - Criar oportunidades para que os alunos reflitam sobre a problemática ambiental, incentivando-os a participar de ações e intervenções , na busca de uma relação equilibrada entre sociedade e natureza.
Disciplinas: Geografia e Educação Física
Envolvidos: Alunos, professores e comunidade.

33 comentários:

Denise M. Gavinha Lopes disse...

Parabéns a todos, parabéns Rosa pelo trabalho que vem desenvolvendo há anos na educação com nossas crianças.

Anônimo disse...

Parabens prof°Rosa pela escelente ideia da passeata ecologica!!!
foi mtu legal defender esta causa!!
Conte sempre comigo!
bjo
Jéssica 3°A

Claudio disse...

Pô prof eu fiquei injuriado, queria ir tb ninguém liberou nois.

Thais Cristina 8B disse...

Eu participei da passeata, gostei muito, isso foi bom para conscientizar as pessoas da importancia do plantio de árvores, pois na cidade é muito quente e as árvores com sua sombra ameniza o calor da cidade. Eu sempre particpo de tudo, pois acho importante aprender cada vez mais.
Agradeço a professora Rosa pela oportunidade de aprender cada vez mais. Quero particpar mais vezes.

Ingrid Rafaela 8B disse...

Eu faço parte da Nação Jovem que participou da Passeata, somos em 40 jovens que se reunem toda a semana para treinar, pois somos lideres de torcida e queremos tb contribuir para um meio ambiente mais saudavel. Foi incrivel a apresentação do Nação jovem. A passeata foi um sucesso!
Agradeço aos professores que tanto se dedicam para fazer da nossa escola uma escola de sucesso!! :)

Thais Cristina disse...

Ah, quero agradecer a Professora Sione que tanto se dedica para ajudar a nossa escola. *-*

Andriele 8B disse...

Ah, gosto muito de participar dos eventos da escola, de contribuir para ajudar a nossa escola ser cada dia melhor. O nosso grupo, nação jovem é um grupo de lider de torcida e temos aprendido muito com o Prof. Israel.

Tininha 8B disse...

Eu não fui ontem na passeata, pois quase fui parar no pronto socorro, mas vi pelas fotos que foi um evento bacana e eu deveria ter participado.
Parabéns pelos que foram!!! :)

Só assim conseguiremos transformar o mundo!!

Ariel Nicolas 8B disse...

Eu fui na passeata ontem pq achei importante participar de um evento ambiental que conscientiza as pessoas a melhor a vida do planeta. Achei bom e espero que aconteça outras vezes. Parabéns a todos que participaram. Sinto orgulho de estudar numa escola assim!! :)

Anônimo disse...

Adorei a passeata , foi muito legal ' voce é maravilhosa professora.

Caroline disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Caroline disse...

Eu fuiiiiiiiiii kk
foi mto boom!!!

Parabéns professora conte sempre comigo, sei q eh meu ultimo ano mais + ñ tem problema tah kk

Anônimo disse...

Participei da passeata ecológica e gostei pois foi importante para nossa escola mostrar para a comunidade todo nosso esforça para um planeta mais sustentável.
Estou animada com tantos projetos acontecendo e espero particpar de todos! :)

Jenifer Camila 2B disse...

o comentario acima é da Jenifer Camila

Rhenan 2B disse...

Acho muito importante a escola conscientizar os alunos da importancia da preservação do planeta. Fui na passeata e colaboro com todas as propostas.

Kawan 2B disse...

Antes de comentar o dia da passeata, é importante saber que o Brasil é um dos grandes países que mais reciclam vários objetos.
Nesta passeata saimos pelas ruas com panfletos,cartazes para conscientizarmos nossa comunidade da importancia da reciclagem
Montamos danças no percurso, gritando em alta voz o porque somos um geração que pode melhorar a qualidade ambiental atraves da reciclagem. Mas, o gesto mais bonito de todos foi o momento em que plantamos um árvore que é o simbolo da preservação. Por causa da poluição, desmatamento e inclusive a falta de reciclagem ela tem sido ferida. É por isso e outros motivos que devemos colaborar e reciclar.

Bilha 2B disse...

Adorei ter ido no passeio, plantamos uma árvore e foi muito bom. Valeu a pena ver o movimento na rua, a dança do pessoal. Achei muito importante e espero que tenha outros eventos assim.

Sueli 2B disse...

A passeata ecologica aconteceu no Poliesprotivo e também comemoramos o dia da árvores. Foram os alunos do 2A e 2B e também o Grupo Nação Jovem. Infelizmente eu não participei mas quando aparecer outra oportunidade eu não vou perder.

Bruna 2B disse...

A passeata foi muito legal, pois assim podemos conscientizar as pessoas das ações ambientais da escola. Plantamos muitas árvores no Poliesportivo para comemorar o Dia da Árvore também. Nossa escola participa de um Programa Ambiental Internacional e isso é muito importante para todos nós.

Noemi 2B disse...

No dia da passeata nós saimos da escola e fomos até o poli, o grupo Nação Jovem fez uma apresentação na rua e foi muito bacana. Foi um dia muito legal para todos nos, plantamos arvores com a presença de autoridades e a Professora Rosa nos ajudou muito.

William 2B disse...

Eu queria ter participado, mas já passou, vou deixar para a proxima.

Helen 2B disse...

Gostaria muito de ter participado do evento e plantar árvores para no futuro ver o que eu plantei, espero que tenha uma outra oportunidade.

Alunos 2B disse...

A passeata da escola em pró do meio ambiente no dia da árvore teve como objtivo mostrar para a comunidade, os projetos ambientaisda nossa escola. Saimos da escola distribuindo folhetos para os moradores da nossa comunidade e explicando a eles os nossos projetos e a importancia deles para a comunidade. Durante a passeata houve apresentações de dança do Grupo Academicos para entreter as pessoas na rua, chamando a atenção para a passeata. Para irmos até o poliesportivo, tivemos a colaboração da secretaria de transito da cidade, que enviou os marronzinhos para nossa segurança. Ao chegarmos ao poliesportivo tivemos a presença de algumas autoridades e o grupo academicos fez apresentações, também cantamos o hino nacional e concluimos nossa passeata com o plantio de arvores.
Foi um dia inesquecivel. :)

Jonathan, Luciana,João, Rhenan Aline, Marcos, Ewerton e Guilherme

Juliano 2B disse...

Caminhei com a passeata até o Poliesportivo, incentivando os alunos sobre a conscientização ambiental. Foi bem legal. Eu particpo todos os anos do plantio de árvores ENO. No começo do ano, fizemos uma musica para o evento, e cada ano, participamos de uma forma diferente. É muito importante o envolvimento da escola nesses eventos.

Márcio 2B disse...

Eu sempre participo das atividades ambientais da escola, ajudo na horta e jardins. Participei da passeata e gostei muito. O pessoal estava muito animado.

Matheu William disse...

Eu sempre ajudo a Prof. Rosa em tudo na escola. Participo dos projetos ambientais, vou na horta quando é preciso, trago sementes e o que é preciso. Agora tenho um notebook para fazer os trabalhos mais rápido e isso é super bom. Durante a passeata, passei proximo a minha casa e meus vizinho me viram e acharam importante essas atividades na escola . Também distribui panfletos explicando a importancia da reciclagem. Foi ótimo!! :)

Carol, Gabriela 2A disse...

Nós participamos da passeata levando cartazes sobre a importância da preservação do meio ambiente. Foi muito importante para a comunidade conhecer as ações que são realizadas na escola. É super importante ações como essas na escola, gostamos muito de estudar aqui!! :)

Jéssica, Rogério - 2A disse...

Nós tb participamos da passeata pois achamos que ela é importante para conscientizar as pessoas de hábitos ambientais saudáveis, como reciclar o lixo, economizar água...
E plantar árvores é super bacana, pois com o aquecimento global vamos ter uma sombrinha para refrescar.

Flávia 2A disse...

Sou a Flavia do 2A e participei também da passeata. Cheguei cedo na escola disposta a caminhar até o poliesportivo. Estou acostumada a caminhar, pois faço isso todos os dias quando venho estudar. Noto no caminho que as pessoas não tem hábitos ambientais saudáveis, sem ter cuidado com o meio ambiente, jogam lixo na rua, queimam o lixo organico e mata e principalmente não reciclagem. Eu, na minha casa, estou começando a reciclar, pois não é fácil separar o lixo, mas pessoas inteligentes como eu, faz o possível para ajudar o planeta.

Rodrigo Ap. Oliveira 2A disse...

Eu participei do evento com uma nova oportunidade, fotografar e registrar o movimento. A função do fotografo é muito importante nesses momentos pois essas imagens registram momentos que não voltarão. E isso é super importante, esses movimentos marcam a historia da educação ambiental da escola e todo nosso esforço para conscientizar a população que é preciso preservar os recursos.

Daniela Fernanda 2A disse...

Gostei muito de participar da passeata ecológica pq penso em fazer arquitetura e conscientizar a população sobre os impactos ambientais é urgente para a vida do planeta.

Evelyn 2A disse...

Adorei a passeata, pois sou esportista, jogo volei e tenho muito preparado fisico para caminhar, foi bom tb p incentivar os alunos a se movimentar, pois percebi que muitos não tem preparo fisico para caminhar, e isso na idade deles é péssimo!!
Bom, quanto a caminhada ecologica eu acho que é necessário esse tipo de movimento para conscientizar as pessoas da importancia da preservação dos recursos.
Eu nunca gostei muito de estudar, eu gosto de volei, é minha paixão. Mas tem tanta coisa legal acontecendo na nossa escola que me motiva a vir e participar.
É isso aí pessoal, parabéns a todos!! :)

Evelyn 2A disse...

Adorei a passeata, pois sou esportista, jogo volei e tenho muito preparado fisico para caminhar, foi bom tb p incentivar os alunos a se movimentar, pois percebi que muitos não tem preparo fisico para caminhar, e isso na idade deles é péssimo!!
Bom, quanto a caminhada ecologica eu acho que é necessário esse tipo de movimento para conscientizar as pessoas da importancia da preservação dos recursos.
Eu nunca gostei muito de estudar, eu gosto de volei, é minha paixão. Mas tem tanta coisa legal acontecendo na nossa escola que me motiva a vir e participar.
É isso aí pessoal, parabéns a todos!! :)