sexta-feira, 23 de março de 2012

Monitoramento da qualidade da água - Córrego Cambuí

Em comemoração ao Dia Mundial da Água preparamos uma atividade de  monitoramento  da qualidade da água do Córrego Cambuí, ou Ribeirão dos Putins, como é conhecido pelos alunos.
O Ribeirão Cambuí que corta a região sudeste de São José dos Campos, SP, já passou por várias inundações, provocando consequências que refletem na qualidade de vida dos nossos alunos. 
A impermeabilização dessa área em virtude da ocupação rápida e desordenada altera o comportamento das água do córrego, diminuindo a porcentagem da água que infiltra no solo.
A bacia do Ribeirão Cambuí tem área de 49,5 km2 e faz parte dos afluentes da margem direita do rio Paraíba do Sul, localizado no perímetro urbano de São José dos Campos.
Monitorar a qualidade da água é uma proposta para nossos alunos  refletirem como os  hábitos cotidianos interferem no meio em que vivemos e encontrar soluções através de práticas adotadas pela educação ambiental que  está definido na Lei Nº 6.938/81, “a educação da comunidade, objetivando capacitá-la para participação ativa na defesa do meio ambiente” e reiterar as iniciativas do poder público local de encontrar apoio da comunidade para o seu gerenciamento ambiental.



Nenhum comentário: