terça-feira, 21 de outubro de 2008

Construção da Horta Mandala

É muito fácil construir uma horta mandala. O importante não é o seu tamanho, mas a diversidade do cultivo. A idéia principal é manejar, de forma equilibrada, o solo e demais recursos naturais através de um trabalho harmonizado com a natureza.

Tudo começa com a definição do ponto central, que servirá de referência para a medição de cada círculo de canteiros. A demarcação dos canteiros poderá ser feita com o auxílio de um bastão de madeira. Marca-se o centro e, com um cordão amarrado na ponta de outro bastão de madeira, marca-se a circunferência, correspondente ao tamanho do círculo, e assim sucessivamente, até formar a mandala.

É claro que somente a forma da horta não garante seu sucesso, são necessárias medidas orgânicas de manutenção, fundamentais para o desenvolvimento do cultivo.

É importante lembrar que o apoio e a participação de cada pessoa são essenciais para a construção e manutenção geral da horta. Existem várias maneiras de colaborar: plantando, preparando canteiros, capinando, regando, colocando folhas para proteger o solo, além de pesquisar e contribuir com novas idéias.

14 comentários:

Mateus disse...

Não sei se é o caso do seu projeto, mas vale como contribuição. Este é o link para o manual de agrofloresta da mata atlantica.
http://redeagroecologia.cnptia.embrapa.br/biblioteca/agroflorestas/Apostila%201_MANUAL%20AGROFLORESTAL%20-%20junho%202007.doc/view

Anônimo disse...

Uma horta é uma festa para os cincos sentidos.Boa de cheirar,ver,ouvir,tocar,e comer.`è coisa mágica,o cio da terra provocando o cio dos homens.
O verde anuncia uma exuberância de vida,nascida do calor e das chuvas que se alternan sem parar...

Anônimo disse...

A idéia de criar a horta foi maravilhosa,a escola precisava de um projeto assim.Todos nós parabenizamos a vocês professora ROSA e MÁRCIA!!!

Anônimo disse...

A horta é um laboratorio vivo para diferntes atividades pedagógicas e é umimportante intrumento de educação ambiental,e ter uma horta na escola tem grndes vantagens para todo corpo escolar

Anônimo disse...

Paabens a todos a horta esta ficando um show.super organizada,separada.otimo.

Anônimo disse...

NOSSA
QUE BOM QUE VCS JÁ COMEÇARAM A MONTAR A HORTA
NÃO ESTUDO MAIS AI MAIS
DESEJO SORTE PARA TODOS VOCES
BEIJUUUUUS
RENATA
(QUE ERA DO 1A)

Mateus disse...

O objetivo desta mandala é produzir o que? Alimentos, plantas medicinais, temperos? Geralmente se produz temperos e plantas medicinais nas mandalas né? Em relação a alelopatia eu acho bem complexo. O que se pode buscar são plantas que se dão bem juntas e outras que não. No manual de horticultura ecológica tem algumas destas associações. Pode ser que neste link você consiga algumas informações http://www.4shared.com/network/search.jsp?sortType=1&sortOrder=1&sortmode=2&searchName=horticultura+&searchmode=2&searchName=horticultura+&searchDescription=&searchExtention=&sizeCriteria=atleast&sizevalue=10&start=0

Anônimo disse...

A ideia da orta redonda foi muito legal interessante vários alunos gostaram acharam a idéia muito bacana. Espero que continue assim e que não pare e mais uma vez parabéns proº Rosa e marcia e a todos da equipe que ajudaram a montar e construir a orta.

PARABÉNS

Eddson disse...

A contrução da horta mandala é muito interessante e bela, uma horta num formato diferenciado e simples e por isso,tão envolvente.
Eu nunca havia visto uma horta assim...(só por fotos e vídeos), achei interessantíssimo, como a capacidade humana pode transformar uma simples horta num espaço que atrai as pessoas pela beleza, simplicidade e é claro, pelos alimentos ali produzidos...
Alimentos orgânicos que satisfazem as necessidades básicas do ser humano, através de seus nutrientes, vitaminas e minerais, ainda mais quando os alimentos são produzidos por nós mesmos, parece que tem um gostinho diferente, é algo natural que juntos conseguimos plantar e conseqüentemente colher.

Anônimo disse...

a importancia da hortaaa
é que os alunos se conciêntise com a boa alimentação isso é um grande incentivo escolar...
exe aluna do dinorá

Anônimo disse...

Conheci o Projeto pelo meu irmão (Sr. Leandro Fernandes Fraceto) e deixo aqui meus parabéns a todos que participam deste projeto.
Espero que este seja um modelo a ser seguido por todos nós.
Mais uma vez PARABÉNS.

Leonardo Fernandes Fraceto

Anônimo disse...

Mais um ano chega ao final e eu me sinto orgulhosa de conhecer e conviver com pesoas tão bacanas e cosncientes como essas duas guerreiras profª Rosa e Márcia Candotti, parabens por tudo que vcs conseguiram junto com o Leandro no longo desse ano pois eu sei que nao foi facil pra vocês.
mas olha só já estão ocmeçado a semear uma horta e eu tenho certeza de que dessa horta virã outros projetos e outros e outros, pois eu acrdito muito no ser humano como vocês três.
Desejo que em 2009 vocês três juntamente com toda a ecola continuem esse projeto que vá em frente e que outras escola sigam o exemplo de vocês.
Parabens!!!!!Desejo um 2009 maravilhoso a todos que fizeram parte desse blog e vamos em frente que atras vem gente!!!!!
Que Deus continue a iliminar a todos vocês.

Com imenso carinho...

Neusa(irmã da fatiha)

A.A.R disse...

pesso permição para usar uma parte dessa imagem do seu blog para reproduzilo no meu. parabêns pelo projeto

A.A.R disse...

pesso permição para usar uma parte dessa imagem do seu blog para reproduzilo no meu. parabêns pelo projeto