segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Monitoramento da água no bairro





Local: Parque das Garças, Córrego Ribeirão dos Putins, São José dos Campos/SP

Envolvidos
: Alunos do 1° EM


Parâmetros dos testes
:
Oxigênio dissolvido (OD): mede quantas moléculas de oxigênio estão presentes na água.
pH ( Acidez): Mede se um líquido é ácido ou básico.
Turbidez ( claridade): mede a claridade da água.
Temperatura: mede o calor da água.
A participação dos alunos no monitoramento foi muito importante, pois perceberam que a ocupação desordenada é uma das causas das alterações no ciclo hidrológico. Refletiram que um dos maiores problemas do córrego é o grande volume de água não tratada despejado no córrego e, como a sua capacidade depuradora natural é limitada, o acúmulo dessa matéria orgânica produz um enorme consumo de oxigênio, resultando no aumento da toxicidade devido ao crescimento de algas indesejáveis e causando riscos à saúde da população. Perceberam que o tratamento de esgotos domésticos é uma ação estratégica fundamental. A reflexão sobre como resolver os problemas hídricos que envolvem as comunidades pode ser decisiva e depende da conscientização para uma futura mobilização.
Mais informações: http://www.worldwatermonitoringday.org/

Hip Hop

Apresentação do Grupo Síndrome Hip Hop na Escola Dinorá

O principal objetivo do grupo é mostrar, através da dança, as competências da pessoa com Síndrome de Down realizando assim, ações que promovam inclusão social.

Realização
: ASIN - Associação para Síndrome de Down de São José dos Campos, Profº. Anderson

Escola Pública da INDIA aceita o convite

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

COP-10 Nagoya,Japão

Conferência da ONU sobre Diversidade Biológica (COP-10)
Durante a primeira semana de negociações sobre biodiversidade na 10ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP 10 da CDB), em Nagoia, o clima foi de incertezas em relação aos resultados para a conservação da biodiversidade do planeta.
O Ministério do Meio Ambiente (MMA) divulgou um artigo no começo do mês que o Brasil será protagonista nas negociações da Convenção da Biodiversidade, leia AQUI. Mais informações WWF BRASIL.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Intercâmbio cultural na Escola Dinorá

Alunos da Índia visitarão a Escola Dinorá em novembro
Estamos felizes em anunciar que um grupo de estudantes e um professor da Escola Pública da Índia ( The Indian Public School, Rajawala, Dehradun) vem conhecer o Projeto Ambiental da nossa escola no período de 25 a 30 de Novembro de 2010. Sendo todos membros do ENO Environment Online, um Programa Global para o Desenvolvimento Sustentável e paz no planeta, esse intercâmbio será uma experiência positiva que proporcionará a troca de conhecimentos entre culturas diferentes e a vivência, que fortalece a compreensão e o respeito das diversidades culturais

Ser Professor...

15 de Outubro - Dia do Professor

“Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina” Cora Coralina

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Manutenção da horta

Algumas tarefas são importantes para manter a horta em condições ideais de produção.
Capina: As hortaliças competem com o mato que cresce no canteiro por luz, nutrientes e água. Mesmo assim, não é necessário retirar todo o mato dos canteiros, manejar apenas aquele que estiver abafando ou prejudicando as hortaliças.
Adubação de cobertura: Para o bom desenvolvimento das hortaliças que permanecem mais tempo nos canteiros é necessário complementar a adubação feita na etapa do plantio com mais adubo orgânico.
Cobertura morta: Distribuir palhas ou outros resíduos vegetais sobre as linhas de plantio e entre as plantas para a manutenção da umidade do solo, controle do mato e erosão.
Rega: Diariamente, pois as plantas precisam de umidade para o seu desenvolvimento. Entretanto, o excesso de água pode prejudicá-las e favorecer o aparecimento de doenças. A rega pode ser feita lentamente, de maneira que a água não escorra por cima do canteiro.
Envolvidos: Alunos do 2 EM B
Imagens: Paulinha

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Mudas de hortaliças para a horta

As mudas podem ser preparadas diretamente nos canteiros, organizados no interior da estufa ou em bandejas de isopor, que são encontradas facilmente com diferentes tamanhos de células para semeadura. Uma outra possibilidade é o uso de caixotes de madeira, que devem ser cheios com substrato, que pode ter composições variadas de terra, areia e esterco, ou ser obtido diretamente em lojas especializadas.
A semeadura é feita em sulcos rasos de um centímetro de profundidade, distanciados de 10 em 10 cm. As sementes são distribuídas uma a uma para que não fiquem amontoadas. Para finalizar, as bandejas são colocadas no interior da estufa para proteção da ação do sol, vento e chuva forte. Após atingirem cerca de 10 cm de altura, com cinco ou seis folhas definitivas, as mudas devem ser transplantadas para os canteiros.
Alunos envolvidos: 1 EM C

Cobertura morta na horta

Cobrir o solo com diferentes materiais de origem vegetal para protegê-lo do sol forte, das chuvas, para reter a umidade natural, manter a temperatura mais amena, facilitar a infiltração de água no solo, diminuir a erosão e a perda de nutrientes e, por meio da decomposição da matéria orgância, disponibilizar mais nutrientes. Também contribui para a manutenção da estrutura e atividade biológica do solo, para confundir insetos e dificultar o desenvolvimento de ervas espontâneas. Envolvidos: Alunos do 2B
Fotos: Paulinha

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Manutenção da horta - Sementeira

A sementeira é usada para germinação das sementes de hortaliças que possam ser transplantadas. As sementes de hortaliças de modo geral são pequenas e exigem cuidados especiais como solo rico em nutrientes, peneirado, regas diárias, abundante mas não excessiva, sol indireto, profundidade correta de semeio. Existem insumos prontos que facilitam o trato da sementeira, tais como substrato orgânico e bandejas de isopor para acondicionar as mudas com tamanhos e numero de células variáveis. As mudas podem ser produzidas também em caixotes, copos de café, ou ainda em um canteiro feito especialmente para este fim.
Alunos envolvidos: 1º EM
Disciplina: Geografia

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Cores e sabores na horta

"E as hortas são também coisas boas de se tocar. Sentir o capim molhado, enfiar a mão na terra... Se você tiver a felicidade rara de ter uma agüinha que escorre e cai, você terá uma das experiências mais calmas que se pode ter. Ouvir o barulhinho da água. Ele trará memórias ou fantasias de regatos escondidos no meio do mato, correndo entre pedras, fazendo crescer o limo verde. E aí você enfiará seus pés dentro dela. Difícil um prazer igual pela tranqüilidade, pela pureza, pela profundidade. Porque a água nos reconduz às nossas origens." (A Horta, Rubem Alves)