sábado, 21 de abril de 2012

Monitoramento da água do Córrego Cambuí





O  monitoramento da água do Córrego Cambuí, que percorre cerca de 50 km² do nosso  município  e passa pelos bairros onde residem vários alunos da nossa escola, como a  Vila Adriana, Jardim São Judas Tadeu, Vila  Iracema, Jardim Santo Onofre, Jardim São Leopoldo, Jardim Santa Fé, Jardim do Lago, Jardim Santa Rosa, Jardim Santa Luzia e Jardim Santa Júlia, é importante para conscientizar os estudantes a Iniciativas  que buscam reduzir desperdícios e preservar o córrego, pois  não basta monitorar a qualidade da água, é preciso conscientizar a população para a importância de determinadas práticas que ajudam na preservação dos recursos hídricos.

O Bairro Jardim do Lago, por exemplo, sofre muito com as inundações. Em 2008, num só dia, mais de 200 famílias foram atingidas pela chuva, pois o bairro está em  uma  área  de várzea que faz parte do leito inundável do Córrego Cambuí.  O problema desse tipo de ocupação em áreas irregulares aumenta a cada dia e coloca a população em situação de risco causando  perdas materiais, contaminação por doença, como a leptospirose,  além do crescimento da  degradação  ambiental.

Para minimizar esses problemas, é necessário  um trabalho de sensibilização, que começa na escola, envolve a comunidade e desperta  um postura consciente de novas atitudes.

Hoje monitoramos dois pontos do Córrego e com ajuda de outras escolas vamos ampliar o monitoramento em outros bairros. Nosso objetivo é monitorar todo o percurso do Cambuí. 

Apoio: WWMC

Nenhum comentário: