terça-feira, 5 de agosto de 2008

SEGREDOS DA COMPOSTAGEM


Fazer um bom composto é facil, mas você precisa saber pequenos detalhes para garantir o sucesso.

Muitas pessoas tentam fazer um bom composto, mas não conseguem. Na maioria das vezes, a reclamação é que a massa fica abafada e fedorenta.

A razão disso é muito simples: não tem ar suficiente para que os decompositores prosperem pois o ar só pode existir entre os vários componentes da pilha, e quando os materiais secos e restos de cozinha grudam, acabam os espaços livres para o ar.


Assim, podemos dizer que é impossível fazer um bom composto sem revirar a pilha regularmente. Mas, vamos encarar a verdade, o que acontece é que ninguém revira a pilha de composto com a frequência que deveria!

Você pode adicionar mais materiais fibrosos para ajudar a manter uma estrutura mais aberta no composto, provendo mais espaço para o ar. A palha é o melhor material para isso, ou pode ser papelão e papel amassado, ou papel toalha de cozinha usado. Sempre que tiver adicione estes materiais ao composto, isso irá ajudar bastante. E, mesmo assim, você ainda tem que revirar a pilha!

Ou você pode construir um barril de composto que mantém a pilha longe da vista e é uma forma perfeita para casas ou escolas urbanas pois é de fácil manuseio e super acessível para as crianças. E para revirar e arejar o composto é só girar a manivela!


Fonte: www.escolasustentável.com

4 comentários:

Anônimo disse...

Falando em compostagem,terra boa é humus também.
Sabendo que a escola vai fazer um minhocário também fiquei muito preocupada e queria relatar minha esperiencia com o minhocario.
Pra quem deseja montar um minhocario CuIdAdO!!!!!!

Sempre tera um ataque de minhocas bravas e formigas.Devemos ter um certo cuidado pois as matrizes desenvolvidas para reprodução são muitos sensiveis.

Geralmente as matrizes mais adequadas e que vão ser usadas no projeto são as "Californianas",mas tenho experiencias com as canadenses também.
São minhocas sensiveis,dengosas,muito frageis.Necessitam de muito cuidado.Não gostam de barulho,luz,de calor,morrem de medo de chuva e trovões e pior de tudo não resistem ao ataque das minhocas e formigas do putim.
As minhocas da região entram no minhocario e exterminam com as pobres coitadas californianas.As poucas que sobram viram comida para as formigas,ou seja,ter um minhocario no Putim requer cuidados especiais tipo "alguém vigiando o minhocario 24hs".
Resolvemos o problema adestrando o nosso cachorro,mas ele tambem não resistiu as suculentas minhocas,realmente não sabemos o que fazer com esse problemão, desistimos do minhocario.

Mas como tem muito aluno ai na escola,acho que não vai ter problema,sugiro um rodizio para que o minhocario jamais fique sem proteção.



Diuliane Gorgulho

Anônimo disse...

Compostagem é o conjunto de técnicas aplicadas para controlar a decomposição de materiais orgânicos, com a finalidade de obter, no menor tempo possível, um material estável, rico em húmus e nutrientes minerais

Anônimo disse...

Valew!!!!!!!!!!!!xauxau

Ana Freire disse...

Gostava que me explicasse como construir um barril de composto e o que colocar lá para a compostagem para eu poder fazer com os meus alunos
cumprimentos