segunda-feira, 7 de julho de 2008

Afinal, o que é Educação Ambiental?

imagem: corbis

Podemos entender Educação Ambiental como um conjunto de ensinamentos teóricos e práticos com o objetivo de levar à compreensão e de despertar a percepção do indivíduo sobre a importância de ações e atitudes para a conservação e a preservação do meio ambiente, em benefício da saúde e do bem-estar de todos.

O conceito defendido por Frijot Capra vai mais além: ele aponta que a alfabetização ecológica oferece uma estrutura para que nela seja baseada uma reforma escolar. E se entendermos reforma escolar como um conjunto de atos e teorias que busquem reforçar a imagem do homem como parte integrante do meio ambiente, percebendo e compreendendo seus processos, “vidas”, redes e ciclos, estaremos no caminho certo para realizar uma das mais importantes revoluções comportamentais da história da humanidade.

Seja qual for a definição, o mais importante é criarmos e aperfeiçoarmos condições para aumentar a consciência do indivíduo ou do grupo na sua relação com o ambiente e os recursos naturais.

Pensar e transmitir ações e atitudes que tenham a harmonia como ponto de relacionamento com o meio ambiente indicam uma postura de percepção de que somos integrantes e participantes desse fantástico conjunto natural de seres, organismos e elementos. E quando atingimos essa percepção é um sinal de que o nosso equilíbrio interior está em sintonia com as energias que regem a Teia da Vida.
Fonte: fichário d@ EducadorAmbiental vol. 1 / ano 1 / julho - agosto 2008

17 comentários:

Anônimo disse...

Li o texto, pra mim tambem a educação ambiental precisa estar presente na escola, contribuindo com o projeto, proporcionando pra os alunos alternativas de como conviver bem com o meio ambiente, é o caso da troca das lampadas, que alem de economizar energia, economicamente é mais viavel, pois a durabilidade é maior.Conversando agora pouco com a professora Rosa, vamos usar o oleo da fritura da festa junina pra fazer mais sabão.É muito bom estudar em uma escola assim, vivenciando e apredendo coisas boas.

Anônimo disse...

Já estudo nessa escola a dois anos, e tenho percebido muita mudança, mudanças boas é o caso, do nosso projeto, que vem ofereçendo oportunidade dos alunos aprenderem com o meio ambiente.E eu gostei muito do projeto, pois através do projeto os alunos estão dando muito interesse ao projeto da escola.

Anônimo disse...

Quando os professores resolveram construir a sisterna, na verdade o que eles queriam explicar pra nós alunos, o que é educação ambiental.
também queriam nos mostrar que podemos economizar água, em vez de ficar lavando a escola e gastnado muita agua podemos economizar lavar com a água da sisterna,quando eu tive opoutuninda quero fazer uma sisterna em casa, acho que foi a melhor idéia que a professora rosa, ela penso em economiza água não gastar água com serviços domesticos e muitas coisas também.
Bom está aqui o meu comentario escrevi tudo o que eu acho sobre a sisterna.

Anônimo disse...

Acho que essa preocupação com o meio meio ambiente dentro da escola é muito interessante.
Dentro do projeto tem muitas coisas interessantes como,a sisterna,a oficina de sabão e o jornal,
Fico muito feliz com os projetos realizados pela escola e pelo interesse dos alunos,os quais ficaram muito animados.

parabéns aos professores e a direção.

Anônimo disse...

Olha eu de novo.Vim fala que as professora Rosa e Marcia estão de parabéns com muita dedicação e esforço estão fazendo desse projeto uma experiencia maravilhosa pra os alunos, posso dizer que aprendi e aprendo boas coisas com essas experiencias das professoras em relação a tudo que acontece no projeto.Parabéns as professora...

Anônimo disse...

Parabenizar a todos que estão trabalhando nesse projeto.É um bom trbalho que os professores estão fazendo,continuem assim.Abraços

Anônimo disse...

NÒS achamos muito interessante a forma com que os professores e alunos, estão se preoculpando com o meio ambiente.A educação ambiental tenta despertar em todos a consciência de que o ser humano faz parte do meio ambiente.Desde que a educação ambiental tornou-se lei em 1999 muitos ambientalistas tem se preoculpado cada vez mas com o uso sustentàveis de recursos naturais,mas todos nòs temos que ter conciência que juntos poderemos fazer muito mas basta querer.

Juliana Almeida disse...

