sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Montagem da Estufa

O objetivo principal de construirmos uma estufa é o de reproduzir um ambiente onde é possível criar e manter condições ambientais favoráveis para o cultivo de plantas, independente da estação do ano ou da temperatura, da umidade e da luminosidade externa.
A estufa que estamos construindo é de estrutura de madeira revestida com tela do tipo mosquiteiro . O custo é menor, mas exige maior atenção quanto à conservação e manutenção.
Outro fator importante é o local onde a estufa será instalada, que deve ser plano e protegido, evitando-se ventos laterais, colocando-se a cabeceira da estufa em direção aos ventos mais fortes. Além disso, recomenda-se a instalação de quebra-ventos naturais. Procure um lugar bem ventilado, mas fuja das correntes de vento. Ambientes pouco ventilados favorecem a propagação de fungos, acaros e outros agentes prejudiciais as plantas.

2 comentários:

Anônimo disse...

A construção caseira de cisternas, estufas e hortas representa a simplicidade associada à praticidade. Espero que todos, governos e cidadãos, possamos executar estas iniciativas simples e de grande retorno. PARABÉNS às meninas Rosa e Márcia pelo PROJETO MÃO NA TERRA.
Stefano, engenheiro químico e chacreiro

Allanzito disse...

Professora Rosa, sou assessora do Instituto Brasileiro de Geobiologia e gostaria do seu email para divulgações de cursos que podem ser do seu interesse. Aguardo contato por email: nathaliacavanelas@yahoo.com.br. Acesse o site: www.geobiologia.com.br e nosso novo projeto: www.geosounds.com.br, no qual você poderá se inscrever para o proximo curso "Sons como ferramenta de harmonização de ambientes" a ser ministrado no dia 21 de março. Obrigada e um abraço.