segunda-feira, 3 de março de 2008

Toda semente quer brotar...

Imagem: Corbis
Todo projeto ambiental nasce do enorme desejo de mudanças... E na nossa escola não foi diferente, um desejo enorme de ações transformadoras e práticas possíveis no dia a dia da comunidade escolar.
A realização desse projeto é muito importante para todos nós. Ele nasceu da dificuldade que encontramos todos os dias, ao tentarmos promover a consciência ambiental junto aos alunos, cujo os desejos são, na maioria das vezes, baseados em valores da cultura de consumo, em que o ter é muito mais importante do que o ser. E o nosso objetivo não se resume a disseminar informações sobre como cuidar do meio ambiente, mas promover uma nova postura diante da vida.
O projeto precisava acontecer, então, pais, alunos , professores e funcionários da escola foram convidados para um encontro com a finalidade de conhecer e participar do projeto de educação ambiental da escola: “Mão na Terra”.
Debatemos várias ações para solução dos problemas ambientais na escola, desde as mais simples, como a gestão do lixo até a conscientização das pessoas de uma postura ambiental saudável . Mas, para que isso aconteça, concluímos que é necessário que todos vivenciem práticas ambientais corretas, sendo o cultivo de produtos naturais orgânicos, a economia de água através do uso da cisterna e o reaproveitamento de materiais orgânicos na compostagem utilizados para possibilitar essa experiência na escola.
São vários os desafios que precisamos superar para que os alunos possam vivenciar essas experiencias na escola, pois o caminho para um mundo mais solidário, justo e sustentável é o fortalecimento dessas experiências.
Venha participar com a gente!

6 comentários:

Anônimo disse...

A construção deste projeto ambiental, foi uma das melhores iniciativas que o grupo docente e discente desta comunidade escolar tiveram nos últimos anos. Era de fundamental importância que alguma empresa acreditasse neste sonho e viesse participar conosco desta ação de conscientização e cidadania.
Muito obrigada Instituto Embraer,que acreditando neste projeto nos confirmou. Um sonho deixa de ser sonho quando mãos se unem em um mesmo objetivo.
Profª de Geografia Andréa Reis.

Marcia Bio disse...

Este projeto nasceu de dois caminhos que se cruzaram ao acaso. Depois disso perceberam que se seguissem juntos produziriam mais fruto e muito melhores. É um prazer tralhar assim. É um prazer estar trabalhando com alguém que está tão sintonizada neste mundo e também comigo. Me sinto privilegiada.
Márcia

Anônimo disse...

ProfºRosa
Estou fazendo este comentário para parabeniza-la pelo sucesso do blog eu adorei achei interesantissimo tem assuntos importantes que fazem parte do nosso dia-dia é uma pena dizer que nem todos tem intersse em acessar o blog "MÃO NA TERRA".Professora eu antes ou seja no primeiro ano e no segundo eu tive uma grande evolução no primeiro ano eu não me interessava por nada no segundo começei a me interessar por algo minhas notas e com isso fui melhorando mais só depois das férias mais este ano não quero que meu ano começe só depois das férias a sim desde o começo do ano.Eu me orgulhei de mim mesma pois com o meu intersse melhorei em muitas coisas começando pelo meu jeito de ser eu não ligo mais para o que os outros dizem de mim mais sim pelo que eu sou eu não ligo se as pessoas estão satisfeitas com o meu jeito de ser mais me importo com o que Deus me deu que foi saúde uma familia maravilhosa e o dom da sabedoria que pretendo usa-la da melhor maneira possivél beneficiando eu e quem possa contar comigo.Professora Rosa agradeço por ter feito parte do meu crescimento como pessoa,como aluna e futuramente como profissional sinto por este ano ser o último mais quero aproveitar cada minuto desde o momento em que entro na escola até o momento em que saio dela.O blog foi uma maneira inteligente de chamar a atenção dos alunos e professores porquê este blog não é voltado só pra alunos e sim para qualquer tipo de pessoa.Profºqueria dar uma idéia é que quando tiver prova pra prestar vestibular em outra escolas(objetivo,opção etc...)queria que avisasse nós os alunos pra podermos fazer o nosso futuro desde agora bom professora vou ficando por aqui mais não pense que é só isso que tenho pra dizer

Anônimo disse...

Esse projeto foi "o" melhor durante esses três anos que estou nessa escola.
Acho importante essa união que as professoras tem,que os alunos tem.
É importante essa empolgação pois isso dá mais prazer em estar participando do projeto.
Todos sem exceção nenhuma estão de parabéns,pois esse projeto está completamente maravilhoso.Tenho certeza que ele ainda vai dar bons "frutos"(no caso serão legumes)..rs.

bjos

Anônimo disse...

Esse projeto foi "o" melhor durante esses três anos que estou nessa escola.
Acho importante essa união que as professoras tem,que os alunos tem.
É importante essa empolgação pois isso dá mais prazer em estar participando do projeto.
Todos sem exceção nenhuma estão de parabéns,pois esse projeto está completamente maravilhoso.Tenho certeza que ele ainda vai dar bons "frutos"(no caso serão legumes)..rs.

bjos

Anônimo disse...


Olá ProfªRosa!
Venho parabenizar não só o seu trabalho como o da ProfªMárcia também,pois este projeto está nos ajudando tanto na escola como também na nossa vida perante a sociedade.Esses dias prestei uma prova do objetivo e algumas matérias postadas me ajudarám na realização desta prova...Espero que vocês continuem com esse projeto juntamente com os alunos,poi isso mudou muito em relação ao conhecimento para mim e acho que para muitas pessoas também...Até mais um bjãooOo ♥♥♥