terça-feira, 30 de junho de 2009

HOME - O mundo é nossa casa

Home - O mundo é a nossa casa, é um documentário do diretor francês Yann Arthus-Bertrand que pretende sensibilizar a opinião pública mundial sobre a necessidade de alterar modos e hábitos de vida a fim de evitar uma catástrofe ecológica planetária.

Já é possível assistir pela internet uma versão em português aqui

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Saco é um saco

Qual o custo ambiental de uma sacola plástica descartada de forma incorreta?
A quem afeta o consumo excessivo e incorreto desse material?
Assista ao filme preparado pelo Ministério do Meio Ambiente e veja como este problema afeta a todos, inclusive você.


Fonte:
MMA

sexta-feira, 26 de junho de 2009

When you feel it, it´s already too late

De forma criativa e impactante, o filme da Global Warning - uma ONG que se dedica a produção e divulgação de estudos de impacto ambiental - chama atenção para a interdependência entre os diversos sistemas vivos do planeta. Muitas vezes não nos damos conta de como nosso estilo de vida tem efeitos sobre o meio ambiente, com impactos imediatos sobre outros sistemas vivos. E mais dia menos dia, todos nós vamos sentir esses impactos.


Fonte: Akatu

quinta-feira, 25 de junho de 2009

I Congresso Nacional sobre Economia Solidária, Resíduos e Reciclagem

O I Congresso Nacional sobre Economia Solidária, Resíduos e Reciclagem tem o objetivo de divulgar a produção científica e tecnológica nacional em temas na área de Resíduos, Reciclagem e Economia Solidária além de aumentar o intercâmbio entre os diversos pesquisadores, profissionais e estudantes na temática.
Dias: 26 e 27 de novembro de 2009, na cidade de São Carlos/SP.
O prazo para envio e inscrição de resumos vai até 30 de junho de 2009. Mais informações aqui

sábado, 20 de junho de 2009

Inverno

O Inverno iniciará às 02h45 do dia 21 de junho de 2009 . Nesta estação, que compreende os meses de junho, julho e agosto, as temperaturas são climatologicamente amenas. Localidades como Campos do Jordão, Itapeva, São Antônio do Pinhal e muitas outras cidades, situadas em lugares altos no Estado de São Paulo, registram valores negativos de temperatura. Outro aspecto meteorológico que se observa durante o inverno, são as constantes inversões térmicas que causam nevoeiros e neblinas. Estas inversões, muitas vezes, permanecem durante o período da manhã. O nevoeiro consiste na existência de gotículas d’água que flutuam no ar e reduzem a visibilidade a menos de 1000 m. Além da redução da visibilidade, um outro fator importante é o alto índice da umidade relativa do ar, cujos valores alcançam até 98% no período da manhã. O contrário ocorre no período da tarde, após a dissipação do neveoiro, quando o índice da umidade relativa do ar diminui consideravelmente, chegando a registrar valores de até 40%. O ar seco e o vento calmo favorecem a formação da bruma - substâncias sólidas suspensas na atmosfera, tais como poeira e fumaça - poluindo o ar.
Fonte: INPE

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Ação coletiva faz a diferença

Olá! Recebi por e-mail do Prof. Paulo da FUNDHAS e compartilho com vocês:

Olá, Profª. Rosa!
Hoje fomos até a escola, eu e as crianças da
FUNDHAS. Levamos composto feito na unidade, ferramentas, mudas de couve-flor e beterraba. Combinei com a Profª. Denise e juntos com a turma da Profª. Tatiana, fomos plantar. Foi um momento rico onde as crianças curtiram e participaram muito empolgadas. Você iria adorar, a energia estava contagiante.
Já marcamos uma próxima atividade.
Dê uma espiada nas fotos que meus alunos tiraram.
Um abraço e até mais.
Prof. Paulo
Prof. Paulo, Parabéns!
Adorei ver as crianças com as mãos na terra, plantando, participando, trocando experiências. São essas atitudes que promovem a aprendizagem significativa, ações em sintonia com a realidade do aluno, permitindo-o vivenciar, experimentar e refletir sobre suas ações para transformar o lugar em que (com)vivem. Paulo Freire já dizia que cidadania é algo que se aprende e, portanto, se ensina!
Obrigada a todos vocês.

terça-feira, 16 de junho de 2009

Aprendizagem significativa

Um dos grandes desafios para o educador hoje é tornar a aprendizagem significativa, ou seja, construir novas possibilidades de conhecimento e ação. Não tenho dúvidas de que as atividades do projeto são positivas. A cada nova atividade realizada na escola questiono a relação entre o discurso e a prática, a eficácia das ações que promovem autonomia e mudança de postura, pois, para que a aprendizagem aconteça, precisamos vivenciar, relacionar e encontrar sentido para aquilo que estamos aprendendo.
Realizar o projeto Mão na Terra na escola possibilitou um olhar crítico no cotidiano dos alunos, seus problemas e dificuldades, assim como, os limites impostos à participação e os desafios enfrentados para formar verdadeiros cidadãos, autônomos, conscientes e motivados da necessidade de mudanças, possibilitando uma nova leitura do mundo para outras formas de ação.
“A alegria é o que sentimos quando percebemos o aumento da nossa realidade, isto é, de nossa força interna e capacidade de agir. Aumento de pensamento e de ação, a alegria é o caminho da autonomia individual e política. A tristeza é o que sentimos ao perceber a diminuição da nossa realidade, de nossa capacidade para agir, o aumento de nossa impotência e a perda de autonomia. A tristeza é o caminho da servidão individual e política, sendo suas formas mais costumeiras o ódio e o medo recíprocos.” (Marilena Chauí)

terça-feira, 2 de junho de 2009

Tom da Caatinga



A obra de Tom Jobim - que já serviu de inspiração para retratar as belezas da Mata Atlântica, do Pantanal e da Amazônia - volta seus acordes para a Caatinga, um dos ambientes menos estudados e protegidos do Brasil. O Tom da Caatinga é o quarto módulo de uma série de programas de educação ambiental que apresenta a ecologia e a cultura dos principais biomas brasileiros. O primeiro programa da série estréia no dia 5 de junho no Canal Futura e vai ao ar todas as sextas-feiras, às 22h30, com reprises aos domingos, segundas e quintas. Produzido pela Pindorama Filmes e apresentado por Targino Gondim, um dos maiores sanfoneiros do país, o programa está divido em cinco episódios, com 27min cada, que abordam temas como: Ecologia; Sertanejos e Sertanejas; São Francisco; Seca e Êxodo; e Fé e Festas.

Vale a pena conferir.

Alunos participam de evento na UNIVAP

A Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC), realizou semana passada, a Semana Acadêmica, com o tema Sustentabilidade.
O evento contou com palestras, exposições, mostra de vídeo e atividades culturais.
A participação dos alunos da Escola Dinorá foi elogiada pela organização do evento pela postura e disposição. Para os alunos, a experiência foi muito positiva, pois puderam conhecer a UNIVAP e os estudantes dos diversos cursos , além da oportunidade de mostrar as ações desenvolvidas no Projeto Mão na Terra, pois, sustentabilidade é, na prática, o desafio diário de (re)pensar novas formas de se relacionar com o planeta e buscar soluções coletivas para problemas comuns. Afinal, só assim conseguiremos provocar a mudança que queremos ver no mundo.