sexta-feira, 6 de março de 2009

Manutenção da horta

Como nossa horta ficou sem manutenção no período de férias, o cenário não é dos melhores. Os alunos do 2ª ano EM formaram grupos de trabalho para planejar a manutenção da horta e elaborar um plano de ação. A estratégia utilizada dá aos alunos a oportunidade de pensar, questionar, expor e explicar suas idéias, ouvir as idéias do outro, argumentar, planejar estratégias e encontrar soluções.
Observamos o consórcio de hortaliças e ervas medicinais e percebemos que, no canteiro da couve solteira, houve aparecimento da lagarta da couve, o que não ocorreu no canteiro onde foi cultivada a couve em consórcio com a hortelã.
Dentre os sistemas de cultivo, a associação de culturas foi a forma utilizada para que os alunos percebessem o benefício que uma cultura faz à outra, proporcionando a estabilidade ecológica, podendo resultar em maior produtividade e menor incidência de pragas e doenças.

Os alunos refletiram sobre a importância de utilizar a cobertura morta (restos de vegetais, serragem, palhas de culturas, folhas, etc.)nos canteiros, o que ajuda no desenvolvimento das plantas e melhora a retenção de água no solo e dificulta o crescimento de plantas indesejáveis (invasoras), aumentando a vida microbiana no solo. A recuperação da fertilidade do solo será feita através da adubação orgânica, compostagem dos resíduos e da cobertura morta.

O encontro reforçou a qualidade de organização dos grupos, planejamento e responsabilidade, motivando-os a cuidarem da horta e buscar na agricultura orgânica o equilíbrio ecológico e a prevenção de problemas que afetam a saúde das nossas plantas. O uso de técnicas simples como o manejo correto do solo, a irrigação bem feita, o uso de rotação e consorciação de culturas, a diversificação do plantio de várias espécies, o respeito do espaçamento e da época certa do plantio é o caminho para o sucesso da produção.
Outra novidade é que o Professor Paulo (FUNDHAS) conheceu o projeto e vai colocar a mão na terra junto com a gente!!

Obrigada pela organização e envolvimento dos grupos, pela liderança da Camila e Paloma, pelas fotos da Bruna e a visita oportuna do professor Paulo.

13 comentários:

Anônimo disse...

Olá meu nome é Aline tenho 19 anos, sou de São Paulo, Zona Leste!
Eu amei o blog, ele particulamente é incrivel, amei tudo que vcs estão fazendo pelo meio ambiente, eu acabei entrando aqui porque eu estava procurando um modo de fazer sabão e ababei vendo o esfoço de todos para construir algo q realmente acreditam que vale a pena, amei ver a horta pronta ela está linda.
Uma boa noite e até a proxima...

Unknown disse...

rganizacao da horta com forca total com a ajuda de todos e do professor paulo que entende tudo de horta...
lindas fotos
bjo

Mateus disse...

Que beleza! Adorei as reflexões sobre o consórcio! É isso mesmo, não existe uma fórmula geral, a vivência é uma ótima mestra!

Daniela Lima disse...

Olá, parabéns pelo trabalho, estamos implantando um projeto de EA sobre horta tb na escola onde leciono, vamos poder trocar figuras!!!

Anônimo disse...

Trabalhamos na construcão da horta,plantamos,vimos as sementes germinarem,não colhemos,pois estavamos no periodo de ferias.
quando chegamos ,por causa da chuva,houveo crescimento do mato,e apareceram as pragas.As formigas comeran o pouco que sobrou da producão,mais as aranhas e os ratos,mais tudo isso não nos intimidou ,a mãe da Jéssica veio visitar a horta e ficou desepicionada ,ofereceu ajuda e mudas.
Muitos outros tambem nos procuraram e isso mostra que as pessoas estão se envouvendo.
começamos a limpesa recolhendo os papeis que estavam na horta .Contratamos uma pessoa para nos ajudar,pois o mato estava alto e a professora ficou comm medo de algum bicho nos atacar.Agora que a limpesa foi feita ,é só começar a plantar.

nomes:graciene,jéssica,taliane e marino 2ºA

Anônimo disse...

Olá somos alunas do 2°ColegialA,a Horta foi um projeto muito criativo para ajudar o nosso meio-ambiente.
Esperamos que neste ano,nos possamos plantar e colher o que nos plantamos,agora no começo d
desse ano.
A Horta esta com uma força total,com a ajuda dos professores e principalmente dos alunos,como nos.Taliane e Jessica

Anônimo disse...

A Horta é uma exelente iniciativa da escola e usa critérios para conscientizar os alunos e as pessoas de que se reutilizarmos as coisas que muitas vezes jogamos fora podemos usar para melhorar a nossa dia a dia .
Este ano esperamos colher muitas coisas principalmente novas ideias .

Anônimo disse...

Meu nome é Tatiane sou de Cuiabá - MT, adorei o blog de vocês, bom se a iniciativa mostrada fosse implantada em outros locais, assim o aprendizado escolar com certeza influenciaria ao aluno, principalmente, as crianças a respeitarem e preservarem o meio ambiente, como também levar para suas casas uma política de vida mais saudável baseada nos 3R's (Reciclar, reduzir e reutilizar). Estão todos de parabéns e com certeza muitas ações as quais eu vi colocarei em prática. Estão realmente de parabéns. Só tenho uma dúvida, que outras plantas posso associar (como no caso da couve e hortelã)para evitar infestação de pragas na horta? Obrigada.

Rosa Sousa disse...

Olá Tatiana, tudo bem? Obrigada pela visita. No post sobre planejamento da horta tem algumas dicas sobre consorciação de culturas.


http://maonaterra.blogspot.com/2008/11/planejando-o-plantio-da-horta_03.html

leyson disse...

Olá sou de Brasília, queria informações para eu fazer hortas comunitaria na minha cidade pode me passar por e-mail? pois precisamos ajudar familia carentes!!!! meu email, Leyson.adriana.jp@hotmail.com

Anônimo disse...

ola, eu amei o q vcs fizeram pq sou a fa numero 1 da natureza e vcs fizeram a coisa certa!!!
se todas as pessoas fizessem como vcs o mundo n taria cmo esta
continuem assim bjbjbj
amei o blog

mazucheli disse...

Parabens pelo belo trabalho!!

Neilton disse...

Parabéns pela brilhante iniciativa. Sou professor de ciências e fiquei bastante interessado nesse projeto. Como faço para ter o material de elaboração do mesmo? pelo menos para me nortear quanto a implantação do mesmo aqui no município onde resido. Um abraço.