quarta-feira, 14 de maio de 2008

Energia - Parte I - Conceitos

Imagem: L.Fraceto

Olá a todos!!

Atendendo uma sugestão de um comentário do Blog, iremos falar um pouco sobre energia. Como o tema é extenso, dividiremos o assunto em 3 partes:

Parte I - Conceitos
Parte II - Fontes de Energia Renováveis e Não-Renováveis
Parte III - A energia do Brasil

Então vamos lá...

"A crise ambiental pode ser descrita considerando-se três aspectos básicos:
- Crescimento populacional,
- Demanda de energia e de materiais
- e geração de resíduos, ou seja, poluição.

O problema de poluição ambiental surge no momento em que o ser humano descobre o fogo e passa a ser capaz de impulsionar máquinas e realizar trabalho, o que conduz a um enorme avanço tecnológico. Esse desenvolvimento traz a necessidade de quantidades cada vez maiores de materiais e energia para satisfazer a necessidade de desenvolvimento da humanidade, e isso por sua vez resulta em uma quantidade significativa de resíduos tanto em termos de matéria, como em termos de energia.

As radiações provenientes do Sol constituem a principal fonte de energia da Terra. Cerca de 99% da energia térmica utilizada pelos ecossistemas provêm desse enorme 'gerador'. Caso o Sol não existisse, a temperatura terrestre seria da ordem de -200 graus negativos. O restante da energia consumida pela Terra (1%) é obtido a partir de outras fontes, as chamadas fontes primárias de energia.

Estas fontes primarias de energia são convertidas pelo homem em outras formas de energia, ou seja, energia elétrica, energia química, energia térmica e energia mecânica. Essas formas de energia são utilizadas para o desenvolvimento das diversas atividades humanas, além de possibilitar a sobrevivência do homem em locais que apresentam condições adversas. Dentre os principais usos de energia pela humanidade, destacam-se: aquecimento de ambientes, processos industriais, transporte, iluminação, dentre outros.

Os recursos energéticos ditos primários são classificados em renováveis e não-renováveis.

As fontes renováveis provêm direta ou indiretamente da energia solar, sendo que o aproveitamento direto da energia solar vem sendo aos poucos implementado. Hoje em dia a radiação solar direta é utilizada para atividades domésticas, principalmente para o aquecimento de água e ambientes; outros usos, como geração de eletricidade, são feitos em pequenas comunidades e em âmbito de pesquisa. Já o emprego de fontes renováveis ditas indiretas, tais como vento e vazão dos rios, é limitado pela quantidade de energia disponível no tempo. Como não existe uma relação direta entre consumo e disponiblidade, há necessidade de se armazenar enegia para atendimento contínuo da demanda. É o caso, por exemplo, das hidrelétricas, que dependem da vazão dos rios. O barramento do rio cria um reservatório de água, formando um grande lago; durante o período de chuvas armazena-se água que é utilizada no período seco, quando a vazão do rio diminui."

Fonte:
Livro: Introdução à Engenharia Ambiental
Subtítulo: Desafio do desenvolvimento sustentável, O
Autor: Benedito Braga, Ivanildo Hespanhol, João G. Lotufo Conejo
Editora: Prentice Hall
ISBN: 8576050412

No próximo post falaremos das fontes de enegia renováveis e não-renováveis.

Deixo uma pergunta a todos: Quais são as fontes de energia Renováveis e Não-Renováveis mais comuns existentes?

Um grande abraço e Mão na Terra a todos!

Leandro.

27 comentários:

Anônimo disse...


Olá!! Obrigada pelo0 post dos recursos renováveis e não renováveis...Em relação a pergunta do que são esses recursos...
Os recursos renováveis são recursos inesgotáveis;Energia Eólica,Energia Geotermica,Energia Solar entre outros.
Os recursos não-renováveis são os recursos que se esgotam; Combustíveis fósseis,Petróleo,Carvão mineral,Gás natural,Combustível nuclear entre outros.

Se vcs tiverem mais informações por favor coloque no blog;pois isso será fundamental para nós que iremos prestar vestibulares,pois é um grande foco da atualidade. até +++

Anônimo disse...

energia é um fator muito complicado de se comentar....
pois ele é um dos fatores contribuintes para a vida na terra... de todos os seres... sem energia naum somos nada....porém temos de utilizar energias renováveis... pois se continuarmos a usar energias poluentes, vamos contribuir cada vez mais para a destruição da terra... isto todo mundo ja sabe... meu comentario naum esta dos melhores.... pq to sem tempo hauahuhau depois eu coloco algo digno de discussão aki rsrsrs
abraços!

Anônimo disse...

PESQUISANDO ENCONTREI: RECURSOS NÃO-RENOVÁVEIS: É O NOME ATRIBUÍDO AOS RECURSOS NATURAIS, QUE QUANDO UTILIZADOS NÃO PODEM SER REPOSTOS P0ELA AÇÃO HUMANA OU PELA NATUREZA, A UM PRAZO ÚTIL.
TANTO OS COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS COMO OS NUCLEARES SÃO CONSIDERADOS NÃO RENOVÁVEIS, POIS A CAPACIDADE DE RENOVAÇÃO É MUITO REDUZIDA COMPARADA COM A UTILIZAÇÃO QUE DELES FAZEMOS. AS RESERVAS DESTAS FONTES ENERGÉTICAS IRÃO SER ESGOTADAS, AO CONTRÁRIO DAS ENERGIAS RENOVÁVEIS.
AS FONTES DE ENERGIAS NÃO-RENOVÁVEIS SÃO ATUALMENTE AS MASI UTILIZADAS. OS COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS(PETRÓLEO, CARVÃO GÁS NATURAL) SÃO FORTEMENTE POLUIDORES, LIBERTANDO DIÓXIDO DE CARBONO QUANDO QUEIMADOS CAUSANDO CHUVAS ÁCIDAS POLUINDO SOLOS E ÁGUA.
RECURSOS NATURAIS-RENOVÁVEIS: MATERIAIS EXPLORADAS PELO HOMEM QUE PODEM SER SUBSTITUÍDOS DE TEMPOS A TEMPOS. COMO FONTES DE ENERGIA RENOVÁVEIS TEMOS A ENERGIA EÓLICA, SOLAR E AS DE ONDAS DO MAR.
OS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS INCLUEM ORGANISMOS VIVOS COMO: PEIXE OU ARVORES MAS TAMBÉM SISTEMAS INANIMADOS COMO A AGUA E O MAR. UMA VEZ QUE ESTES NOS SÃO COMUNS, TEM SE ENCONTRADO MODOS DE GESTÃO SUSTENTADA COM O OBJETIVO DE OS CONTER AO LONGO PRAZO.NO ENTANTO, AS SUA SOBRE-EXPLORAÇÃO NEM SEMPRE FOI EVITADA, O QUE RESULTOU NO PASSADO NA EXTINÇÃO DE DIVERSAS ESPÉCIES.

Leandro disse...

Olá a todos!

Muito bem, é isso mesmo que vocês disseram, e o que mais?? rs... vamos continuar pesquisando..
Como disse no Post, este assunto não se encerrou por aqui, logo logo colocarei a parte II e III.

Abraços a todos.

Leandro

Anônimo disse...

♥Oi Leandro, tudo bem?
Percebemos que você esteve sumido por uns tempos...
Mas agora voltou com um post com um tema muito interessante.
E a resposta para o que são recursos não - renováveis e recursos renováveis.
Recursos não-renováveis é o nome atribuido aos recursos naturais que, quando utillizados, não podem ser repostos pela ação humana ou pela natureza, a um prazo útil.
E os recursos são considerados renováveis quando possibilitam a sua utilização sistemática sem risco de se esgotarem. A sua reposição ou regeneração é feita de forma contínua.

♥Isabela, Caroline 1ºB♥

Anônimo disse...

Ola leandro que bom que vc apareceu,ficou muito lçega a sua postagem,e alias com o assunto muito importânte.A energia que é um fator super essencial..
bjos

Anônimo disse...

☻ Oi Leandro...qto tempo...rsrs
Vc estava sumido.
Mas o novo post está mto legal.
Adorei...
xau ☻

Anônimo disse...

oi leandro vc esta devendo uma visita aqui na escola!!!sua postagem esta muito legal e é de um assunto muito importante!!!
valeu!!

Anônimo disse...

♥leandro e rosa o blog esta bombando,agora com a sala de informatica ficou muito mais facil de postar,agora com a participacao dos alunos constantemente ficou muito bom...♥
bjos

Anônimo disse...

Recursos não-renováveis é o nome atribuido aos recursos naturais que, quando utillizados, não podem ser repostos pela ação humana ou pela natureza, a um prazo útil.


Oi Leandro, sua apostagem está ótima.Continue assim...

BEIJOS
BY RAQUEL 1ºB

Anônimo disse...

COmo conciliar desenvolvimento econômico com preservação ambiental:essa tarefa não é fácil.
Neste caso,deveria ser utilizado somente os recursos renováveis para que poupace o meio ambiente das poluições causadas por recursos fósseis.
Mas os recursos não renováveis,é usada para que a tecnologia evolua.Mas sem pensar nesta evolução causou vários danos a atmosfera.Hoje o dever é proteger o meio ambiente,e poder utilizar a tecnologia.
Seria o meio mais fácil estabelecer,um equilíbrio no consumo dos recursos não renováveis tendo uma diminuição no consumo ,e passndo a utilizar mais os recursos naturais,que podem fornecer enegia.Como por exemplo o mar e o ar,podem contribuir para essa fonte de energia sem causar impacto no meio ambiente está seria uma solução mais inteligente e complexa.

Anônimo disse...

Como consciliar desenvolvimento econômico com preservação ambiental.

Antigamente o Mundo não se preocupava com os problemas que o petróleo poderia vir a carrentar no futuro.Agora a preocupação é como conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação do meio ambiente.
A 1ºestratégia seria um acordo internacional"Protocolo de Kyoto-1997" que tinha como proposta diminuir a emissão dos gases nocivos,mas 2países se recusaram a assinar-EUA e China-alegando que isso atrapalharia seu crescimento econômico.
Mas sem nenhuma margem de dúvida,que o meio mais eficaz para combater o Aquecimento global seria a redução dos combustíveis fósseis em especial o petróleo.O desafio será mudar o modo de obter e consumir a energia sem que prejudique o desenvolvimento e a melhoria das condições de vida(...)
Durante o séc.XX este assunto foi deixado de lado, pois o aumento do consumo era recompensado com o descobrimento de campos petroliféros com grandes reservas para serem exploradas.
A 2ºestratégia seria o uso de recursos renováveis, que não agridem o meio ambiente e nem afetem oa econômia.
Mas é preciso ainda vários estudos para utilizar esses recursos,para que possam ser utilizados em transportes como rodoviários e aéreos entre outros.
Para que esse processo de conciliação entre econômia versos meio ambiente é preciso a união de todos os países, para que seja concluído de forma adequada, para mais tarde não venha trazer nenhum problema Mundial.

Eddson disse...

Uma das condições mais buscadas nos últimos anos, o desenvolvimento sustentável é um desafio global; Nações inteiras buscam um desenvolvimento elevado, mas que não cause danos ao ambiente.
Entre várias descobertas estão a Energia Solar, a Energia Eólica, os Biocombutíveis entre outros.
O desenvolvimento sustentável visa um desenvolvimento livre de poluição e sem agressão ao meio ambiente, visa também a preservação da natureza para que as consequências do efeito estufa não sejam tão catastróficos nem destruidores.
Como foi anteriormente citado os Biocombustíveis são uma das maneiras de se obter uma energia "limpa", ou seja, livre de poluição, e nesse processos de produção desses Biocombustíveis o Brasil é líder na corrida para reduzir a dependência do petróleo, o país sai na frente ao desenvolver energia de fontes alternativas como o etanolda cana-de-açúcar e do milho e o Biodiesel, extraído de plantas oleaginosas como a soja, o dendê, o babaçu e o algodão.

Anônimo disse...

mais uma vez vim deixar um recado na pagina do blog. sou o renan aluno do ensino medio. E tive a conclusao que tendo um meio que nao prejudique o meio ambiente seria um privilegio enorme pra nos seres humanos.

Anônimo disse...

Oi pessoal!!!
Realmente assuntos como este são muito pouco abordados pelas pessoas, nesses dias de correria e falta de tempo -nada mais tem importância, nada mais acrescenta nada a vida das pessoas-
Falar sobre a energia, sobre os recursos renováveis e
não-renovaveis é um excelente tema, pois cada pessoa tem por obrigação o dever de contribuir com a preservação do mundo-PÔ É SEU MUNDO TAMBÉM NÉ!!!-
Ou seja a vida é composta pela energia seja ela qual for, desde os primórdios a energia vem se fazendo presente na vida dos homens...E reconhecer este valor que ela representa,é digamos fundamental!!!
Falando em preservação: Quando for sair de algum comodo da sua casa apague a luz! Toda vez que for necessária uma maior quantidade de energia para manter a sociedade, mais florestas serão destruidas para a construção de h8idrelétricas...
Então contribua para a preservação do ecossistema!!!
ANDAINA 3ºANO ENSINO MÉDIO

Anônimo disse...

O petróleo é considerado a principal fonte de energia,além de ser responsável por grande parte do desenvolvimento econômico,porém a queima de combustíveis fósseis agride o meio ambiente.
Portanto para conciliarmos o desenvolvimento econômico e preservação ambiental,seria importante a maior utilização de biocombustíveis como o Etanol que já abastece parte da frota de carros de nosso país.
Os biocombustiveis apresentam duas vantagens decisivas em relação ao petróleo,oferecem fonte de energia renovável fornecida pelos vegetais,essas plantas recebem o nome de biomassa.
A segunda é que eles constituem uma fonte de energia que polui bem menos que o petróleo e o carvão que são fontes de energia não renovável.
Enfim,o consumo dos bioconbustíveis além de não agredir o meio ambiente contribui para a diminuição da emissão de gases poluentes na atmosfera que causa o aquecimento global

Anônimo disse...

BOM, A ENERGIA VEM SENDO MUITO COMENTADA, E PODE SER DECISIVA PARA O BRASIL.
ESSA ENERGIA ESTA INCOMODANDO O MEIO AMBIENTE, E AS NAÇÕES JA ESTAO CORRENDO ATRAS DE UM DESENVOLVIMENTO ECONOMICO QUE NÃO INTERFIRA NO MEIO AMBIENTE.
POIS SE RITIMO DE EXPLORAÇÃO DO PLANETA CONTINUAR NÃO HAVERÁ AGUA, ENERGIA E NEM RECURSOS SUFICIENTES PARA PRESERVAR A VIDA NO FUTURO.
ESTA BEM DIFICIL DE PLANEJAR E DESENVOLVER SOLUÇÕES QUE SEJAM CONSIDERADAS LIMPAS, POIS ATÉ ELAS PODEM CAUSAR EFEITOS NOCIVOS PARA O AMBIENTE.
TODO PROCESSO ECONOMICO ESTA RELACIONADO AO PETROLEO, A PRINCIPAL FONTE DE ENERGIA. E HOJE EM DIA ELE É UTILIZADO PARA SER TRANSFORMADO EM MUITOS DERIVADOS COMO:PLÁSTICOS, FERTILIZANTES TECIDOS SINTÉTICOS E OS EXPLOSIVOS.
ELE CUSTA BEM MENOS QUE OS DEMAIS COMBUSTIVEIS, POR ISSO O CONSUMO DE PETROLEO VEM AUMENTANDO MAIS RAPÍDO QUE A DESCOBERTA DE NOVAS JAZIDAS E A CAPACIDADE DE PRODUZILA.
POR SER UMA FONTE NAO RENOVAVEL O PETROLEO ESTA SE ACABANDO AOS POUCOS.
POREM SE FOR MAL IMPLEMENTADA, A TECNOLOGIA QUE PROMETE AO MESMO TEMPO COMBATER O EFEITO ESTUFA E LIBERAR O MUNDO DO PETROLEO, PODE ACABAR CAUSANDO FOMO E DESTRUIÇÃO DE HABITATS.
EXISTE UMA BACIA PETROLIFERA A SER EXPLORADA NO ESPIRITO SANTO QUE SE ESTENDE ATE SANTA CATARINA, QUE A PETROBRAS AINDA NÃO CONSEGUI ATINGIR POR FALTA DE TECNOLOGIA E POR SER MUITO PROFUNDA, E SE CONSEGUIRMOS O BRASIL SUBURÁ NO RANKING MUNDIAL.
ENFIM OS RECURSOS RENOVAVEIS PODEM CRESCER NOVAMENTE NUMA VIDA OU UTILIZADOS SEM ESGOTAR OS RECURSOS, QUE PODEM SER REFEITOS PARA MUITAS GERAÇÕES, NA MEDIDA QUE AS COISAS NÃO SEJAM FINITAS, E OS NAO-RENOVAVEIS PODEM SER BARATOS PARA UTILIZAR OU PRODUZIR.
JA OS RECURSOS RENOVAVEIS PODEM SER CAROS DE UTILIZAR OU A SUA PRODUÇÃO E UTILIZÇAÕ PODEM PREJUDICAR O MEIO AMBIENTE, E OS RECURSOS NAO RENOVAVEIS IRAO, CLARO SE TORNAR MAIS ESCASSOS, UMA VEZ QUE NÃO PODEM SER MAIS PRODUZIDOS.
POR ESSE MOTIVO É BEM DIFICIL CONCILIAR DESENVOLVIMENTO ECONOMICO COM A PRESERVAÇÃO AMBIENTAL.!!!!

Anônimo disse...

NAO DESTRUINDO O MEIO AMBIENTE.PORTANTO O DESAFIO AGORA CONSISTE EM MUDAR O MODO PELO QUAL A ENERGIA É OBTIDA E COMSUMIDA SEM QUE ESSA ALTERACAO PREJUDIQUE O DESENVOLVIMENTO E A MELHORIA DAS CONDICOES DE VIDA.
PELO QUE CONSITE NOM LIVRO NAO EXISTE UMA SOLUCAO FACIL PARA ESSE PROBLEMA, POIS O DILEMA ENERGETICO ENVOLVE UMA QUESTAO VITAL PARA A ECOMONIA E VIDA COTIDIANA.

Anônimo disse...

LEANDRO! seu post ta otimo!achei q ñ ia postar +,tinha sumido... Estou ansiosa p/ver a continuação!isso eu ja sabia,eu kero eh me aprofundar + no assunto,eh mto interessante.estava d bate-papo com a prof Rosa,e keremos q vc venha nos visitar na inauguração do nosso jornal!q tal pensar no caso? kero resposta!

Anônimo disse...

Bem, no dia de hoje seria difícil por que hoje em dia o clima está muito diferente.
no verão muito quente, no inverno frio, na primavera já não tem mais as belas flores nem o colorido da natureza e no outono ele já podereia fazer o quadro com a aparência mais fria pois os climas já não estão iguais a antes.

Eddson disse...

Que LEGALLLLL!!!!!!!!!!!!!!!!!!! PROFª Rosa !!!! Vc colocou sua Fotuuuu..... Espero q todos criem seus e mails e criem tbm seus perfis, assim todos saberão quem são os outros!!!!
Tchau!!!

Eddson disse...

Respondendo a sua pergunta....
Muitas vezes não fazemos coisas simples que estão ao nosso alcance...E deixamos q outras pessoas façam em nosso lugar!!!

Existem várias maneiras de se fazer isso, o importante é descobrirmos a maneira correta de se fazer isto!!!

Té Maisss!!!!!!!!!!
Tchau!!!! Bela fotuu

Rosa Sousa disse...

Oi gente!
Estou muito contente com o envolvimento de vocês no projeto, isso evidencia que outras formas de trabalhar com educação são possíveis e prazerosas, formando alunos mais conscientes e comprometidos com a questão ambiental.
Quero comentar o post também...
O ser humano, ao ocupar os ambientes, sempre os transforma. Por meio de tecnologias, extrai e utiliza recursos naturais - solo, água, animais, vegetais, entre outros - na construção de produtos necessários à sua sobrevivência. Entretanto, é o modelo de desenvolvimento econômico que vai determinar o acesso das populações aos bens produzidos (moradia, alimentos, transporte, água encanada, rede de coleta de esgotos etc.) bem como o investimento em tecnologias que não agridam a saúde ambiental e humana.
O modo como a ocupação humana dos ambientes se dá e o crescimento demográfico decorrente dessa ocupação têm gerado graves impactos ambientais. Entre eles, o desmatamento, que acaba provocando erosão, redução de mananciais, empobrecimento do solo, assoreamento e morte de rios, extinção de espécies animais e vegetais. Diante desse quadro, fica a pergunta:- E nós, que responsabilidade temos com relação a essas questões? Como podemos contribuir para superar problemas globais tão graves?

Leandro disse...

Olá a Todos!!!

Adorei os comentários de vocês e o empenho em contribuir com os post.
A segunda parte deste post já está ficando pronta.
Abraços a todos.

Leandro

Rosa Sousa disse...

Oi gente!!! Estava relendo os comentários e seria interessante uma pesquisa sobre outras fontes de energia renováveis pouco exploradas no Brasil:
- Energia geotérmica (geo= terra, térmica= calor) - o calor do centro da terra chega à superfície, nas regiões vulcânicas (que não existem no Brasil), por exemplo, pelas fontes de água quente. Este calor pode ser usado para produzir eletricidade.
- Energia das marés - o princípio para produzir eletricidade é semelhante à das usinas hidrelétricas, construindo-se um reservatório junto ao mar, de modo que a água passe pelas turbinas, gerando energia nos dois sentidos: quando a maré sobe (enchendo o reservatório) e quando baixa.
- Hidrogênio - é abundante na natureza (pode se separar, por exemplo, as moléculas da água, em oxigênio e hidrogênio), e pode gerar energia elétrica. Só que a tecnologia, para este fim, ainda é muito cara.

Rosa Sousa disse...

Na Internet, há um grande número de sites que tratam de fontes alternativas de energia.
Vale a pena dar uma espiadinha:
Centro Brasileiro de Energia Eólica - www.eolica.com.br
Centro Nacional de Referência em Biomassa - (Cenbio) - www.cenbio.org.br
Centro Nacional de Referência em Energia Solar - www.green.pucminas.br/
Site sobre energias alternativas (em inglês): www.crest.org
Centro de Referência em Pequenas Centrais Hidrelétricas - www.cerpch.efei.br
Programa de Conservação de Energia (Procel) - www.eletrobras.gov.br/procel

Rosa Sousa disse...

Outra pesquisa muito importante seria sobre os impactos ambientais na produção de energia... Por exemplo: o impacto ambiental na construção de grandes usinas hidrelétricas, que alagam grandes áreas, e o alagamento afunda ecossistemas importantes, podendo levar à extinção de muitas espécies.
A barragem afeta a vida dos rios (por exemplo, há espécies de peixes que só se reproduzem ao nadar contra a correnteza - e isto será prejudicado). E, com o tempo, ocorre o assoreamento (entupimento) da represa, que tem um tempo de vida útil;
As usina térmicas que alimentadas por carvão, óleo e gás natural, em funcionamento, causam principalmente a poluição do ar, emitindo vários gases que favorecem o aumento do efeito-estufa;.
Usinas Nucleares - são usinas térmicas que aproveitam a energia do urânio e do plutônio. Aqui há dois problemas a considerar: o risco de acidentes (se ocorrer vazamento de radiação para o meio ambiente) e o lixo atômico que geram.
Vamos pesquisar?