segunda-feira, 3 de maio de 2010

Trocas de sementes

Recebemos uma cartinha muito simpática da Michele, aluna da Escola João Brazil, com sementes de pimenta (saiba como tudo começou aqui). Já fizemos a sementeira e assim que a muda atingir o tamanho para o transplante, os alunos vão plantar na horta da escola.
A Michele também já recebeu as sementes que enviamos para plantar na horta da escola, fez a sementeira e gravou um video. (para assistir clique aqui)
Na leitura da carta, os alunos foram estimulados a identificar alguns aspectos importantes da Geografia, como, por exemplo, que a mãe da Michelle é migrante, que mora com os pais e irmãos, modelo de família que representa a maior parte dos lares brasileiros. Michelle conta suas expectativas e a dos colegas o que é uma possibilidade de aproximação com os nossos alunos para entender que a solução dos problemas ambientais depende da participação de cada um de nós.

"Adquirir conhecimentos básicos de Geografia é algo importante para a vida em sociedade, em particular para o desempenho das funções de cidadania: cada cidadão, ao conhecer as características sociais, culturais e naturais do lugar onde vive, bem como as de outros lugares, pode comparar, explicar, compreender e espacializar as múltiplas relações que diferentes sociedades em épocas variadas estabeleceram e estabelecem com a natureza na construção de seu espaço geográfico"
. (MEC PCN,1998)
Agradeço o carinho de vocês e vamos trocar mais sementes!! :)

Nenhum comentário: