quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

O que é um Herbário?

O Herbário é um conjunto de plantas preservadas, organizadas segundo um sistema determinado, e que servem como material de pesquisa para todas as áreas da ciência que utilizam os vegetais como seu objeto de estudo.

O tipo mais usual de preservação é a desidratação, obtida através da herborização. Nesse método, as amostras de plantas são secas sob pressão, entre folhas de papel absorvente, em pranchas de madeira, tecnicamente conhecidas como prensas. Amostras assim preparadas podem ser secas em estufas ou mesmo ao sol, e se mantidas posteriormente em condições de temperatura e umidade constantes, livre do ataque de insetos, podem ser indefinidamente preservadas.

Após a secagem, as plantas são afixadas em cartolinas e recebem um rótulo, onde estão anotadas todas as informações relativas ao local onde foram coletadas e a aspectos que não podem ser recuperados através da amostra, como seu hábito (árvore, arbusto ou erva) e odor e cor das flores e frutos, que se alteram com a secagem. Os herbários são geralmente mantidos por instituições de pesquisa e ensino, que se responsabilizam pela conservação, organização e manejo de suas coleções.

A organização é a característica essencial dos herbários, que possibilita a utilização de seus acervos como fonte de informações para pesquisa. Nos herbários brasileiros as amostras estão geralmente dispostas em ordem alfabética da família botânica à qual pertencem, e dentro delas, por sua vez, em ordem também alfabética de seu gênero e espécie.

Dicas para montar um herbário na escola:
Dia a Dia Educação
Editora moderna

Módulo Escola e Meio Ambiente USP

Dia a Dia Educação
Mais informações :
Jardim Botânico de São Paulo

2 comentários:

Disimo disse...

Eu já montei um herbário! É uma experiência incrível! =)

Anônimo disse...

estou fazendo um herbario
e muito legal e uma experiencia que so a pessoa mesmo pra falar