terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Dengue

Um dos principais problemas de saúde pública no mundo, a dengue provoca anualmente de 50 milhões a 100 milhões de casos. Não há vacina para a doença, que coloca quase 40% da população global em risco.

Cientistas desenvolvem fêmeas de Aedes aegypti incapazes de voar como alternativa para conter a transmissão da doença (foto: Fiocruz)

Para combater a transmissão de dengue, um grupo de pesquisadores obteve uma nova linhagem de mosquitos na qual as fêmeas não podem voar. Fêmeas, que são o principal vetor da dengue, o Aedes aegypti, quando não conseguem voar, morrem rapidamente, reduzindo o número de mosquitos e, por consequência, a transmissão da doença, segundo os pesquisadores. Machos podem voar, mas não picam ou transmitem a doença. Os autores da pesquisa estimam que a nova linhagem pode suplantar a população nativa em até nove meses, em alternativa eficiente e que não envolve o uso de pesticidas.

Por enquanto, o melhor método para se combater a dengue é evitando a procriação do mosquito Aedes aegypti, que é feita em ambientes úmidos em água parada, seja ela limpa ou suja.
A fêmea do mosquito deposita os ovos na parede de recipientes (caixas d'água, latas, pneus, cacos de vidro etc.) que contenham água mais ou menos limpa e esses ovos não morrem mesmo que o recipiente fique seco. Não adianta, portanto, apenas substituir a água, mesmo que isso seja feito com freqüência. Desses ovos surgem as larvas, que, depois de algum tempo vivendo na água, vão formar novos mosquitos adultos.
O combate ao mosquito deve ser feito de duas maneiras: eliminando os mosquitos adultos e, principalmente, acabando com os criadouros de larvas. Para eliminação dos criadouros é importante que sejam adotadas as seguintes medidas:
- Não se deve deixar objetos que possam acumular água expostos à chuva. Os recipientes de água devem ser cuidadosamente limpos e tampados. Não adianta apenas trocar a água, pois os ovos do mosquito ficam aderidos às paredes dos recipientes. Portanto, o que deve ser feito, em casa, escolas, creches e no trabalho, é:
• substituir a água dos vasos das plantas por terra e esvaziar o prato coletor, lavando-o com auxílio de uma escova;
• utilizar água tratada com água sanitária a 2,5% (40 gotas por litro de água) para regar bromélias, duas vezes por semana*. 40 gotas = 2ml;
• não deixar acumular água nas calhas do telhado;
• não deixar expostos à chuva pneus velhos ou objetos (latas, garrafas, cacos de vidro) que possam acumular água;
• acondicionar o lixo domiciliar em sacos plásticos fechados ou latões com tampa;
• tampar cuidadosamente caixas d'água, filtros, barris, tambores, cisternas etc.
Para mais informações de medidas eficazes em residências, escolas e locais de trabalho, Clique aqui

Fonte:

Agência FAPESP , CETESB

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

É preciso mais que um ensino médio

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, recentemente divulgados, acendem o sinal amarelo para essa etapa da formação escolar no Brasil. Quase metade dos 2,6 milhões de estudantes que fizeram a prova em 2009 obteve notas inferiores aos 500 pontos estabelecidos como média pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), responsável pelo exame.
O pior desempenho foi em Matemática (57,7% dos participantes ficaram abaixo da média), seguido de Ciências Humanas, ou seja, História e Geografia (49,8% não alcançaram os 500 pontos), Ciências da Natureza, que incluem Química, Física e Biologia (48,7% também ficaram aquém da média) e Linguagens, as quais avaliam leitura e língua portuguesa (com 47% sem atingir essa mesma faixa de corte).

A verdade é que, nas quatro áreas avaliadas, os estudantes tiveram desempenho medíocre. Como poderão obter êxito na etapa seguinte, isto é, no nível superior?

Mais preocupante ainda: como enfrentarão, depois, o mercado de trabalho, cada vez mais competitivo?

Chega a ser um enigma como enfrentam, hoje, os diversos desafios da sociedade contemporânea. Os resultados do Enem refletem uma carência que tem origem ainda no ensino fundamental: não temos uma educação compatível com as demandas do mundo contemporâneo.


Leia o artigo completo do Dr. Jorge Werthein publicado
AQUI

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Começa o ano letivo - 2010

Que o ano que se inicia traga boas e novas energias, conhecimento, inspiração e muita criatividade para superar os desafios por uma educação pública de qualidade.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Tinta de terra

A Universidade Federal de Viçosa, em Minas, resgatou uma técnica antiga de produção de tintas: o uso da terra como pigmento.
A idéia de resgatar a pintura feita com terra foi do engenheiro agrônomo e professor Anôr Fiorini, especialista em solos. Segundo o professor, a tinta de solo pode durar tanto quanto a tinta convencional.
O projeto resgata a tradicional técnica do barreado, utilizada para pintar fogões de lenha, fornalhas e paredes e aperfeiçoa o processo de produção de tintas usadas em residências.
O projeto é desenvolvido pelo Departamento de Solos da UFV juntamente com oficiais pintores e membros de associações comunitárias, com o apoio do MEC com o objetivo de desenvolver uma tecnologia social com baixo custo e impacto ambiental.
Os resultados confirmam a possibilidade do uso de terra como fonte de pigmentos, bem como indicam os cuidados no preparo das tintas e das paredes.

Clique aqui para acessar o curso que ensina a fazer tinta de terra.

Veja o video do Ecoprático
Passo a Passo para fazer a tinta de terra

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Jardim Botânico de São Paulo

Os jardins botânicos são antigos; existiram na Mesopotâmia, no Egito Antigo e na América Pré-Colombiana e mantinham, principalmente, plantas medicinais que já eram objeto de estudos e observações, além de serem espaço de convívio para suas comunidades.

Um jardim botânico é um jardim que apresenta coleções de plantas vivas (maioria) ordenadas, documentadas e identificadas, aberto ao público com finalidades de educação, conservação, pesquisa, recreação e prestação de serviços, exercendo função no desenvolvimento cultural, educacional, científico e econômico.

A história do Jardim Botânico de São Paulo está repleta de tentativas frustradas de implantação e de mudanças de local de instalação, sendo os dois mais importantes na sua história: o local que abrigou o primeiro Jardim Botânico de São Paulo, entre 1799 e 1838, onde está atualmente o Parque da Luz, e o local onde está desde 1928, no Parque Estadual das Fontes do Ipiranga (PEFI). Outros jardins botânicos de São Paulo no período de 1896 a 1928 foram: Horto Botânico da Cantareira, Horto Botânico Oswaldo Cruz e Horto Botânico do Museu Paulista. A história do Jardim Botânico de São Paulo está ligada à história do Instituto de Botânica, responsável por sua administração desde sua criação.

Andar pelo Jardim Botânico de São Paulo na Zona Sul da capital paulista é entrar em contato íntimo com a natureza. O local se destaca por não ser tão procurado nem tão populoso quanto outros parques da cidade, como o Ibirapuera, também na Zona Sul. Os visitantes que não querem apenas contemplar a natureza, podem aproveitar os cursos de jardinagem.

Mas atenção, em decorrência das chuvas, um trecho do Jardim Botânico está interditado. Os acessos à Trilha da Nascente e ao Castelinho ficarão fechados até que as condições climáticas melhorem.

O Jardim Botânico de São Paulo funciona de terça a domingo e feriados das 09:00 às 18:00 horas, exceto sexta Santa, 25 de dezembro e 1º de janeiro.

Av. Miguel Stéfano, 3031 - CEP 04301-012 - Água Funda - São Paulo - SP
Fones: (0xx11) 5073-6300 ramal 225 ou 305
Fone/Fax: (11) 5073-6300 ramal 225 - (sobre o Jardim Botânico)
Fone/Fax: (11) 5073-6300 ramal 252 - (Educação Ambiental)

O que é um Herbário?

O Herbário é um conjunto de plantas preservadas, organizadas segundo um sistema determinado, e que servem como material de pesquisa para todas as áreas da ciência que utilizam os vegetais como seu objeto de estudo.

O tipo mais usual de preservação é a desidratação, obtida através da herborização. Nesse método, as amostras de plantas são secas sob pressão, entre folhas de papel absorvente, em pranchas de madeira, tecnicamente conhecidas como prensas. Amostras assim preparadas podem ser secas em estufas ou mesmo ao sol, e se mantidas posteriormente em condições de temperatura e umidade constantes, livre do ataque de insetos, podem ser indefinidamente preservadas.

Após a secagem, as plantas são afixadas em cartolinas e recebem um rótulo, onde estão anotadas todas as informações relativas ao local onde foram coletadas e a aspectos que não podem ser recuperados através da amostra, como seu hábito (árvore, arbusto ou erva) e odor e cor das flores e frutos, que se alteram com a secagem. Os herbários são geralmente mantidos por instituições de pesquisa e ensino, que se responsabilizam pela conservação, organização e manejo de suas coleções.

A organização é a característica essencial dos herbários, que possibilita a utilização de seus acervos como fonte de informações para pesquisa. Nos herbários brasileiros as amostras estão geralmente dispostas em ordem alfabética da família botânica à qual pertencem, e dentro delas, por sua vez, em ordem também alfabética de seu gênero e espécie.

Dicas para montar um herbário na escola:
Dia a Dia Educação
Editora moderna

Módulo Escola e Meio Ambiente USP

Dia a Dia Educação
Mais informações :
Jardim Botânico de São Paulo

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Curso de sabão ecológico on line


A Profª. Marisa Alves Nogueira Diaz ( marisanogueira@ufv.br) do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da UFV ( Universidade Federal de Viçosa), desenvolve um projeto de Produção de sabão com propriedades farmacológicas aliada à conscientização ambiental e sustentabilidade através da reciclagem de óleo vegetal residual.
O curso é on line, gratuito e ensina várias receitas de sabão com óleo de cozinha. Um módulo do curso é dedicado a cosmética natural, você ainda aprende a produzir sabonete medicinal, que não leva o óleo de cozinha usado, mas é muito simples de fazer.

Para fazer o curso, acesse o site da UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA
Fonte: Espaço do Produtor

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Agenda 21

A Agenda 21 pode ser definida como um instrumento de planejamento para a construção de sociedades sustentáveis, em diferentes bases geográficas, que concilia métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econônica.

A Agenda 21 Brasileira é um instrumento de planejamento participativo para o desenvolvimento sustentável do país, resultado de uma vasta consulta à população brasileira. Foi coordenado pela Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável e Agenda 21 (CPDS); construído a partir das diretrizes da Agenda 21 Global; e entregue à sociedade, por fim, em 2002.

A Agenda 21 Local é o processo de planejamento participativo de um determinado território que envolve a implantação, ali, de um Fórum de Agenda 21. Composto por governo e sociedade civil, o Fórum é responsável pela construção de um Plano Local de Desenvolvimento Sustentável, que estrutura as prioridades locais por meio de projetos e ações de curto, médio e longo prazos. No Fórum são também definidos os meios de implementação e as responsabilidades do governo e dos demais setores da sociedade local na implementação, acompanhamento e revisão desses projetos e ações.

Como participar?

Para construir a Agenda 21 Local, o Programa Agenda 21 do MMA publicou o Passo-a-Passo da Agenda 21 Local, que propõe um roteiro organizado em seis etapas: mobilizar para sensibilizar governo e sociedade; criar um Fórum de Agenda 21 Local; elaborar um diagnóstico participativo; e elaborar, implementar, monitorar e avaliar um plano local de desenvolvimento sustentável.

Além disso, para que o público possa saber mais sobre as experiências de Agenda 21 Local no Brasil, o MMA criou o Sistema Agenda 21 – um banco de dados de gestão descentralizada que permite o compartilhamento de informações.

Onde ocorre?

A Agenda 21 Local pode ser construída e implementada em municípios ou em quaisquer outros arranjos territoriais - como bacias hidrográficas, regiões metropolitanas e consórcios intermunicipais, por exemplo.

Quem participa?

Para que uma Agenda 21 Local seja constituída, é imperativo que sociedade e governo participem de sua construção.

Fortalecimento de processos de Agenda 21

O MMA apóia os processos de Agenda 21 Local e conta com a parceria da Rede Brasileira de Agendas 21 Locais, cujo objetivo geral é fortalecer a implementação de Agendas 21 Locais mediante o intercâmbio de informações e o estímulo à construção de novos processos.

Mais informações:
MMA

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Flow: Pelo Amor à Água - 2008

(EUA, 2008, 83min. - Direção: Irena Salina )
No início do século XXI, o mundo vive uma crise de água sem precedentes. Nosso bem natural mais valioso está sendo constantemente poluído, e a água potável privatizada por um emergente cartel internacional. Cientistas e ativistas analisam o crescimento vertiginoso da crise, indicando suas questões políticas e econômicas e apontando os principais responsáveis, entre empresas e governos. Mas nem tudo está perdido: um grupo de pessoas e instituições dedica-se a encontrar soluções práticas, desenvolvendo novas tecnologias e transformando-se em exemplo para uma possível virada global.

