sábado, 17 de maio de 2008

Pare... Leia... Reflita!

Imagem: Corbis

Dia 22 de Maio é Dia Internacional da Biodiversidade

A biodiversidade é o termo utilizado para definir a variabilidade de organismos vivos, flora, fauna, fungos macroscópicos e microorganismos, abrangendo a diversidade de genes e de populações de uma espécie, a diversidade de espécies, a diversidade de interações entre espécies e a diversidade de ecossistemas.

Mais claramente falando, diversidade biológica, ou biodiversidade, refere-se à variedade de vida no planeta terra, incluindo a variedade genética dentro das populações e espécies, a variedade de espécies da flora, da fauna e de microrganismos, a variedade de funções ecológicas desempenhadas pelos organismos nos ecossistemas; e a variedade de comunidades, hábitats e ecossistemas formados pelos organismos.

Biodiversidade refere-se tanto ao número (riqueza) de diferentes categorias biológicas quanto à abundância relativa (equitabilidade) dessas categorias; e inclui variabilidade ao nível local (alfa diversidade), complementaridade biológica entre hábitats (beta diversidade) e variabilidade entre paisagens (gama diversidade). Biodiversidade inclui, assim, a totalidade dos recursos vivos, ou biológicos, e dos recursos genéticos, e seus componentes.
A espécie humana depende da biodiversidade para a sua sobrevivência.

Atualmente, estima-se em 1,7 milhões o número de espécies identificadas. O número exato de espécies existentes sobre a Terra é ainda desconhecido, e a sua estimação varia entre 5 e 100 milhões.

O Brasil é considerado o país de maior diversidade biológica do planeta. Segundo o Ibama, órgão responsável pelas listas oficiais de espécies da fauna e da flora brasileiras ameaçadas de extinção, 219 espécies animais (109 aves, 67 mamíferos, 29 insetos, nove répteis, um anfíbio, um artrópode, um coral, um peixe e um crustáceo) e 106 espécies vegetais correm o risco de desaparecer. Entre elas, algumas estão praticamente extintas, como a ararinha-azul.

Quais as principais ameaças à biodiversidade?

Segundo os estudos do especialista Lee Hannah, as alterações climáticas são as maiores ameaças à biodiversidade. Essas alterações acontecem de forma direta (variações na temperatura, na precipitação, no nível do mar e na salinidade) e indireta, como, por exemplo, o aumento de incêndios. Muitas outras causas, no entanto, contribuem para a ameaça à vida no planeta.
São elas:
a poluição causada por dejetos domésticos, industriais e por agrotóxicos;
o problema do lixo;
a degradação das riquezas naturais;
o desmatamento; a derrubada de florestas e as queimadas tendo como conseqüência a desertificação e a extinção de espécies biológicas (fauna e flora);
o uso excessivo dos recursos naturais;
a expansão da fronteira agrícola em detrimento dos habitats naturais;
a expansão urbana e industrial, não planejada, resultando na destruição de ecossistemas para loteamento e parques industriais;
a caça predatória e ilegal;
a biopirataria;
a saída ilegal de material genético ou de subprodutos de plantas e animais para pesquisas no Exterior sobre novos medicamentos e cosméticos, sem o pagamento de patentes, etc.;

Muitos especialistas afirmam que o Brasil é o país da "megadiversidade". Contudo, devido à expansão das atividades agropecuárias, a Amazônia, a Floresta Atlântica e a maior planície inundável do mundo com uma zona de cerrado - o Pantanal - são áreas atingidas pela destruição no nosso país.

Veja a lista completa da Fauna brasileira ameaçada de extinção
aqui.
Fonte:

Será que é possível proteger a biodiversidade do mundo?

16 comentários:

Anônimo disse...

Já pensou numa Arca igual a do Noé?

Anônimo disse...

só se couber a cisterna também :P

Anônimo disse...

maisn péra lá, vai te q ir todo mundo igual Adão e Eva? oo'

Anônimo disse...

do q q vc tá falando, criatura??
Arca de Noé e Adão e Eva? Concordo q é tudo bíblico, até q eu q sou àtoa sei disso... Ou a arca é virtual? Daí dá p misturar várias épocas, com várias espécies, enfim, mistureba total... Só num vai confudir o australophitecus com o Moisés....Ih, vai dá rolo nisso aí, esquece essa idéia...

Unknown disse...

(: Oi, tudo bem?
Eu não estou entendendo nada!
O que aconteceu com o adão?

Renan disse...

alguém viu no jornal, o sutiã ecologicamente correto desenvolvido pelos japoneses; ele carrega o i-pod e a bateria do celular :)

Rosa Sousa disse...

