quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo

Trabalho escravo ainda faz milhares de vítimas no país
Com o objetivo de fortalecer as ações e atitudes de combate ao trabalho escravo no Brasil, foi instituído por meio da Lei 12.064, de 25 de outubro de 2009, o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, a ser comemorado em 28 de janeiro. A data foi escolhida em homenagem aos fiscais do trabalho assassinados em 2004 durante operação na zona rural de Unaí, na região noroeste do Estado de Minas Gerais.
Apesar de alguns avanços, a situação no país está longe de ser a das melhores. O trabalho escravo atual, caracterizado, principalmente, pela restrição da liberdade e pelo trabalho forçado e degradante, ainda faz, todos os anos, milhares de vítimas em todas as regiões do Brasil.
Ameaças, violências físicas e psicológicas, punições e assassinatos são apenas algumas situações a que estes trabalhadores e trabalhadoras são submetidos. Dados da Coordenação Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo do Ministério Público do Trabalho (MPT) revelam que, somente no ano passado, 3.571 trabalhadores foram resgatados de 566 estabelecimentos em todo o país.
Em Porto Alegre (RS), dentro das atividades do Fórum Social Mundial, foi realizada oficina intitulada "Trabalho escravo: o quanto já caminhamos e o que falta fazer".

Mais informações :
Adital , Jusbrasil , OITBrasil

Nenhum comentário: