sábado, 22 de agosto de 2009

Curupira - Guardião das Florestas

Dia do Folclore - Você conhece o curupira?

Tem muita gente que diz e que jura que já viu por aí o Curupira, um gênio misterioso e poderosíssimo que assombra e protege as florestas do Brasil. Qualquer pessoa que derrubar, sem motivo, as árvores ou caçar os animais do mato é punido por essa criatura mágica. Esse guardião das florestas tem muitas formas e maneiras de ser, de acordo com a região do Brasil em que aparece. Na Amazônia, por exemplo, quem já viu diz que ele é um índio bem pequenininho, careca e com o corpo coberto de pêlos. Ali, ele é conhecido como "Curupira", mesmo, e anda por todo o Nordeste montado em um porco-do-mato, coelho ou veado. Já no resto do Brasil, ele é conhecido como Caipora. Em Pernambuco, dizem que ele tem uma enorme cabeleira vermelha e anda acompanhado pelo cachorro Papa-mel. Mas, uma coisa nunca muda, em todas as histórias de Curupira: ele tem os pés virados para trás, ficando, portanto, com os calcanhares para a frente. Quem tenta persegui-lo não sabe, pelas pegadas deixadas no chão, se o geniozinho está indo ou voltando! Não é prático?! E o Curupira é maluco por fumo. Quem o encontrar no meio do mato e lhe der um cigarrinho ou cachimbinho, pode contar que terá, daí para diante, caça e pesca à vontade. Dizem que, para quebrar o encanto do Curupira, o caçador ou lenhador por ele perseguido deve fazer três cruzes de pau e colocá-las no chão, formando um triângulo. A criaturinha se demora desfazendo as cruzes e o caçador consegue fugir. Dizem que qualquer barulho que ecoe pela floresta ou qualquer árvore caída é trabalho do Curupira. Isto porque, para ver se as árvores estão firmes e resistem à tempestade, ele bate em seus troncos com um machado e, às vezes, com o próprio calcanhar. Para castigar os que caçam ou cortam as árvores sem necessidade nas florestas, o Curupira - ou Caipora - aparece sob a forma de animal. O caçador segue o bicho mato a dentro e acaba se perdendo.

Quantos Curupiras você acha que seriam necessários para dar jeito no desmatamento do Brasil?

Esta história, muito conhecida do folclore brasileiro, veio de um estudo realizado por Câmara Cascudo sobre vários mitos do Brasil .

Fonte: Minguau Digital

Imagem: Carlos Ranna

Um comentário:

Kelly disse...

Adorei relembrar a história do Curupira. Aprendi quando estava na 2ª série primária, hoje 3º ano. Nunca esqueci dos pés virados para trás,o mais divertido dessa lenda. Não sabia que em várias regiões do Brasil ele ficava um pouquinho diferente. Acho que serão necessários trilhões de Curupiras para dar um jeito nessa sociedade consumista que vivemos. Parabéns pelo belo texto! Não pude deixar de comentar. Amei! Também sou professora e moro em Niterói/RJ.