:) Queridos...
Quanta criatividade!!rs
Ser criativo é um fundamental para proteger a biodiversidade do planeta...
Falando em criatividade, vocês conhecem as vassouras ecológicas? Fizemos algumas para a Feira Ambiental do ano passado.
Com algumas garrafas pet de 2 litros é fácil produzir uma vassoura resistente e proteger o meio ambiente. Para se ter uma idéia, no Brasil, aproximadamente 40% do pet produzido é reciclado, os outros 60% vai para lixões, valas, rios e lagos.
As vassouras podem ser vendidas e o lucro revertido para a formatura. Uma boa idéia, não acham? Quem ajuda?

Anônimo disse...

só q a arca iria ter de ser reciclada de plastico fundido... pq imagina o tanto de madeira q iria precisar? tipo q uns cinquenta campos de futebol ja são devastados na amazonia por dia... extração de madeira é ilegal...na cadeia ninguem iria conseguir fabricar uma arca... e consciencia ecológica em primeiro lugar... huahuahuhauha
falando sério agora... eu acho q pros animais a solução é fazer igual aos humanos... se REPRODUZIR UUHHHHUUUUULLLL!!!! em grande escala...
pro descontrole do clima seria as plantar arvores, muitas arvores... um pouco mais de arvores... (bota mais arvore nisso) e acabar com as burradas q fazemos por ai! põõõõ o povo fala q tem consciencia mas eu vejo minha vizinha lavando a rua e cantando! põ assim naum dá né? pra ir ali na esquina ja liga o fuscão ano 62 e já destroi metade da atmosfera com o escapamentão furado... fazer o q né? sair no tapa é q eu naum vou rsrsrsrsr
mas sem sair do contexto...
eu acho q a fiscalização deveria ser mais rigida... mais do q ela é agora....pois por mais q seja grande os verdes campos... eu acho q deveria ser algo mais severo! tipo avistou alguem??? CHUMBO NELES!!!!! entende? os caras matam onças pra pendurar na parede! onde ja se viu??? quer alguma coisa legal na parede? desenha...coloca um quadro de uma onça pintada(literalmente rsrsrs)... risca, quebra, faz textura... soca, roe, sei la.... faz algo mais interessante...
eu sinceramente acho, q a coisa realmente não vai pra frente com pessoas com esssa visão mundana... logo...vemos q a solução esta numa simples palavra : "consciência" pois o indivíduo animal q possui o maior nível de complexidade na escala evolutiva...parece estar caindo em sua própria "ladainha evolutiva" e destruindo à si próprio...infelizmente....
grande abraço!
paulo luan 3ºA

Anônimo disse...

oi!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! ! ! ! ! ! !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! >.<

Anônimo disse...

Oi,tudo bem?Gente que ideia maluca,Adaoe eva ,nao tem nada a ver!nao entendi nada... mas professora achei a ideia da vassoura muito legal tomara que de certo!!! Pode contar com o nosso apoio!BEIJINHOS RENATA E PALOMA.

Anônimo disse...

Talvez seja posivel proteger a biodiversidade do planeta...(!!!!!!!!!!)
Porem,so falta conciencia das pessoas que abitam a terra...
E essa historia da vassoura,bom,naum sei se ela varre alguma coisa, + é bem criativa...

Anônimo disse...

Eu achei muito interessante e importante a atitude dos professores e da escola,pois,tal atitude poderá conscientizar a comunidade de que a biodiversidade jamás poderá se acabar.

Anônimo disse...

A Biodiversidade é um conceito estratégico,pois implica equilibrio e estabilidade de ecossistemas e seu uso é APROVEITAMENTO pela humanidade de forma e preserva-los.
Então devemos tratar o Meio Ambiente de uma forma que as pessoas consigam desfrutar o melhor da natureza,não interferindo na Biodiversidade.
Podemos ajudar como:
RECICLANDO os produtos(garrafas,entre outras coisas),que são jogados na Natureza de forma Certa e Ecológica.

Anônimo disse...

Eu achei muito interessante e importante a atitude dos professores e da escola,pois,tal atitude poderá conscientizar a comunidade de que a biodiversidade jamás poderá se acabar.

Anônimo disse...

É possível sim, basta nós nos concientizarmos e pensarmos um pouquinho no nosso futuro!!!!

Anônimo disse...

Devemos concentisar,começando pelos,grandes polos indrustriais,que são um dos maiores responsáveis pela queima dos combustiveis,pelas quimicas que são lançadas nos rios,sem a menor preucupação com o meio ambiente.