sábado, 14 de fevereiro de 2009

Os desafios de um novo ano letivo

O ano letivo começa com muitas novidades.

A próxima etapa do projeto Mão na Terra é fazer com que os alunos e a comunidade reflitam sobre o lugar onde vivem, levantando demandas e buscando soluções responsáveis para seus problemas. Para isso, vamos utilizar TIC ( abreviação de "Tecnologia da Informação e Comunicação") que é um conjunto de recursos tecnológicos que, se estiverem integrados entre si, podem proporcionar na área da educação qualidade e criatividade, robótica educacional, cinema e a arte da construção Lego para expressar idéias, construir maquetes, planejar o uso sustentável dos recursos, assumindo de forma responsável o cuidado com o planeta, que são atitudes que ajudam a formar pessoas para uma sociedade mais justa, solidária e responsável.

Nossa horta já está produzindo, a cisterna sendo utilizada. Armazenamos uma grande quantidade de óleo (de fritura) doado pela comunidade para continuar a fabricação do sabão e detergente. A 4ª edição do jornal está prevista para a próxima semana.

Essas atividades possibilitam o trabalho com os diferentes canais de aprendizagem, despertando valores e desenvolvendo competências para que o aluno aprenda durante toda a vida e não somente na escola. As oficinas incentivam os trabalhos em grupo e a troca de conhecimentos, opiniões, experiências e a capacidade de expressar idéias, ouvir a opinião dos outros e respeitar as diferenças.

Como o projeto Mão na Terra tem o desafio de conscientizar e promover a mudança de postura, possibilitando aos alunos uma nova leitura do mundo, é importante que faça parte do PPP (Projeto Político Pedagógico) da escola, assim, a coordenação da escola articula as atividades, integrando professores e mobilizando a comunidade, pois a concretização e multiplicação dessas atividades depende do comprometimento de todos e, no que se refere às estratégias de participação, verifica-se pouco envolvimento, o que vem confirmar o desafio em articular um discurso com a prática do trabalho coletivo. Sendo assim, o objetivo do projeto é a mudança de postura, a transformação que possibilita a qualquer pessoa uma prática mais sustentável, tornando-a capaz de atuar, buscar soluções e, principalmente, construir realidades mais felizes para suas vidas, pois um mundo socialmente justo e ecologicamente equilibrado requer responsabilidade planetária.

Um ótimo ano para todos nós!

7 comentários:

Agroecologia no CEPARL disse...

Parabéns!
Esse ano será realmente de muitos desafios, por aqui estamos tentando adotar uma coleta de óleo semelhante ao da vossa escola, é muito importante trabalhar com esse resíduo alttamente poluente. Quanto ao manejo ecológico do mato, estamos tendo boas experiências com o plantio de abóbora e MUCUNA! Pricipalmente esta ultima, é uma leguminosa trepadeira extremamente agressiva de rápido desenvolvimento e grande fixação de nitroGÊnio no solo. Ela ela ocoupa o lugar do mato e o sobreia, porém tem que ter um manejo regular para não se torna um problema.
Boa sorte para esse e espero em breve realizarmos intercâmbios.
Abraços

Maria Luiza Benitez -Jornalista/Historiadora/Cantora disse...

Rosa Maria, dá gosto da gente passear por um blog assim. Educativo, ilustrativo,compartilhando, distribuindo sabedoria e qualidade de vida.Moro num sítio num lugar chamado Itapuã junto à uma Reserva Ecológica, e vou aplicar e passar adiante o que estou aprendendo aqui. Vocês são mais um ELO dessa grande corrente pela preservação e bom uso da natureza! Parabéns !

Anônimo disse...

Muito interessante o seu blog, sempre passarei por aqui para ver as novidades.

Muita consciência e mão na terra é o que precisamos e para que ocorram mudanças.

É um prazer ter pessoas iguais a você como "seguidores" do meu blog.

Obrigado e que Deus abençoe,

Rodrigo Vicente

Mateus disse...

Que beleza!

Várias propostas interessantes heim!? Adorei o lance da tecnologia. Existe um software de programação chamado Stagecast que permite fazer jogos e simulações interessantes.
O site da www.moleque.com.br/clubedeideias , onde eu trabalho tem alguns exemplos interessantes.

Vocês ja colheram alguma coisa?
Boa sorte!

Mateus disse...

Onde eu trabalho usamos tecnologia da Macintosh. Para fazer stop motion usamos o software I can animate, mas eu não sei se ele é compativel. Tem vários exemplos de vídeos de animação naquela página que te falei.
Gostei muito da idéia da maquete, também quero aprender mais sobre as técnicas de montagem.
Po que beleza heim! Colhendo já algumas coisas, é tão rápido né?
Boa sorte e parabéns!

Eduardo Miguel disse...

- Olá Mestra com "M" maísculo mestra que com seu projeto e ações conseguiu arrancar lágrimas enquanto percorria seu blog onde tudo lia avidamente quase não acreditando que há outros e cada vez em número maior, há outros tantos ideologistas á acreditar no futuro dos sonhos com direito á mais informação de qualidade com professores esforçados e alunos concientes formando uma sociedade plena de conhecimento em seus valores, simples assim este é o brasil que eu quero este é o futuro de Brasil que eu sonho com professores que vão muito além de um B, A, BA basicão extrapolemos em boa vontade em honestidade ética ponderação humanismo ecidadania e se superar em suas que em suas próprias limitações não encontrou barreiras, seu exemplo me comove, seu exemplo me motiva e emociona, seu exemplo faz com que não me sinta um marciano neste nosso planeta Terra, mãe de tudo e de todos que aqui estão mesmo que de passagem, obrigado... obrigado pelo exemplo que se soma a tantos outros anônimos incansáveis sem direito nem pedido, nada de medalhas, nada de capa de revistas ou destaque em qualquer grande veículo de comunicação ainda assim reconhecido por aqueles que contato mantém com sua realidade e mais importante ainda o bom e velho companheiro de todas as noites o travesseiro ele, ele sim sabe o que, por que e como ou quanto, parabéns e conte com meu apoio, já estou os indicando em meus endereços na net, abraço grande

Unknown disse...

profªrosa ficou maneiro parabéns continue sempre assimmmmm colocando nossa escola pra frente
juntos venceremossss...... xau....