sexta-feira, 2 de julho de 2010

Vamos trocar sementes?

O projeto Troca de sementes foi utilizado pelos professores de Geografia de diferentes escolas para o desenvolvimento de ações que possibilitam a construção coletiva do conhecimento.
São escolas distantes, São José dos Campos, SP e Niterói, RJ, que realizam atividades de educação ambiental semelhantes e registram suas atividades em blogs na Internet:
Mão na Terra Em cada canto um canteiro cultivado
Este foi o ponto de partida para um intercâmbio que envolveu alunos do ensino fundamental na seleção de sementes cultivadas nas respectivas hortas orgânicas e na produção de textos para a confecção das cartas. A experiência revelou que as atividades incentivam o trabalho cooperativo, a capacidade de expressar idéias e o respeito às diferenças.

Além de proporcionar um olhar crítico e uma nova forma de pensar e aprender, interagindo com o lugar onde vivem e estabelecendo a conexão desse processo com a tecnologia que muda nossa relação com o mundo.

Na Escola Dinorá:

Na Escola João Brazil:

Resultado:

3 comentários:

Thais Cristina e Thais Mariana da 8B disse...

Oi professora Rosa, fui na horta hoje e colhi muitos rabanetes e depois lavamos e comemos, é amargo mas eu gostei, é diferente!!

Evaniele disse...

Oi gente, eu sou a Evaniele aluna do 8A e participei das trocas de sementes. Mandei 2 cartinhas e foi uma experiência legal conhecer pessoas de outros lugares. Não sei se plantaram a semente que eu mandei, mas eu plantei a semente que eu recebi, alias, nossa horta esta linda, eu ajudo sempre, regando e olhando se tem alguma coisa p fazer. Se todo mundo colaborar, a horta vai produzir muito alimento e é a gente q vai aproveitar. Então pessoal, vamos colaborar com a nossa horta e com o nosso planeta.

Rogério Lafayette disse...

Ficou muito maneiro o vídeo resultado!!!
Evaniele, com certeza plantaram a semente que você mandou!