terça-feira, 24 de novembro de 2009

Estufa: uma opção de cultivo para o ano todo

Foi publicada no site Escola em Ação mais uma matéria sobre o Projeto Mão na Terra, agora sobre a nossa estufa.
Confira:
Reproduzir um ambiente onde é possível criar e manter condições ambientais para o cultivo de plantas, independente da estação do ano ou de fatores como temperatura, umidade e luminosidade externa. Com este objetivo, foi construída a estufa da Escola Estadual Profª Dinorá P. R. Brito, em São José dos Campos (SP), onde é implementado o Projeto “Mão na Terra”, coordenado pela professora Rosa Maria Sousa Santos.
“A estufa da escola é de estrutura de madeira revestida com tela do tipo mosquiteiro; o custo é menor, mas exige maior atenção quanto à conservação e manutenção”, explica a professora Rosa. De acordo com ela, pode-se usar como opção bambu ou material reciclado. “Nos depósitos de ferro velho, encontramos facilmente materiais alternativos que podem ser adaptados para a estrutura da estufa. É só usar a criatividade”, continua.
Cuidados básicos
Ao montar uma estufa, escolha um local ventilado, mas evite ventos laterais.
Locais pouco ventilados, segundo a professora Rosa, favorecem a propagação de fungos, ácaros e outros agentes prejudiciais às plantas. Sobre o projeto
O projeto Mão na Terra surgiu para possibilitar aos alunos da Escola Estadual Dinorá P. R. Brito a vivência de práticas ambientais corretas. "São vários os desafios que precisamos superar para que os alunos possam vivenciar e desenvolver essas práticas na escola, pois o caminho para um mundo mais justo, ético e sustentável é o fortalecimento dessas experiências", explica a professora Rosa.

Veja também os destaques
Vamos incrementar nossa horta escolar e Vamos construir uma horta mandala, no Escola em Ação.

Um comentário:

Unknown disse...

Sou secretario da Agricultura e Meio Ambiente de Lagedo do Tabocal-Ba amei este projeto da Pro. Rosa e gostaria muito de imitar esta açõa em minha cidade