terça-feira, 26 de abril de 2011

Prêmio Crianças do Mundo

Preparação da eleição

Votação na Escola Dinorá

O Prêmio das Crianças do Mundo é um programa educacional único para crianças que contribui para um mundo mais humano. 53.800 escolas, com mais de 24,5 milhões de estudantes, em 102 países estão envolvidos. No Brasil, desde o ano 2000, mais de 700.000 crianças participaram ativamente da iniciativa e cerca de 1.300 escolas se registraram. Anualmente, milhões de crianças aprendem sobre direitos da criança, democracia e amizade mundial através do programa. Muitas das crianças participantes tiveram seus próprios direitos violados. As crianças adquirem fé no futuro e têm a chance de reinvindicar respeito pelos seus direitos. Na Votação Mundial, as crianças escolhem quem irá receber seu prestigiado prêmio pelo trabalho extraordinário em prol dos direitos da criança. Os nomeados ao prêmio são selecionados por um júri infantil cujos membros são especialistas em Direitos da Criança a partir de suas próprias experiências de vida – como crianças soldados, escravas por dívida, crianças moradoras de rua, crianças que lutam pelos direitos da criança e outras. Os homenageados com o Prêmio tornam-se modelos para milhões de crianças.


“Nosso herói dos direitos da criança e o destinatário da edição 2011 do Prêmio das Crianças do Mundo pelos Direitos da Criança, é Murhabazi Namegabe, da República Democrática do Congo, pela sua perigosa luta para libertar crianças que são obrigadas a trabalhar como crianças soldados e escravas sexuais.  A vida de Murhabazi é constantemente ameaçada devido ao seu trabalho em defesa das crianças.



A menção honrosa do Prêmio das Crianças do Mundo vai para Cecilia Flores-Oebanda, das Filipinas, pela sua luta incansável contra o trabalho infantil e o tráfico de pessoas, apesar das ameaças constantes de morte, e também pelo apoio que oferece às meninas vítimas da escravidão sexual, 



e para Monira Rahman, de Bangladesh, pela sua luta audaz por aqueles – a maioria meninas – que foram atacados com ácido ou gasolina e tiveram suas aparências destruídas.


A cerimônia do Prêmio será realizada no Castelo de Gripsholm em Mariefred, Suécia, às 14h, do dia 28 de Abril. Crianças de 15 países e Sua Majestade Rainha Silvia da Suécia irão prestar uma homenagem aos premiados.

Mais informações: http://worldschildrensprize.org/

Nenhum comentário: