segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Dia Internacional da Língua Materna

Em 2011, o Dia Internacional da Língua Materna destaca o enorme potencial das novas tecnologias de comunicação e informação para a preservação e  a documentação das línguas ameaçadas.

É importante a preservação e a documentação das línguas indígenas ameaçadas no Brasil porque  cada língua reúne um conjunto de conhecimentos de um povo, saberes únicos. Assim a perda de qualquer língua é, antes de tudo, uma perda para toda a humanidade.

Quando falamos de línguas indígenas no Brasil,  a primeira coisa que se pensa é que todos os povos falam TUPI. Isto não está correto. O Tupi é um tronco linguístico e não uma língua. Esta confusão acontece porque muitas palavras do vocabulário brasileiro têm origem nas línguas da família Tupi-Guarani. Além disso, existe mais de 180 línguas e dialetos indígenas no Brasil!

Você imaginava que eram tantas assim?


Mais informações sobre as línguas indígnenas no Brasil AQUI

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Campanha ENO Mudanças Climáticas 2011

Adolescentes discutem mudanças climáticas no Brasil e no Mundo




O mascote da campanha é o sapo Frank que luta contra as mudanças climáticas registrando as promessas das pessoas para que mudanças no nosso comportamento possa ajudar a diminuir as emissões sem prejudicar a nossa qualidade de vida.



No Brasil, estudantes da Escola Dinorá Brito aproveitaram para refletir sobre a Amazônia, que em 2010 viveu a  maior estiagem do século. A falta d’água e a morte de árvores fez com que a floresta deixasse de ser uma importante capturadora de carbono para se tornar uma grande emissora.


A seca de 2010 atingiu 57% da floresta amazônica, totalizando 3 milhões de quilômetros quadrados, o equivalente a mais de 740 milhões de campos de futebol. Milhares de árvores foram mortas
(fonte: Ciência Hoje)

Só para ter uma ideia, o período de seca na floresta têm um impacto negativo no ciclo de carbono e no clima do planeta, em condições normais, a floresta amazônica atua como uma grande esponja que absorve anualmente cerca de 0,4 bilhão de toneladas de carbono da atmosfera.

Mais informações


Fonte: ENO BRASIL

Dia Mundial da Justiça Social



Com 80% das pessoas do mundo sem proteção social adequada e as desigualdades globais em crescimento, as Nações Unidas pedem uma nova era de justiça social que ofereça serviços básicos, empregos remunerados decentemente e garantias para os pobres, vulneráveis e marginalizados. “A justiça social é mais do que um imperativo ético, é um alicerce para a estabilidade nacional e a prosperidade global,” disse o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon. Leia a reportagem completa AQUI



Nós podemos é  uma iniciativa da sociedade civil, composta por empresas, governos e organizações sociais para envolver toda a sociedade e os governos no cumprimento dos ODMs. Na prática, o Movimento reúne iniciativas sociais espontâneas, de diferentes setores da sociedade brasileira.
DIRETRIZES do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade





sábado, 19 de fevereiro de 2011

Curso online - Floresta Amazônica e as Mudanças Climáticas


O Curso online A Floresta Amazônica e as Mudanças Climáticas é gratuito e pode ser concluído em menos de duas horas. São cinco sessões com áudio, gráficos, fotos e vídeos.

Eu vou fazer o curso e você?

CLIQUE AQUI para começar

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Cartilha sobre mudanças climáticas



Está disponível para download a nova edição da cartilha Perguntas e Respostas sobre Aquecimento Global do IPAM. A publicação atualiza informações sobre o tema das mudanças climáticas e apresenta todo o histórico de negociações até a COP16, realizada no final de 2010 no México. A quinta edição da cartilha produzida pelos pesquisadores do IPAM traz como novidade as definições atualizadas sobre o mecanismo de Redução de Emissões pelo Desmatamento e Degradação (REDD) que começa a ser implementado pelos países signatários da Convenção do Clima da ONU.

Formatura 2010

"Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar, é também criar laços de amizade, é criar ambiente de camaradagem, é conviver, é se amarrar nela. Ora, é lógico... numa escola assim vai ser fácil estudar, trabalhar, crescer, fazer amigos, educar-se, ser feliz."   (Paulo Freire)

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Agente Socioambiental - Curso Gratuito SENAC

Curso de Formação Inicial e Continuada

O curso é dirigido a pessoas com interesse em desenvolver projetos socioambientais locais em organizações públicas, privadas e do terceiro setor. O participante aprende a elaborar projetos em comunidades, planejando e implementando ações socioambientais coletivas para a solução de problemas locais e indução de mudanças nas realidades econômicas sociais e ambientais.
Local: SENAC São José dos Campos

Rua Saigiro Nakamura, 400 - Vila Industrial
Telefone:(12) 2134-9000 / 2134-9034 (Helen Rose)

Maiores Informações sobre o curso - TEL.: 2134-9034 c/ Helen Rose - SENAC SJC

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

COEP promove oficina online sobre Voluntariado Ambiental

O site Mobilizadores COEP vai realizar, em duas edições, a oficina online "Voluntariado Ambiental". A oficina abordará os conceitos de Voluntariado, Desenvolvimento Local e Agenda 21, como fundamentos para a elaboração e planejamento de ações voluntárias na área socioambiental, com ênfase em uma prática de desenvolvimento local. A atividade é voltada para estudantes, ambientalistas, técnicos e demais interessados na temática.
As inscrições para a oficina online podem ser feitas de 3 a 9 de fevereiro, pelo e-mail treinamentogrupos@gmail.com.
Para participar é preciso estar cadastrado no site. O processo é simples e rápido. Basta acessar o site (www.mobilizadores.org.br) e clicar em “Seja um mobilizador”.
Os inscritos que lerem o material de apoio e deixarem perguntas e/ou comentários reflexivos no minifórum da oficina receberão um certificado de participação emitido pela Rede Mobilizadores COEP.

Mais informações no Site: MOBILIZADORES COEP - Uma rede de incentivo ao exercício da cidadania