quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Harmonia na horta

Alguns alunos, quando visitam a horta, ficam surpresos ao encontrar verduras crescendo junto às ervas medicinais e flores. Afinal, nossa cultura aprendeu a separar as plantas de um jardim daquelas que são próprias para uma horta.
No entanto, apesar de aparentar visualmente uma grande confusão, é justamente esta união que cria o equilíbrio dinâmico tão procurado no cultivo das plantas.
O importante é ter diversidade de espécies, plantas de diferentes tipos, famílias e hábitos. Diversidade gera equilíbrio e assim ocorre menor infestação de pragas e doenças. Além disso, quanto mais diversificada for a nossa horta, maior será a variedade de produtos e nutrientes oferecidos. Assim, plantamos:
Flores: para embelezar e aromatizar nossa mandala. Também atraem insetos e pássaros que ajudam no controle biológico.
É bom plantar espécies com flores pequenas como as margaridas, salsinha, erva-doce e plantas com cores fortes como a zínia.
Ervas Medicinais e Aromáticas: além do uso na medicina popular, fornecem chás e servem como repelentes de alguns insetos.
Verduras, legumes e frutas: além de alimentos, ajudam na composição e manutenção da horta, seja no controle natural de doenças, ou ciclagem de nutrientes, adubando a terra.
Plantas fornecedoras de nutrientes: são os adubos verdes.

Se retiramos constantemente verduras, legumes e ervas da horta, precisaremos repor os nutrientes que a planta absorveu da terra. Por isso, plantamos, feijão guandu, mucuna preta e girassol.
É incrível, quanto mais apreciamos a beleza da natureza , mais beleza descobrimos.

Nenhum comentário: