domingo, 13 de julho de 2008

Permacultura na escola

Permacultura é uma nova proposta de ações conscientes e responsáveis para a construção de sistemas humanos sustentáveis. Ela foi sistematizada na década de 1970 pelos australianos David Holmgren e Bill Mollison. Sua proposta está baseada em três princípios éticos:

- Cuidar da Terra: fala do respeito a todas as coisas do planeta, sejam estas vivas ou não. É permitir e incentivar que todos os sistemas vivos possam continuar e se multiplicar. Cuidando dos ecossistemas, das espécies, das águas, dos solos e da atmosfera em todos os momentos de nossa vida, teremos assim um mundo mais saudável por mais tempo. Esse cuidado, esse respeito deve se refletir em nossa rotina diária, com decisões responsáveis, que são atitudes que valorizam a vida, usando recursos de forma adequada não apelando ao consumismo exagerado e ao desperdício.

- Cuidar das Pessoas: é importantíssimo, pois apesar da espécie humana não ser a mais populosa do planeta, é a que mais causa danos e mais rapidamente. Portanto, se ao cuidarmos das pessoas, conseguirmos que todas recebam o básico para suas vidas, teremos um planeta com mais chances de se tornar sustentável. Essas necessidades básicas podem ser abrigo, alimento, tratamento de resíduos, educação, trabalho e relaçães humanas saudáveis.

- Partilhar os excedentes e definir limites para o consumo e reprodução: são atitudes que estão ligadas ao princípios anteriores. No caso da reprodução humana, este princípio nos coloca o desafio da paternidade responsável. E extende-se à reprodução de animais para consumo, que hoje está além do que o planeta pode suportar. Partilhar os excedentes significa redistribuir os recursos que temos além de nossas necessidades, como alimento, dinheiro, tempo, etc… e compartilhar recursos como máquinas e ferramentas de forma cooperativa. Sempre priorizando o fluxo em vez do acúmulo. Definir limites para o consumo é a base do consumo responsável.

Mais informações:
www.ipemabrasil.org.br www.permacultura.org.br
www.permacultura-bahia.org.br
www.permear.org.br
www.setelombas.com.br
www.ecocentro.org
www.cartanaescola.com.br

Um comentário:

lili disse...

Olá! Venho sempre por aqui, depois que descobri este lindo trabalho. Sou educadora e me encanta muito saber que pessoas como vocês estão caminhando para tornar o mundo melhor.Parabéns!