sábado, 25 de setembro de 2010

Passeio ecológico no Parque Estadual SERRA DO MAR - Santa Virgínia

Objetivos: Estimular a busca de soluções e novos comportamentos sobre a questão socioambiental. Produção de curta metragem ambiental.
Disciplinas
: Geografia e História

Envolvidos
: Alunos do 1º ano do Ensino Médio

Apoio
: Instituto Unibanco


Depois de tudo o que vimos e dos lugares por onde passamos, talvez reste ainda uma pergunta: - Por que preservar a mata atlântica?

Informações sobre o Núcleo Santa Virgínia : (12) 3671 9266 - São Luis do Paraitinga, SP

16 comentários:

Isabela Villares disse...

Olá Rosa, obrigada pela mensagem em meu blog. Adoro o trabalho que vcs desenvolvem com os alunos, parabéns pela iniciativa de tornar o mundo um pouco melhor...
Bjs e bom fim de semana.

Alexandre G. P. Alves 1B disse...

Fui escolhido para ir no passeio, gostei muito, achei legal essa experiencia, pois nunca tinha ido fazer trilha num lugar exótico. Aprendi que que temos que preservar a natureza, rios, cachoeiras, a mata e os animais. Foi um passeio incrível e foi muito legal conhecer a cidade de São Luiz do Paraitinga. Espero que outros passeios aconteçam. Muito Obrigado pela oportunidade.

Claudio Cursino disse...

Fui no passeio e gostei muito, conheci lugares que nunca tinha ido, agradeço a oportunidade e espero ir novamente. Jà estou preparando o material para produção do video. Foi tudo muito bom" :)

Luiz Felipe 1BNuc disse...

Foi a primeira vez que fui fazerr trilha e conhecer a Serra do Mar. Foi uma experiencia muito boa pois aprendi que precisamos preservar a natureza. Estou pensando em como produzir o curta metragem sobre tudo que vivenciei.

Amanda Santos 1B disse...

Foi muito bom participar do passeio, nunca tinha ido a esse tipo de passeio, apesar de ser perigoso caminhar nas trilhas, pois o dia estava chuvoso e escorregadio, ninguém caiu, tomamos muito cuidados para percorrer a trilha. Foi um experiencia ótima e agora vamos produzir um vídeo.

Wesley André 1B disse...

Achei dá hora fazer a trilha e conhecer a Serra do Mar, não imaginava que o lugar fosse tão preservado, pois moro na cidade e não tenho oportunidade de ver a mata todos os dias, nem achei que existisse lugar assim. Espero conseguir colocar no curta metragem a importancia de preservar esses lugares.

Sabrina Ramos 1B disse...

Achei o lugar lindo, não imaginava que fosse tão preservado. A serra do mar é incrivel, plantas exoticas e muitos passáros que eu nem imaginava que existisse. Agora fica mais fácil perceber a importancia de preservar lugares assim, vamos tentar colocar tudo isso no curta metragem . Foi muito especial. :)

Elisangela 1B disse...

Não conhecia a Serra do Mar, imaginava que fosse lindo e tive a oportunidade de ver que é muito mais que isso. É preciso preservar o pouco da Mata Atlantica que nos resta e o Parque tem essa finalidade.
Gostamos muito da visita e espero ter oportunidade de voltar em breve.

Mizael Brum 1B disse...

Gostei muito do passeio, morava no Sul do País e conhecia outra parte da Mata Atlantica. Gostei muito e tive oportunidade de conhecer um pouco da Serra do Mar, cachoeira maravilhosas e desfrutar de uma grande parte da natureza que não é como no dia a dia da gente.
Foi ótimo!!

Monaisa Cristina 1D disse...

Gostei muito de conhecer a Reserva Ecológica da Serra do Mar, pois tive oportunidade de conhecer coisas que no dia a dia na cidade não temos oportunidade de conhecer. É importante preservar essa reserva pois alem de ser bonito é fundamental para a vida do planeta. Agora é só fazer o documentário. Agradeço a Vice diretora Adriana Ortega, os professores que nos acompanharam e o Instituto Unibanco pela oportunidade do passeio.

Neila 1D disse...

Gostei de visitar a mata atlantica e a cidade de São Luiz, pois eu não conhecia. Meus pais estavam preocupados de me deixar ir no passeio, mas foi tudo muito tranquilo e seguro, os monitores nos conduziram na trilha ecológica e não teve perigo nenhum, os alunos até aproveitaram para tomar um banho de cachoeira. Foi muito bom. Eu nunca vi cachoeira mais linda do mundo Espero voltar outras vezes e vou aprender a nadar para aproveitar a bela cachoeira.

Matheus Bueno 1D disse...

É muito importante esses passeios na escola pois aprendemos na prática o que é conservar o meio ambiente. Não conhecia uma reserva ecológica e achei bacana ter a oportunidade de conhecer uma. Agora vamos produzir um documentário e contar tudo o que aconteceu.

Thais Fernanda 1D disse...

Amei o passeio! :)
Tive a oportunidade de conhecer lugares que eu nem sabia que existia. Os alunos adoraram e se comportaram muito bem. Fiquei impressionada com a atitude de alguns alunos que não tem interesse em aprender e lá no passeio estavam entusiamados. Visitamos a cidade de São Luiz e percebemos como o homem interfere no meio ambiente. Espero que esses passeios aconteçam outras vezes, pois amei!!

Jessiane 1D disse...

Não conhecia uma reserva ecológica e fiquei admirada do que vi, é surpreendente!! ;)

Só conhecendo de perto a natureza é que compreendemos a importancia da preservação do planeta, pois no dia a dia, na cidade, convivemos com a poluição e falta da natureza e achamos que isso é normal. Depois do passeio, pude perceber a importancia de preservar e principalmente reciclar.

A produção do vídeo vai ser feita atraves de uma entrevista com o guia da trilha.

Adorei demais o passeio e agradeço a oportunidade e principalmente o apoio do Instituto Unibanco em realização essas atividades com a gente.

Marcelo Augusto disse...

Participar de uma visita na reserva ecológica da Serra do mar foi importante para minha formação, pois na prática, na cidade, longe das reservas, não temos noção do que é preciso preservar. Já fiz trilha na Mata atlantica, mas sempre é uma experiencia nova, paisagens diferentes e deslumbrantes, foi muito bom. Agradeço a Adriana, coordenadora do Instituto Unibanco na Escola pela oportunidade de incentivar os projetos ambientais da escola.

Júlio Cesar Monteiro 2°A disse...

Professora Rosa, o passeio foi muito bom, para minha surpresa as cachoeiras foram bem mais do que uma simples, eram uma obra de arte, moldado a centenas de anos, espero que isso ocorra novamente, pois sei que este passeio pode abrir a mente de vários alunos e colocar lá dentro um pouco de preservação ambiental, passeios como estes, devem ocorrer com mais freqüência, muito bom mesmo, resumindo tudo: Magnífico...