Todas as escolas deveriam dedicar um tempo à educação ambiental pois é muito importante que as pessoas, desde cedo, se conscientizem sobre a situação atual do nosso planeta (em relação ao meio ambiente) e reconheçam o quanto é necessária a nossa atuação, a fim de converter esta situação...

Andaina disse...

Olá pessoal do blog!
Eu vim aqui para poder dar uma sugestão...
A escola poderia ter um posto de recolhimento para as Pilhas, baterias, baterias de celular, e outros poluentes que vem prejudicando muito o solo,e os lençois freaticos...
Enfim,poderiamos contribuir com o meio abiente tambem desta forma...
Esses poluentes devem ter um lugar apropriado para seu descarte, e a escola poderia ajudar, tendo um ponto de recolhimento...

Martucha Mulinari disse...

Hoje sabemos que há uma necessidade de estar fazendo um reparo no meio ambiente para assim satisfazer as nossas necessidades sem comprometer as gerações futuras, mas para isso acontecer devemos ter conhecimento sobre o MEIO AMBIENTE, afinal as relações entre os organismos existentes neste, requer um cuidado muito especial. Quanto mais sabemos melhor!!! Pois qualquer mudança ocorrida no meio faz com que todos os organismos presentes sofram uma grande mudança!!!! Portatanto faz-se necessário a EDUCAÇÃO AMBIENTAL, nas escolas, em casa, na rua ...
Eu em minha casa e no meu trabalho faço coleta seletiva e influencio a todos que comigo convivem a respeitarem o meio ambiente!!!

kelly cristina disse...

De um lado os ambientalista dando mil e uma maneira de ser casas lindas utilizando menos energia, do outro o povo reclamando que o enlouquecem enxentes mas continuam jogando seus lixos pelas janelas dos carros dos onibus, e um de outro lado o Governos e empresario contribuindo contra a natureza matando seus rios e peixes. Mas escolher os también cidadoes.

Unknown disse...

Achei o projeto maravilhoso. Parabens!

Anônimo disse...

Importantíssimo pensarmos que o meio ambiente precisa de ajuda de todos, pois o povo brasileiro que não se conscientizou em fazer o uso certo da seleção do lixo. Trabalho em um CEI e aquí as orofessoras estão trabalhando esse tema com as crianças de 4 e 5anos.Reciclar significa transformar objetos materiais usados em novos produtos para o consumo. Esta necessidade foi despertada pelos seres humanos, a partir do momento em que se verificou os benefícios que este procedimento trás para o planeta Terra.

Maísa Helena disse...

Parabéns profª Rosa e a todos envolvidos nesse belíssimo projeto.
Se todos pensassem e agissem como vocês, o nosso país, ou até mesmo o planeta Terra, não estaria do jeito que esta.Espero que um dia todos se conscientizem do mal que estão fazendo a si próprios, e espero também que esse dia não demore a chegar.
Desejo tudo de bom a esse projeto, pois são pessoas como vocês que fazem a diferença.

Maísa Helena disse...

Parabéns profª Rosa e a todos envolvidos nesse belíssimo projeto.
Se todos pensassem e agissem como vocês, o nosso país, ou até mesmo o planeta Terra, não estaria do jeito que esta.Espero que um dia todos se conscientizem do mal que estão fazendo a si próprios, e espero também que esse dia não demore a chegar.
Desejo tudo de bom a esse projeto, pois são pessoas como vocês que fazem a diferença.

Wilma disse...

A Educação Ambiental deveria se iniciar nos primeiros anos de vida do ser humano. Conscientizar a partir da infância é muito mais fácil do que na fase adulta. Perdemos muito tempo para inciar a conscientização com o meio ambiente, mas não é tarde quando se constrói qualquer coisa com seriedade. Por isso, parabéns este Projeto. Se cada um de nós contribuir mesmo com pouco, poderemos salvar o Planeta.

Denise Fagundes Machado disse...

A importância para a VIDA do PLANETA, realmente DEVE se dar pelo comprometimento de cada um. Enquanto muitos sobrevivem com tão poucos, ou quase nada, poucos não sabem mais onde acumular 'tanta riqueza', que por sinal, não os pertencem. Sabemos que tudo o que existe sobre a face da terra, voltará para ela, então, reforço o meu primeiro pensamento: COMPROMISSO e acrescento a RESPONSABILIDADE para com o MEIO AMBIENTE.