segunda-feira, 14 de julho de 2008

Horta Mandala


Agora, você vai conhecer um sistema de produção que, numa área bem pequena e com poucos recursos, consegue garantir comida e gerar renda. Este é o o modelo de horta mandala, onde os canteiros estão dispostos em círculos e não em linhas retas. Plantam-se verduras, legumes, cereais, frutas, ervas aromáticas , medicinais e flores. Diversidades de plantas atraem diversidades de insetos que polinizam e se autocontrolam. Caminhos devidamente projetados facilitam o manejo, a irrigação e a colheita. Fertilizantes orgânicos repõem os nutrientes e a cobertura morta mantém a umidade e protege sua maior riqueza: o solo.
A Horta Mandala tem diversas vantagens, pois permite o aproveitamento máximo da água e da terra, tem custos de produção menores que os da irrigação tradicional e permite usar áreas bem pequenas. Ela é, portanto, ideal para a agricultura familiar.

Princípios para trabalhar com a Horta Mandala

1. Plantar o máximo que puder, utilizando o menor espaço;
2. Usar o mínimo de energia, para a máxima produção;
3. Promover o envolvimento de toda a comunidade;
4. Nada se perde, tudo se aproveita;
5. Trabalhar com a natureza e não contra ela.


Em Agosto, após as férias, vamos começar a construção da horta mandala, adaptando o espaço disponível , reutilizando e reciclando materiais que temos na escola.

"As possibilidades de cada lugar são infinitas e é a gente que define o propósito, que dá o impulso. Uma vez dado o impulso, a Natureza equilibra e o homem observa e ajusta suas ações pelo retorno recebido da Natureza. Assim, desenvolve-se uma verdadeira parceria de cooperação entre os dois."

Conto com o envolvimento e participação de todos!!

Fontes:
www.primeirasletras.org.br
www.agenciamandalla.org.br
www.globoruraltv.globo.com
www.ecooca.com.br
www.ipemabrasil.org.br
www.embrapa.br

13 comentários:

Raquel Marmentini disse...

Vim fazer uma visita em retribuição a sua e fiquei encantada com o projeto da horta. Que maravilha!
Tem um visual lindo! Deve encher de energia todo seu entorno!
Obrigada pela visita!
um abraço colega de profissão.

Anônimo disse...

Olá!!! O projeto horta realmente é deslumbrante... como você consegue envolver as pessoas para produzir tudo isso!! Realmente deve ser um desafio e um trabalho pra lá de gratificante. Posso ajudar sim, a distancia, que você acha? Você diz o que eu preciso fazer, e daqui de Brasília eu vou contribuindo, pode ser com as pesquisas, pode ser nas imagens. Pra começar vou até Pirinópolis visitar o Instituto de permacultura e conhecer de perto a horta mandala, depois passo as coordenadas. Sucesso a todos e conte comigo nessa caminhada.

Anônimo disse...

Nossa Rosa! Que bonito que será! Depois que ficar pronta, você poderia colocar uma foto ai no blog para as pessoas verem como fica legal! E também para eu poder ver, né?
Espero que tudo dê certo!
Abraços
Amanda

Anônimo disse...

Adorei a horta mandala!!!
Eu nunca tinha ouvido falar,é muito interessante e bonita.Rosa quando a horta que você fez no sítio tiver pronta você me manda uma foto e umas dicas,pois aqui em casa tem um quintal que da pra plantar!!!
Só tem um problema,aqui só se planta a partir de março...
Boa sorte com os seus projetos!!!!

Anônimo disse...

Hoje fomos a escola em plena férias,
conhecer e opinar sobre projeto da horta que ta ficando super linda e o máximo também .
A idéia da horta pra min foi super viável,fazendo os canteiros em circulos e aproveitando ao máximo o espaço que temos na escola para produzir muitas hortaliças e legumes .
Fiquei sabendo também da idéia do fogão de lenha na escola,para aproveitar essas técnicas sustentáveis e mostrar maneiras de economizar energia e cozinhando com muita sáude .
ja estou me vendo do lado do fogão de lenha,sentindo o cheirinho da pamonha e o doce da abóbora rsrsrs

é isso que vale a pena na escola,vivenciar práticas sustentáveis na escola e aprender como é possível aproveitar tudo que a natureza nos oferece sem agredila.

convido a todos a participar também . :D

beijoo *
Lilian 1ºE

Anônimo disse...

Fiquei muito surpresa com o projeto da horta. Ela é diferente e bonita além é claro de ser econômica e muito produtiva.Gostei muito pois nunca havia visto uma horta em formato circular e vendo agora reealmente podemos parar e pensar como o formato circular permite usar melhor o espaço que possuímos aqui na escola.
Gostei muito de saber também do fogão a lenha.Uma idéia simples, barata e muito boa pois iremos aproveitar aquilo que plantarmos na horta de uma maneira ecológica e gostosa pois a comida no fogão a lenha é muito gostosa.
É isso aí...só com idéias sustentáveis e ecologicamente corretas poderemos mudar o mundo pois tal mudança deve começar conosco e assim passaremos a viver num mundo melhor.
Abraços
TaTiane 3ºA

Anônimo disse...

muito legal o projeto da horta mandala...prof Rosa e prof Márcia estão de parabens!
mas estou postando pra falar do sabão.
sábado na reposição de aula,cortamos os sabão,embalamos , vendemos na frente da escola e entregamos a receita para várias pessoas que passaram na rua, foi muito divertido e engraçado,várias pessoas colaboraram com a escola.
e acho que deveriamos fazer isso mais vezes.

parabéns para as professoras por todo o projeto mão na terra.

Anônimo disse...

A horta vai ficar muito linda, em forma de mandala,legal,muito legal professora a senhora fica cada vez mais criativa.
Parabens professora continue sempre assim...
muito legal, sincera, e tomando iniciativa.

Anônimo disse...

olá
adorei a nova forma do blog tah muito legal!!!
estou anciosa para por em pratica as ideias do prjeto


bjus emiliane

gugu disse...

eu garanto a horta vai ficar maneira

fatimasaturninohotmail.com disse...

Olá, só hoje vi esse projeto e gostaria de saber mais dele.
Tem como?
Obrigada.
Fatima Saturnino

denise b f disse...

vou tentar fazer uma aqui em casa, meu quintal é enorme e adoro plantas, e tb sinto necessidade de orgânicos para minha pequena de 3 anos e coleguinhas de escola

SMENEZES disse...

EU TRABALHO NA AREA DE AGRIULTURA POIS AINDA NÃO TENHO FEITO NENHUM TRABALHO DO TIPO. COMO FAÇO PRA INICIAR UM?