terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Novas práticas para novos tempos

O processo das transformações no mundo atual nos faz pensar a relação que temos com o planeta e nas conseqüências dessa interferência no meio ambiente que chega a ser capaz de mudar a dinâmica do planeta, nossa maneira de trabalhar, divertir e se relacionar com as pessoas.

Com o avanço das tecnologias, nossa forma de conhecer, aprender e atuar no mundo também muda, com isso, a busca de novas técnicas que ofereçam aos alunos um aprendizado mais envolvente, criativo e inovador tornou-se um desafio para a escola pública, pois valores como habilidades e competências, que podem ser adquiridos na escola e levados para toda a vida, são essenciais para os dias de hoje.

Os Quatro Pilares da Unesco, estabelecidos no relatório de Jacques Delors*, servem, em seu conjunto, como princípio organizador nesse processo de construção de competências e habilidades e o caminho para o futuro da educação. São eles:

Aprender a ser
Busca do autoconhecimento,auto-estima, pensamento crítico e criatividade.

Aprender a aprender
Descoberta do prazer de conhecer, compreender, construir e reconstruir.

Aprender a conviver Desenvolvimento da percepção de interdependência, respeito e valorização do próximo.

Aprender a fazer
Desenvolvimento de habilidades e competências que resultem na aplicação da tecnologia.

*coordenador do “Relatório para a Unesco da Comissão Internacional Sobre Educação para o Século XXI(1998)

Referência: Unesco

Imagem: Corbis

Nenhum comentário: