terça-feira, 20 de setembro de 2011

Congresso na Finlândia


Participação da Escola Dinorá Brito na Conferência ACT NOW - Forests for Future, promovida pelo Programa ENO, na Finlândia.
Apresentação sobre as  Florestas Brasileiras e a  importância da preservação do Bioma Mata Atlântica que possui grande importância social, econômica e ambiental e sua porção atual corresponde à 8 % da cobertura original.
Espécies de Araucária, encontradas no Brasil e na Argentina
Oficina de Origami de pássaros brasileiros que dispersam a semente da Araucária: - Gralha Azul e Tucano. 
A espécie Araucaria angustifolia é nativa do Brasil e possui uma ampla área de distribuição. A  sua exploração indiscriminada colocou-a na lista oficial das espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção (Brasil, 1992). Dos 20 milhões de hectares originalmente cobertos pela Floresta de Araucária, restam, atualmente, cerca de 2% dessa área.
Material disponibilizado pela pesquisadora Elizabeth Caria Moraes, INPE para exposição e apresentação  na Conferência sobre o programa de monitoramento da Amazônia que conta hoje com dois sistemas operacionais, o PRODES e o DETER. Essas inovações tecnológicas aumentam a capacidade de produzir informações sobre a dinâmica da floresta de modo a atender os programas de fiscalização e gestão das terras na Amazônia.
Mais informações sobre o Monitoramento da Amazonia: AQUI  
Certificado da Conferência

A Conferência comemorou  o Ano Internacional das Florestas no mundo e reuniu professores e estudantes de mais de 60 países para participar de discussões e  formular propostas  para a paz e sustentabilidade do planeta.
ACT NOW - FORESTS FOR FUTURE, aconteceu junto  ao Fórum Koli e discutiu, entre outras questões,  a contribuição da educação ambiental como processo de  aprendizagem  para promover o crescimento da consciência ecológica e a  possibilidade da participação dos jovens no processo decisório, como forma de fortalecer sua responsabilidade na  construção de  uma sociedade mais eqüitativa e ambientalmente sustentável.
A Conferência  contou com a presença da Presidenta da Finlândia Tarja Halonen e do Dr. Rajendra Kumar Pachauri, Presidente do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas.

Nenhum comentário: