terça-feira, 13 de maio de 2008

4 estações ?


As imagens do post “Seja Criativo...” compõem a coleção “As quatro estações", de Giuseppe Arcimboldo , que nasceu em Milão ,Itália, no ano de 1527 e é considerado um dos mais célebres representantes do maneirismo.

Não tem como negar, o olhar é de surpresa, espanto, estranhamento... os olhos procuram uma pista para entender as imagens e montar o quebra-cabeças.

Arcimboldo produziu a série “As Quatro Estações” em 1563. Suas pinturas mostram composições de frutas, legumes, flores e objetos exóticos que, olhados com atenção, nos permite entrever figuras humanas.

O toque de mestre do pintor foi utilizar, em cada tela, elementos que correspondessem ao tema retratado; assim, “A Primavera” é composta basicamente por flores, “O Verão”, por frutas próprias dessa estação, “O Outono”, por folhas e frutas dessa época do ano e “O Inverno”, por uma "árvore sem folhas".

O tema das “Estações do Ano” foi para exemplificar como a Ciência e a Arte sempre estiveram presentes na cultura humana.

Há muito tempo, os seres humanos perceberam o ciclo da natureza, que se repete regularmente, através das chuvas, das cheias, das flores, frutos, calor e frio. Essa repetição sempre possibilitou a previsão do tempo, das chuvas e das colheitas que permitiam a produção do alimento para a subsistência da vida.

Como podem perceber, com o passar do tempo, a interferência do homem na natureza tem alterado esse ciclo, prejudicando o equilibrio da vida no planeta.


Pergunto, como Giuseppe Arcimboldo reproduziria as “4 estações” nos dias de hoje?



43 comentários:

Anônimo disse...

Bem...vai aí o primeiro comentário de "4 estações" rsrs e será também o meu primeiro comentário nesse blog...Quero parabenizar á todos que estão por trás desse projeto "Mão na Terra" e desse blog que conheci através da minha namorada, mesmo eu não estudando nessa escola a Ariane me falou sobre o projeto da professora Rosa e tudo o que tem sido feito até agora...É isso aê 'mão na massa'ops...'mão na terra' e Boa Sorte a todos nessa empreitada!!!

* Alex *

Eddson disse...

Vou deixar um comentário logo logo...!!!

Eddson disse...

Como Seriam as "4 estações" de Arcimboldo, Hoje??

Hoje, as estações estão "desorganizadas", em decorrência do aquecimento globalo, por isso ouve-se por aí a expressão:"O tempo está doido!", essa expressão refere-se ás mudanças na temperatura e no clima, que por sua vez causam catástrofes, extinções e outras consequências não-agradáveis, muito menos boas.
As figuras de Arcimboldo, hoje, seriam bem diferentes das já existentes pois muitas vezes p inverno tem dias quentes, assim como o verão tem dias frios; Na primavera a temperatura é mais alta que o normal e no outono, o frio é maior q o normal e esperado.
Por isso o aquecimento global vem "mudando" a cara do planeta.

Anônimo disse...

Antigamente o agricultor precisava observar muito as 4 estações para produzir os alimentos. Atualmente o agricultor não precisa mais ficar observando as estações para plantar e produzir seus alimentos, ele usa a biogenética para plantar frutas, legumes e plantas. O aquecimento global tem grande influência sobre o clima e com isso não sabemos indentificar em qual estação estamos. Então, as imagens do Arcimboldo seria completamente diferente hoje.

Anônimo disse...

FALA PESSOAl!!!
Falar sobre as modificações que a natureza vem sofrendo por interferência do homem é muito complexo, pois o homem com sua busca pela perfeição e facilidades vem destruindo gradativamente o mundo em que vive...
AS ESTAÇÕES: como poder falar?
Hoje são impercepitiveis as caracteristicas das estações, cada estação hoje é marcada pela confusão do clima e das caracteristicas de outras estações...
Ou seja, o homem modifica-se e modifica também o seu mundo...
VOCÊ TEM CONTRIBUIDO PRA QUE?

Anônimo disse...

Hoje as estaçoes estão "desorganizadas"com o aquecimento global,o clima esta mudando cada vez mais"o tempo estar doido" essa expressão refere_se as mudanças na temperatura e no clima que por sua vez causam catastrofes e outras consequencias.As figuras de Arcimbolo seria muito diferentes iri expresar ideias diferentes iria trocar as coisa poderia trocar folhas de arvores por fios de computador poderia colocar mitas outras coisas as estaçoes seria expressadas de maneira diferente muito diferente...Renata oliveira dinorá

Anônimo disse...

O COMENTÁRIO ACIMA É MEU
ANDAINA

Anônimo disse...

Nos dias de hoje, as estações vem sendo diferentes, o aquecimento global vem modificando as temperaturas das estações. Como por exemplo na estação do inverno á calor, na primavera não há tantas flores, no verão há chuvas fortes, no outono faz frio. Antigamente para que podessemos colher certos frutos, tinhamos q esperar a estação certa. As flores só eram bonitas na primavera, mas hoje, podemos colher os frutos fora da estação correspondente, e as flores também. Pq normalmente é colocado nos frutos agrotóxicos p possam crescer mais rápido e nas plantas ocorrem o mesmo. Em qualquer estação sempre haverá frutos e plantas.
O Arcimboldo definiria em suas pinturas alterações, ocorreria em todas as telas uma semelhança, pq as estação estão indefinidas, pois tudo isso esta relacionado ao clima.

Anônimo disse...

na epoca em que arcimboldo desenhou as ifuras ,em torno do seculo xv ,a biodiversidade era enorme e tinha um clima regular.mas hoje com a interversao do homem na natureza a biodiversidade esta sofrendo um grande declinio,provocando um desaparecimento de especie animais e vegetais no planeta.
se arcimboldo fosse fazer os desenhos hoje o outono ,primavera,verao nao teria essa a diversidade de plantas ,frutas,vegetais e etc....
e o inverno seria mais seco.

Anônimo disse...

O inverno seria quente ou frio, com plantas resistentes, pois o homem vem interferindo na tecnologia e mudando completamente a biodiversidade.
A primavera está dividida. Hoje ela está indefinida. As vezes flores, as vezes, galhos secos. E a floridão do mundo está se acabando. Com a interferencia humana o solo vem sendo prejudicado, as flores q existem estão sumindo no meio de nossos atos e até a destruição de vários habitats. O verão está bem diferenciado, o que era p ser sol está se alagando em chuva ou em frio, pois o aquecimento global esta esquentando cada vez mais o globo terrestre e o fator principal é o clima. O clima indefinido faz com q o outono seja frio e q ao vizualizarmos o mundo podemos perceber q arvores ainda estão com folhas, flores, e outras completamente secas. Enfim, a interferencia do homem mudou as 4 estações de Arcimboldo para percebermos isso, basta prestarmos atenção no clima.
As figuras mostram isso. Muito interessante!

Anônimo disse...

Hoje em dia,as estações do ano já não tem o mesmo clima que tinha antes.Ultimamente quando é inverno aparece vários dias de sol,e quando é outono temos vários dias de chuva e muito frio.Enfim, nós já não temos estações definidas.A tecnologia influencia o mundo de hoje,pois antigamente o principal fator que era essencial na agricultura era o clima.Só haviam certos alimentos em determinadas épocas do ano.Hoje o homen criou a biogenética.Planta e colhe quando quer.Isso ao mesmo tempo que torna-se bom também é ruin.Então, as 4estações de Arcimboldo seria totalmente diferente.Vamos considerar um exemplo:Na figura de inverno existem galhos secos,e poucas folhas,etc.Essa figura nos dias de hoje teria uma claridade por causa do sol, teria algo que representasse as enchentes,teria algo que representasse o desmatamento,etc.
O mesmo serve para outras figura.Então,essas figuras podem ter outras imagens novamente daqui alguns anos.O modo que o mundo vai ficar depende de nossas atitudes,depende do que nós vamos fazer.

Anônimo disse...

... Nos dias de hoje, seria representado em figuras imersas, por exemplo: inverno: massa de ar quente , verão: muitas chuvas e as vezes frio. Primavera: poucas flores e Outono: frio.
Tudo isso por causa do efeito estufa. Os gases q compoem a atmosfera retem no planeta parte do calor recebido do sol provocando o efeito estufa. Suas consequencias provocam elevações da temperatura média da terra. Se continuar assim, até 2100 haverá um aumento entre 1,1C e 2,9C na temperatura. A pior situação preve um aumento entre 2,4 C e 6,4 C.
E se o pintor representasse nos dias de hoje, seriam todos semelhantes.

Anônimo disse...

Bom, nos como "estudantes" hoje, somos a proxima geração!!!
Mas no momento tudo tudo está errado, pois a biodiversidade( é responsavel pela evolução e pela manutenção da vida em todos os lugares)mudou, não somente isso, como tambêm: o clima , o aquecimento do planeta, extinçoês de animais, etc.
Antigamente era fator determinante para conseguir uma colheita farta, mas hoje em dia , não é bem assim, pois a biogenética está presente na agricultura.
O artista Arcimboldo, teve um modelo nas quatros estações: inverno, primavera, verão e outono. Ele nos mostra que o inverno é representado por árvores com galhos secos, a primavera está tudo florido, verão por frutas(que seriam uma colheita farta) outono seria frutas tipicas.
Mas, hoje em dia não é possivel reconhecer as estações, pois no inverno esquenta, verão chove e as estações não era assim como antigamente, na minha opinião o homem "hoje" está mais ganancioso pelo poder, so pensam em si mesmo. Se Arcimboldo fosse desenhar as quatros estações hoje, não é necessario ele desenhar para que possamos ver, pois nos estamos sentindo a diferença.
Tudo mudou, mais podemos reverter esse quadro, não só uma pessoa fazendo sua parte mas todos, quem não gostaria de voltar ao passado e sentir na pele verdadeiramente as estações do ano.
Mas não sabemos ao certo se é o fim, Arcimbolde em sua opinião, como que ficaria essa imagens, visando as quatro estações do ano hoje?













André Felipe 3ºA

Anônimo disse...

Hoje em dia, impossivel definir as 4 estações do ano, devido a degradação do meio ambiente. A agricultura do sec.xxI recorreu a genética para desenvolver alimentos resistentes as mudanças climaticas. Hoje, Arcimboldo , poderia fazer apenas uma pintura, contendo todas as estações do ano, devido ao clima indeterminado.

Anônimo disse...

Antigamente o fator determinante para a agricultura era as estações do ano e o clima.Cada época era destinada para o cultivo de uma determinada espécie seja ela,alimentos ou flores.
Hoje em dia com a ação do homem no meio ambiente foram causados alguns danos que inteferiam na agricultura,a poluição por exemplo que é um problema social que vem agravando a questão sobre o aquecimento global,pois o aquecimento do sistema climático está evidente nas observações dos aumentos das temperaturas médias globais do ar,do oceano,do derretimento generalizado da neve,do gelo,da elevação do nível global médio do mar que prejudica a agricultura fazendo com que ocorra avariação de temperatura.
Agora com o avanço da tecnologia a biogenética permiiu-nos fazer plantações independente do clima,então ARCIMBOLDO poderia representar as quatros estações com uma variedade mais extensa e também com novas espécies como os transgênicos.

Anônimo disse...

Arciboldo descreveria o inverno, hoje, como uma estação não tão fria como antigamente.
O verão, com uma temperatura mais elevada do que o normal.
A primavera, as flores não nasceriam tão bonitas como antes, devido as mudanças climáticas.
O outono, acabaria sendo confundido um pouco com o inverno, se misturando.
Por causa das mudanças climáticas, as estações, outono, inverno, primavera e verão, não são mais assim. Por exemplo: em um dia você pode viver várias estações.

Anônimo disse...

Na nossa opinião se Arcinbold tivesse vivo ele pintaria seus quadros totalmente diferente ex:no verão ao invéz de colocar legumes e frutas ele colocaria legumes e frutas que chaman mais a atenção tipo a cor vermelha, na primavera colocaria mais flores e mais folhagens.Já no outono em vez de por algumas frutas e legumes bons eles colocariam frutas e legumes murchos .No inverno acho que colocaria sim uma arvor,mais uma arvore caida no chao meio morta por causa da devastação .Se o arcimbolo estivesse realmente vivo penso que ele pintaria seus quadros com tristeza no coração por um mundo que foi totalmente destruido pelo homem.

Anônimo disse...

♥Achamos que Arcimboldo descreveria o inverno hoje como uma estação nao muito fria,porque nao esta tao frio como antigamente,por causa das mudanças climaticas.
O outono ele descreveria como uma estação variável,por que o tempo varia muito dias quentes e frios.
O verão ele descreveria como uma estação muito quente acima do normal,e que as pessoas abusam usar roupas mais leves e comfortáveis.
A primavera ele descreveria como uma estação cheia de flores,frutos e etc.uma estação mais alegre com o clima mais quentes do que frios.
Achamos tambem que o clima esta muito diferente do clima de antigamente por causa das variações climaticas.♥
bjos
♥♥jéssica e Mariana♥♥

Anônimo disse...

O verão seria quente, numa temperatura entre 35 a 40 graus e com poucas chuvas.
Mas na verdade, o climanão está desse jeito por causa do efeito estufa.
O outono seria com poucas folhas caindo e a tempratura mais ou menos.
Mas o outono está sensdo frio e chuvoso.
O inverno seria muito frio, mas com poucas chuvas.
A primavera seria com muitas chuvas e poucas flores.
E tudo isso por causa das mudanças.

Anônimo disse...

♥ Ele teria uma visão mutio diferente ,pois as coisas mudaram.Naquele tempo nao havia meios de conhecer o mundo de uma maneira prática e rápida.
Hoje em dia sabemos tudo sobreo que acontece emcada quanto do mundo.Temos conhecimento de culturas,informações sobre o cotidiano.
Mas no dia de hoje esta acontecendo um grave problema o efeito estufa que esta prejudicando o meio ambiente ,prejudicando as temperaturas e os proprios seres humanos.♥
♥ E com isso esta prejudicando as estações do ano♥!!!

Rosa Sousa disse...

Oi gente!!! Lembrando que a Terra se movimenta no espaço... Como exemplo de movimentos da Terra no espaço, podemos citar o de rotação e o de translação, cujos efeitos sentimos no nosso dia a dia.

O movimento de rotação é aquele que a Terra faz ao girar em torno do seu próprio eixo. Esse movimento é realizado de oeste para leste e tem duração aproximadamente de 24 horas. É graças a ele que existe o dia e a noite, uma vez que o movimento rotativo expõe gradativamente partes do planeta ao Sol, na mesma medida em que oculta as partes que lhes são opostas.

A rotação da Terra provoca a impressão de que o Sol se movimenta de leste (nascente) para oeste (poente). Essa ilusão é conhecida como Movimento Aparente do Sol (MAS). É aparente, como já dissemos, porque não é o Sol que se movimenta, mas a Terra.
Translação e as quatro estações
Já o movimento de translação é aquele que a Terra faz girando ao redor do Sol, de oeste para leste. Esse percurso ou órbita tem uma forma elíptica e dura 365 dias, cinco horas e 49 minutos e dois segundos, ou seja, um ano. É o movimento de translação da Terra o responsável tanto pelas estações do ano, quanto pelo ano bissexto.

As estações do ano decorrem durante cerca de três meses, nos quais as diferentes regiões da Terra recebem menor ou maior quantidade de irradiação solar, de acordo com a inclinação do planeta em sua órbita ao redor do Sol. Toma-se como ponto de referência a linha do Equador para se observar onde e com que intensidade os raios solares incidem sobre os diferentes locais da superfície terrestre.

As estações do ano estão diretamente relacionadas ao desenvolvimento das atividades humanas, como a agricultura e a pecuária. Além disso, determinam o tipo de vegetação e clima de todas as regiões da Terra. E são opostas em relação aos dois hemisférios do planeta (Norte e Sul). Quando no hemisfério Norte é inverno, no hemisfério Sul é verão. Da mesma maneira, quando for primavera em um dos hemisférios, será outono no outro. Isso ocorre justamente em função da posição que cada hemisfério ocupa em relação ao Sol naquele período, o que determina a quantidade de irradiação solar que está recebendo.

Durante o inverno, as noites são tanto mais longas, quanto mais o Sol se afasta da linha do Equador. É esse afastamento que faz as temperaturas abaixarem. Já durante o verão, os dias são tanto mais longos, quanto mais o Sol se aproxima da linha do Equador e dos trópicos. Por isso, as temperaturas se elevam. No outono e na primavera, os dias e as noites têm a mesma duração.
No site do INPE tem muita coisa interessante sobre o assunto:

http://www.das.inpe.br/divulgacao/estacoes.html

Anônimo disse...

Bom o projeto e muito bom*

sao 4 estaçoes

primavera verão outono e inverno

O verão seria quente, numa temperatura entre 35 a 40 graus e com poucas chuvas.
Mas na verdade, o climanão está desse jeito por causa do efeito estufa.O outono, acabaria sendo confundido um pouco com o inverno, se misturando.
Por causa das mudanças climáticas, as estações, outono, inverno, primavera e verão, não são mais assim. Por exemplo: em um dia você pode viver várias estações.

pois estou gostando desse projeto

e ensina as pessoas cuida do seu proprio lugar e que o ser humana ñ pode destruir a natureza.

cada um por si.


Pois o projeto da profª rosa e tudo o que tem sido feito agora*

um projeto muito bom* exelente

tah de parabens....


[Mão na terra e uma Boa sorte.


depois eu falo mais.. um pouco xaau. :)

Anônimo disse...

elementos que estão perfeitamente configurados nos quadros de arcimboldo, se pintados hoje, estariam desordenados , devidos ao descontrole climático do mundo atualmente causados pelo efeito estufa

Anônimo disse...

oi
sou o renan e venho falar sobre este assunto.

aqui ja deixei um comentario falando da cisterna da escola.agora observei a outra pagina e achei interessante sobre as figuras mostradas. eu acho que a figura do inverno seria mais disfigurada porque em boa parte das regioes esta com a temperatura elevadissima. No verão, seria um pouco mais figurada, com elevação da temperatura e o calor deixando uma boa parte dos litorais mais tropicais. Outono, seria mais florido por causa das vegetações e do crescimento das arvores por causa da biogenética e a primavera muito mais florida que o outono.

Anônimo disse...

Com a influência do homem na natureza,causando o impacto ambiental,sera impossivel afirmar que ainda exista "as quatros estações" . Se Arcimboldo estivesse vivo ele representaria o verão dos dias de hoje com sol e tempestades. O outono seria com arvores floridas e muitos ventos.O inverno seria com neblina ao amanheçer, sol entre nuvens e frio intenso ao anoitecer.A primavera seria com dias quentes, árvores floridas e chuva fraca ao entardecer.
Na verdade,fica dificil dar caracteristicas às estações nos dias de hoje, pois o clima esta tão modificado que é possivel ter as quatros estações no mesmo dia.Estas são uma das conseqüências causadas pelas atitudes do Homem.

Anônimo disse...

seria diferente por que hoje o mundo tem mais informação para ele poder pintar.

Anônimo disse...

Seria muito diversificada, pois cada estação teria um pouco da característica de cada um, se pararmos para prestar a atenção no nosso dia a dia cada dia terá um pouco de cada estação, nas manhãs o inverno e o outono deixariam o dia com neblina e muito frio, no começo da tarde estaria em clima de outono. A tarde seria o verão com o sol brilhante com extremo calor que toma conta da tarde. Seria muito complicado para o pintor reproduzir as 4 estações tendo como inspiração os dias de hoje.
Gostei muito da atividade .

Anônimo disse...

Ele teria dificuldade de expressar o mundo de hoje, porque o aquecimento global interferiu um pouco nas estações do ano.Eu gostei do jeito que ele tem de expressar as 4 estações do ano.

Nathallie

Anônimo disse...

Seria diferente, porque hoje em dia temos muita poluição, desmatamento e muita tecnologia, hoje com a tecnologia ele teria mais informações e a criatividade ao pintar os quadros.

Anônimo disse...

seria diferente porque antes ele fazia tudo lindo,bonito,mais se fosse hoje el seria muito mais criativo .Porque quausa das comunicaçôes e tecnologia

Anônimo disse...

Ele não teria como se expressar, por que cada ano, as estações são diferente,´por causa do aquecimento global, atrapalhou o jeito das estações se expressarem.
Eu gostei muito das figuras, porque ele expressou sua capacidade através das 4 estações do ano.

Taliane

Anônimo disse...

As quatro estações seria uma natureza semi-morta, por causa do desmatamento, mesmo se ele tivesse na parte mais preservada do mundo ele veria por causa donovo mundo moderno.

Anônimo disse...

Ele seria na minha imaginação lindo
porque tem folhas,árvores, flores coisas lindas,que nos desse até gosto de ver porque faz parte das nossas quatro estações outono,
inverno,verãoe primavera.
É diferente antes e agora ,porque
hoje ele iria ser mais criativo,
mais desenvolvido,e eu acho que antes ele não teve muitas idéias,
agora com mais técnologia ele teria
mais acesso as informaçoes.

Anônimo disse...

Com as mudanças climáticas em todo o mundo, o Aramboldo teria dificuldade para representar as 4 estações, por causa do aquecimento global, isso é o preço, que a sociedade moderna paga. A obra dele traz para nós de como era as estações sem a interferência do homem.

Anônimo disse...

Arcimbodo faria um desenho muiton triste pois estamos vivendo com muita poluição e desmatamento.

Anônimo disse...

Arcimboldo faria um desenho muito triste pois estamos vivendo com poluição e desmatamento.

Unknown disse...

Ele pintaria diferente, pior, as coisas mudaram, e, a paisagem que era bela, passou a ser feia e sombría, de forma que o homem contribuiu muito nessa transformação, pois ele vem prejudicando o meio ambiente.ssizr

Anônimo disse...

eu acho se ele estivesse vivo hoje,
seria diferente,porque antigamente era tudo diferente as coisas nao era como sao agora,porque ele vem desmatando a natureza

Unknown disse...

Ele pintaria diferente, pior, pois a natureza vem sendo desmatada pelo homem, e assim ela ficaria mais feia

Anônimo disse...

ser criativo e mtu da hora..ele foi mtu criativo em fazer aquilo...foi da hora de mais achei mtu loko

Anônimo disse...

Se o Arcinbolo vivesse nos dias de hoje como seria a coleção (as quatro estaçoes).
seria diferente pois ele usaria muitas cores vivas ,alegre,colorida,viva ...Cada estaçao seria muito bonita e todas as estaçoes seriam muito especiais , porque na decada de antigamente ele não teria tanta informação para desenhar as estaçoes.

Renan disse...

beem, nos dias de hoje ele reproduziria menos quadros, uma vez que as estações em gradativos anos está se tornando mais imprevizível e menos característica de sua estação. O planeta descreve seu eixo da mesma forma, o que está de errado é a degradação da natureza que vem se tornando evidente na vida de cada um; hoje em dia no verão faz frio... no invervo faz calor, e a primavera e outono só não é esquecida pela moda. Todos nós estragamos o planeta e isto é evidente e cabe a nós mesmos concertar nossos erros e de nossos antepassados para que futuras gerações não sofram pelo egoísmo humano.
fim xD

Anônimo disse...

Acho que Arcimboldo faria tudo exatamente como antes, porque apesar da mudança climatica, as frutas e flores continuam as mesmas. No outono as folhas caem e amadurecem alguns frutos, como no verão. Na primavera, há abundancia de flores. E no inverno as árvores estão nuas.
A única coisa que mudou foi o clima, que chega a provocar cátastrofes. É por isso que temos que ajudar e contribuir para o meio ambiente.
Mariana Sousa Santos, 10 anos