sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Lay-Out da Horta

8 comentários:

Anônimo disse...

Hoje um grupo pequeno de alunos se encontraram na escola para opinar sobre o lay-out da horta e soubemos que esse novo sistema de horta circular é um projeto novo no Brasil, onde existe um agricultura tradicional com produtos agrotóxicos e num sistema de monocultura. a idéia é justamente o contrário, mostrar não só para a comunidade escolar, mas para todas as pessoas como é possível encontrar uma harmonia entre o homem e a natureza com criatividade, alem da sobrevivência, pois um dos maiores problemas que enfrentamos no mundo é a falta de alimentos, e essa técnica empregada na escola para mostrar como é possível num pequeno espaço e com pouco dinheiro produzir muitos alimentos.
O fogão a lenha vem exatamente ao encontro dos nossos ideais, pois não basta produzir os alimentos, precisamos mostrar que existem técnicas economicas para cozinhar os alimentos. Lembrando que não temos merenda para o ensino médio e essa é uma das alternativas para aliviar a fome dos famintos... rsrsrs

Anônimo disse...

depois das ferias e do momento conturbado da greve é ótimo voltar para a escola e encontrar coisas novas na escola,além da quadra nova,a horta realmente sai do papel esse mes,a princípio nao acreditei que esse projeto fosse acontecer como tantos outros que foram engavetados.Acho que é por isso que muitos alunos ainda nao se envolveram.é claro que alguns alunos mais espertos como eu ,percebendo a cisterna pronta, se ligou que o projeto realmente existe.Acho que quando perceberem a movimentaçao da horta todos vão querer participar,vai ser muito bom para escola.

Anônimo disse...

Amigos da Natureza,
O segundo semestre está começando e quando pensamos na rapidez com que o tempo passa sentimos a responsabilidade de vitalizar nosso ânimo para continuar com mais afã as tarefas iniciadas, principalmente, quando essas são voltadas para questões ambientais que são tão urgentes em nosso planeta. Se você ainda duvida disso, observe os documentários sobre as Olimpíadas que começarão no dia 08 de agosto p. f. As imagens mostradas pela televisão são assutadadoras. A cidade chinesa é tão poluída! Como ficarão os atletas que precisam de ar puro para poderem desenvolver suas tarefas? Onde está o ponto obscuro dessa questão? Indubitavelmente, no desleixo quanto à questão ambiental. É preciso crescer, sim; porém é indispensável que isso ocorra dentro de padrões de proteção à natureza. Nós protegemos a natureza, e ela, graciosamente, nos dá os frutos da terra, os mananciais, a riqueza das matas, a beleza da flora e da fauna.
O Projeto Mão na Terra está partindo para mais um importante empreitada e conta com a sua cooperação. Vamos agora para montagem de uma estufa, um minhocário e uma composteira que são essenciais para a manutenção da horta. Agora, a horta... Será especial.
Um formato circular para melhor aproveitamento do espaço, funcionando de acordo com a dinâmica da natureza. Isso, gera uma circulação de energias positivas favorecendo a irrigação , a produção de hortaliças que, em seguida, beneficiarão a comunidade. A Horta
Mandala é mais um passo a ser dado por todos aqueles que estão envolvidos no Projeto Mão na Terra
visando à utilização de pequenos espaços, tirando dali meios para melhorar a qualidade de vida do cidadão. Afinal, essa é uma das metas da educação: educar para ter um mundo sustentável.

Anônimo disse...

Só vi agora o esquema da horta mandala. Achei mó loco! será que vai funcionar mesmo? A terra da escola é muito seca, sei não viu! Mas tô gostando muito de participar.
Jessica

Anônimo disse...

Acabei de conhecer o projeto, pois estuda no periodo noturno e tudo a noite é muito corrido! Estou admirada com o projeto, pois não tinha idéia que tal coisa acontecia na escola. É muito bom saber que coisas boas assim acontecem na minha escola. Vou contar para meus familiares toda essa novidade e eles não vão nem acreditar. Quero saber como posso contribuir com o projeto, pois vou participar com o que for preciso.

Anônimo disse...

Olá prof tudo bem espero que sim quero falar que eu estou gostando muito do projeto quero falar tambem que se precisar de alguma ajuda estamos ai pro que der e vier .

Anônimo disse...

o lay-out da horta ficou muito bom...
mas saindo do assunto...
no sabado(dia 9-ago-2008) era dia de repor aula...alguns alunos (como eu)participaram então do projeto,vendendo o sabão ecológico da escola dinora...
foi bem legal agora so precisamos saber de todos os detalhes do que aconteceu nesse dia...
obs.:quero ver as fotos da venda do sabão...

Anônimo disse...

O projeto da horta vai ficar bem legal. Se for ficar do jeito da foto vai ficar muito legal.

E aproveitando o espaço...
Sabado os alunos vieram repor aula,e fomos vender sabao na rua para arrecadar dinheiro e conscientizar as pessoas que nao precisa jogar o oleo na pia. Avisem suas maes para juntar oleo usado pera voce trazer aqui na escola para fazermos o sabao.
Bom Professora Rosa a senhora esta de parabens, pela sua iniciativa, o projeto esta muito legal,os alunos estao participando
e isso e muito legal.
UM SUPER BEIJO