domingo, 3 de agosto de 2008

Saiba o que fazer com seu lixo


O lixo produzido em nossas casas pode ser reciclado ou reutilizado e evitar que este prejudique o meio ambiente.
Cada um de nós pode contribuir para um destino mais adequado do lixo. Saiba o que você pode fazer em sua casa com o seu lixo:

- Separe o material que pode ser reciclado:latas (refrigerante, azeite, achocolatado,etc), vidros, potes de plástico, embalagens, papel, sacolas (de plástico e de papel), vidros de shampoo, condicionador, hidratantes, o rolinho do papel higiênico e todo o material de papel/papelão, plástico e vidro.

- E os não recicláveis: papel higiênico, rejeitos de carne, chiclete, bituca de cigarro, tecido, etc.

O lixo reciclável você pode doar para o catador que passa em sua rua ou colocar na rua para o caminhão da coleta seletiva.

Faça adubo orgânico em casa:


Na cozinha deixe um recipiente para o lixo orgânico: Folhas, sobras de comida, de leite , de farinha, galhos, palitos, guardanapos, serragem, borra de café, flores murchas, cascas de frutas e legumes, pedaços de madeira, saquinhos de chá, grama cortada, cascas de ovos, poeira de varrição, insetos mortos, esterco, ossos e caroços, bagaço de cana e qualquer outro resto orgânico.


Faça uma Composteira

Fazer uma composteira é bastante fácil e barato, no entanto, existem uma série de dicas para evitar o mau cheiro e acúmulo de moscas. Uma delas é o uso de serragem e folhas secas na proporção de 3 para 1 em relação aos compostos orgânicos. Também deve-se revirar o composto a cada dois ou três dias e cuidar para que não fique muito seco nem encharcado.

Montando a composteira


- Monte a composteira de preferência em um cantinho sombreado no quintal conforme o desenho;

- Deposite em apenas um dos lados da composteira o material orgânico que você separou. Cubra-o com folhas, gramas, serragem ou esterco seco até cobrir completamente o material não aparecendo o material mais úmido (restos de alimentos) embaixo.

- Regue o monte para umedecer a camada superficial. Cubra a composteria para protegê-la de chuvas intensas e do sol direto.

- De 2 em 2 dias transfira o monte para o outro lado para arejar. O material deve esquentar, indicando que a decomposição está de fato ocorrendo. Pode-se adicionar mais material orgânico a composteira a qualquer momento;

- Fungos, tatuzinhos, besouros, piolhos-de-cobra, minhocas e trilhões de bactérias estarão trabalhando para você, decompondo o material. Esses “bichinhos” são inofensivos e não se espalham para além do monte.

O material será um composto, pronto para ser usado (aproximadamente 2 meses), se o monte: - Tiver cor marrom café, e cheiro agradável de terra;
- Estiver homogêneo, e não der para distinguir os restos (talvez apenas um ossinho ou caroço mais duro) e, - Não esquentar mais, mesmo após o revolvimento.


Materiais para fazer o composto

- Esterco de animais;
- Qualquer tipo de plantas, pastos, ervas, cascas, folhas verdes e secas;

- Todas
as sobras de cozinha que sejam de origem animal ou vegetal: sobras de comida, cascas de ovo, restos de verdura,entre outros;
- Qualquer substância que seja parte de animais ou plantas: pêlos, lãs, couros, algas.

Observação: Quanto mais variados e mais picados (fragmentados) os componentes usados, melhor será a qualidade do composto e mais rápido o término do processo de compostagem.

2 comentários:

Anônimo disse...

Estou adorando participar do projeto. Estava ansiosa esperando retornar as aulas para ver o jornal pronto. Quando vamos imprimir o jornal professora? Poderíamos colocar a programação da reposição de aulas e fazer algo diferente, tipo uma oficina de sabão ou outra coisa.

Jessica

Anônimo disse...

Ah, esqueci de falar do meu lixo. Acho muito difícil reciclar lixo, precisamos ter muitas latas para fazer a sepação e isso nos desanima. Quando falo pra minha mãe não usar sacolinha de lixo ela manda sempre perguntar pra senhora como a senhora faz pra jogar o lixo sem sacolinhas? Outra coisa é como vou fazer uma composteira se não tenho espaço na minha casa. Precisamos fazer uma oficina com alternativas de composteira, daquele jeito mesmo que a senhora falou.
beijos,
Jessica.