segunda-feira, 2 de março de 2009

Sociedade inclusiva

O desafio da educação inclusiva

Inclusão é lei

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, no final de 2001, uma resolução destinada a fazer com que as normas da Nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação, 1996, começassem a ser efetivamente cumpridas. Pela legislação, portadores de qualquer tipo de deficiência têm o direito de estudar em escolas comuns, isto é, a chamada educação inclusiva.

A construção de uma sociedade inclusiva exige mudanças de práticas e idéias, portanto, é necessário a implementação de uma nova prática pedagógica que atenda a todos, independente das suas necessidades educacionais, especiais. E para que isso aconteça, é essencial a participação de todos.

Se desejamos realmente uma sociedade democrática, devemos criar uma nova ordem social, pela qual todos sejam incluídos no universo dos direitos e deveres.

Para isso, é preciso saber como vivem as pessoas com deficiência, conhecer suas expectativas, necessidades e alternativas.

Uma escola em que todos os alunos são bem-vindos tem como compromisso educativo ensinar não apenas os conteúdos curriculares, mas formar pessoas capazes de conviver em um mundo plural e que exige de todos nós experiências de vida compartilhada, envolvendo necessariamente o contato, o reconhecimento e valorização das diferenças. Este conhecimento potencializa a educação escolar, em seus objetivos e práticas e, assim, também é mais um meio de aprimoramento do ensino para todos os alunos.

Referências:

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