terça-feira, 1 de julho de 2008

TRATADO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL - Michèle Sato


Esse tratado, assim como a educação, é um processo dinâmico em permanente construção, deve portanto, propiciar a reflexão, o debate e principalmente maior consciência de conduta pessoal, assim como harmonia entre os seres humanos e destes com outras formas de vida.

Para sociedades sustentáveis e responsabilidade global

1 - A educação é um direito de todos, somos todos aprendizes e educadores.

2 - A educação ambiental deve ter como base o pensamento crítico inovador, em qualquer tempo ou lugar, em seus modos formal, não formal e informal, promovendo a transformação e a construção da sociedade.

3 - A educação ambiental é individual e coletiva. Tem o propósito de formar cidadãos com consciência local e planetária, que respeitem a autodeterminação dos povos e a soberania das nações.

4 - A educação ambiental não é neutra, mas ideológica. É um ato político, baseado em valores para a transformação social.

5 - A educação ambiental deve envolver uma perspectiva holística, enfocando a relação entre o ser humano, a natureza e o universo de forma interdisciplinar.

6 - A educação ambiental deve estimular a solidariedade, a igualdade e o respeito aos direitos humanos, valendo-se de estratégias democráticas e interação entre as culturas.

7 - A educação ambiental deve tratar as questões globais críticas, suas causas e inter-relações em uma perspectiva sistêmica, em seu contexto social e histórico. Aspectos primordiais relacionados ao desenvolvimento e ao meio ambiente tais como população, saúde, democracia, fome, degradação da flora e fauna devem ser abordados dessa maneira.

8 - A educação ambiental deve facilitar a cooperação mútua e eqüitativa nos processos de decisão, em todos os níveis e etapas.

9 - A educação ambiental deve recuperar, reconhecer, respeitar, refletir e utilizar a história indígena e culturas locais, assim como promover a diversidade cultural, lingüística e ecológica. Isto implica uma revisão da história dos povos nativos para modificar os enfoques etnocêntricos, além de estimular a educação bilíngüe.

10 - A educação ambiental deve estimular e potencializar o poder das diversas populações, promover oportunidades para as mudanças democráticas de base que estimulem os setores populares da sociedade. Isto implica que as comunidades devem retomar a condução de seus próprios destinos.

11 - A educação ambiental valoriza as diferentes formas de conhecimentos. Este é diversificado, acumulado e produzido socialmente, não devendo ser patenteado ou monopolizado.

12 - A educação ambiental deve ser planejada para capacitar as pessoas a trabalharem conflitos de maneira justa e humana.

13 - A educação ambiental deve promover a cooperação e o diálogo entre indivíduos e instituições, com finalidade de criar novos modos de vida, baseados em atender as necessidades básicas de todos, sem distinções étnicas, físicas, de gênero, idade, religião ou classe.

14 - A educação ambiental requer a democratização dos meios de comunicação e seu comprometimento com os interesses de todos os setores da sociedade. A comunicação é um direito inalienável e os meios de comunicação de massa devem ser transformados em um canal privilegiado de educação, não somente disseminando informações em bases igualitárias, mas também promovendo intercâmbio de experiências, métodos e valores.

15 - A educação ambiental deve integrar conhecimentos, aptidões, valores, atitudes e ações. Deve converter cada oportunidade em experiências educativas de sociedades sustentáveis.

16 - A educação ambiental deve ajudar a desenvolver uma consciência ética sobre todas as formas de vida com as quais compartilhamos este planeta, respeitar seus ciclos vitais e impor limites à exploração dessas formas de vida pelos seres humanos.

Cantar o tratado para o reencantamento do mundo...

3 comentários:

Andréa Teixeira disse...

Acredito fortemente que Educação de Qualidade só acontece por meio da multiplicidade de ações, do grau de envolvimento das pessoas, na mudança de comportamento e de atitude pró-ativa. As pessoas confundem Educação Ambiental com fazer horta e reciclagem de lixo. Educação ambiental é muito mais que isso é a mudança de atitude é ideologia sustentável é a maneira crítica e consciente de viver e agir em todas as relações humanas. Ser ecológicamente correto e ter postura e atitude preservacionista.

Anônimo disse...

Acredito que a educação ambiental trará para a humanidade conhecimento específico de tratamento igualitário em se tratando da preservação de nossos recursos ambientais. Queiram saber que a maior força de conscientização humana é atingir o foco central do saber humano alertando-o dos descasos obtidos por eles e orientá-los a consumir com sabedoria e planejamento individual e coletivo com responsabilidade.

Samantta Mikosz disse...

Vou usar em mibhas aulas aqui no Paraná.