Mais informações
: Docverdade
Youtube

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Tempo

És um senhor tão bonito Quanto a cara do meu filho Tempo tempo tempo tempo Vou te fazer um pedido Tempo tempo tempo tempo
( Caetano Veloso )
2007 2008 2008
2009
2009
Fevereiro 2010

Prêmio Jovem Cientista abre inscrições


Estão abertas até 30 de junho as inscrições para a 24ª edição do Prêmio Jovem Cientista. Este ano o tema será “Energia e meio ambiente – soluções para o meio ambiente”.
O prêmio – que foi criado em 1981 – é uma parceria entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Grupo Gerdau, a Fundação Roberto Marinho e a Eletrobrás. O prêmio pretende incentivar a pesquisa brasileira com temas que busquem soluções para problemas encontrados no cotidiano.
São premiados, anualmente, os três primeiros colocados nas categorias Graduado, Estudante do Ensino Superior e Estudante do Ensino Médio, e seus respectivos orientadores. Na categoria "Mérito Institucional" são distinguidas uma instituição de ensino superior e outra de ensino médio.
Os três primeiros colocados receberão R$ 20 mil, R$ 15 mil e R$ 10 mil, respectivamente. Os estudantes do ensino superior receberão R$ 10 mil, R$ 8,5 mil e R$ 7 mil, enquanto os vencedores do ensino médio ganham computadores e impressora.
Além disso, os três primeiros das categorias Graduado, Estudante do Ensino Superior e Estudante do Ensino Médio poderão receber bolsas de estudo do CNPq, desde que atendam aos critérios normativos. E o primeiro colocado dessas categorias participará da 62ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em 2010, com o objetivo de expor suas pesquisas.
Assim como na edição anterior, também serão concedidos R$ 30 mil para cada instituição vencedora na categoria "Mérito Institucional" e o pesquisador homenageado com "Menção Honrosa" receberá R$ 15 mil e uma placa alusiva.

Mais informações: Jovem Cientista

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Nas Terras do Bem-Virá (2007)

(Brasil, 2007, 111min.- Direção: Alexandre Rampazzo)
Trabalhadores sem opção de sobrevivência em seus estados partem para a Amazônia, no Pará, para trabalhar nas fazendas iludidos pelo sonho de se poder conseguir o sustento de suas famílias. Mas a realidade é outra, grande parte não volta mais, torna-se um contingente de trabalhadores escravos, inseridos em um ciclo vicioso de trabalho e dívida com seu patrão. Após serem explorados durante décadas, muitos tornam-se indigentes. Muitos dos que tentam escapar desse sistema, são assassinados.
Para fazer frente a isso, surgem os grupos sociais, como o Movimento dos Sem Terra, a Pastoral da Terra e personalidades internacionais, como Dorothy Stang, que enfrentam o poder dos fazendeiros, políticos corruptos, assassinos e a mídia tradicional.

Fonte
:
Docverdade
Youtube

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Experimentos saborosos interessantes

Imagem: Valenti Angelo

Suco da luz do sol

Coloque 2 maçãs picadas sem sementes no liquidificador. Bata com a ajuda de um pepino como socador para auxiliar a extrair o líquido que mora dentro dos vegetais. Acrescente um punhado de grãos germinados, folhas verdes comestíveis: couve, chicórea, hortelâ, o legume e a raiz escolhida na proporção indicada, variando as hortaliças sempre que possível e privilegiando as de produção orgânica. Coe num coador de pano e beba logo em seguida. E se delicie com a força da energia vital!

Como germinar grãos:

Colocamos de uma a três colheres de sopa de grãos num vidro e cobrimos com água limpa.
Deixamos de molho por uma noite (8 horas).
Cobrimos o vidro com um pedaço de filó e prendemos com um elástico. Despejamos a água e enxaguamos bem sob a torneira.
Colocamos o vidro inclinado num escorredor num lugar sombreado e fresco Enxagüamos pela manhã e à noite. Nos dias quentes é preciso lavar mais vezes Os grãos iniciam sua germinação em períodos variáveis. Em geral estão com a sua potência máxima logo que sinalizam o processo do nascimento, quando ficam prontos para serem consumidos.

Sugestões de sementes:

Todas as sementes comestíveis, tanto pelo homem como pelos pássaros: girassol, painço, niger, colza, aveia, trigo, linhaça, arroz, centeio, gergelim, grão de bico, amendoim, lentilha, nozes, castanha do Pará, amêndoas, ervilha, feno-grego, etc.

Veja o Vídeo



Mais informações:
Ana Branco - PUC RIO

Aproveitamento integral dos alimentos


O estilo de desenvolvimento econômico estimula o desperdício. A forma mais comum de desperdício caseiro é a distorção no uso dos alimentos. Cascas, talos, sementes... Pouca gente sabe, mas algumas partes dos alimentos têm grande valor nutritivo! São ricas em vitaminas (especialmente A e C), além de ferro, potássio e outros nutrientes. Ou seja, aproveitar integralmente os alimentos significa mais do que economia. Significa usar os recursos disponíveis sem desperdício, reciclar, respeitar a natureza e utilizar os alimentos de forma sustentável.

Mais informações:
Receitas:

Apostila com receitas de aproveitamento de alimentos Mesa Brasil - Sesc

Sites: