terça-feira, 6 de julho de 2010

Rabanete

Rabanete (Raphanus sativus)
O rabanete é uma hortaliça da família Brassicaceae, a mesma da couve, da couve-flor e do brócolis, mas ao contrário destas, a parte mais consumida do rabanete são as raízes. De origem mediterrânea, era muito apreciado na antiguidade em países como o Egito, Grécia e Roma. Atualmente, é bastante difundido na culinária asiática. No Brasil seu consumo ainda é tímido e por isso pode ser mais bem explorado. O rabanete é uma planta anual, de ciclo curto, que varia de 25 a 37 dias desde a semeadura até a colheita, sendo uma boa opção para hortas escolares.
Apresenta uma raiz tuberosa (raízes espessas que acumulam substâncias de reserva da planta, da mesma forma que a cenoura e o nabo).
De sabor ligeiramente picante, o rabanete apresenta um bom teor de vitamina C, é expectorante natural e estimula a digestão. Possui baixo valor calórico e, por isso, é recomendado para dietas de emagrecimento. Em geral, é consumido in natura, em saladas ou em conservas, sem precisar descascá-lo. Cortado em rodelas, suas bordas vermelhas e centro branco dão um excelente aspecto na composição de diversas saladas. Basta usar a criatividade.
Fonte: ISLA

Nenhum comentário: