quinta-feira, 30 de julho de 2009

Mudanças climáticas e Educação ambiental

É um desafio traduzir para nossos alunos como as mudanças climáticas nos afetam e, para isso, é necessário envolve-los, ao invés de tratá-los como observadores pacíficos ou vítimas.
A alfabetização ecológica é fundamental na formação de alunos informados e envolvidos na construção de respostas aos desafios, não só para seu próprio aprendizado e desenvolvimento como cidadãos críticos, mas para a concretização de conhecimentos que podem acrescentar principalmente à sua realidade.
Com um pouco de criatividade é possível criar métodos eficazes para a promoção da educação ambiental na escola e de uma nova leitura do mundo. Um projeto pedagógico que contemple a alfabetização ecológica, parecida com a que Fritjof Capra desenvolveu em Berkeley, na Califórnia. Os alunos são estimulados desde cedo a perceber como o universo funciona, como as leis da vida se manifestam, e isso se dá de forma prazerosa através de atividades regulares na horta, como preparar a terra, adubar, semear, colher e observar a mãe natureza.
Capra explica de forma clara e objetiva nos seus livros como o universo se divide em redes e como essas redes se comunicam entre si, e como aquilo que se observa nos bastidores da vida, nas estruturas na natureza, garantindo a sobrevivência dos ecossistemas durante milhões de anos, poderia inspirar as ações da sociedade na direção da sustentabilidade.
Uma de suas previsões mais importantes remete a um cenário de conflito entre duas correntes que deverão predominar neste século:
a do capitalismo globalizado, concentradora de renda e que submete os recursos naturais aos interesses do capital,
e a das comunidades sustentáveis, que devem se multiplicar pelo mundo privilegiando os projetos ambientalmente saudáveis, com menos consumo de água, energia limpa, redução do volume de lixo e valores não consumistas, privilegiado as hortas comunitárias e a economia solidária.
Como dizia Chico Science: “ De que lado você samba?”
Imagens: Horta Mandala da Escola Dinorá no dia 30/07/2009.