O lixo produzido em nossas casas pode ser reciclado ou reutilizado e evitar que este prejudique o meio ambiente.
Cada um de nós pode contribuir para um destino mais adequado do lixo. Saiba o que você pode fazer em sua casa com o seu lixo:
- Separe o material que pode ser reciclado:latas (refrigerante, azeite, achocolatado,etc), vidros, potes de plástico, embalagens, papel, sacolas (de plástico e de papel), vidros de shampoo, condicionador, hidratantes, o rolinho do papel higiênico e todo o material de papel/papelão, plástico e vidro.
- E os não recicláveis: papel higiênico, rejeitos de carne, chiclete, bituca de cigarro, tecido, etc.
Na cozinha deixe um recipiente para o lixo orgânico:
Folhas, sobras de comida, de leite , de farinha, galhos, palitos, guardanapos, serragem, borra de café, flores murchas, cascas de frutas e legumes, pedaços de madeira, saquinhos de chá, grama cortada, cascas de ovos, poeira de varrição, insetos mortos, esterco, ossos e caroços, bagaço de cana e qualquer outro resto orgânico.
Fazer uma composteira é bastante fácil e barato, no entanto, existem uma série de dicas para evitar o mau cheiro e acúmulo de moscas. Uma delas é o uso de serragem e folhas secas na proporção de 3 para 1 em relação aos compostos orgânicos. Também deve-se revirar o composto a cada dois ou três dias e cuidar para que não fique muito seco nem encharcado.
Montando a composteira
- Monte a composteira de preferência em um cantinho sombreado no quintal conforme o desenho;
- Deposite em apenas um dos lados da composteira o material orgânico que você separou. Cubra-o com folhas, gramas, serragem ou esterco seco até cobrir completamente o material não aparecendo o material mais úmido (restos de alimentos) embaixo.
- Regue o monte para umedecer a camada superficial. Cubra a composteria para protegê-la de chuvas intensas e do sol direto.
- De 2 em 2 dias transfira o monte para o outro lado para arejar. O material deve esquentar, indicando que a decomposição está de fato ocorrendo. Pode-se adicionar mais material orgânico a composteira a qualquer momento;
- Fungos, tatuzinhos, besouros, piolhos-de-cobra, minhocas e trilhões de bactérias estarão trabalhando para você, decompondo o material. Esses “bichinhos” são inofensivos e não se espalham para além do monte.
O material será um composto, pronto para ser usado (aproximadamente 2 meses), se o monte: - Tiver cor marrom café, e cheiro agradável de terra;
- Estiver homogêneo, e não der para distinguir os restos (talvez apenas um ossinho ou caroço mais duro) e, - Não esquentar mais, mesmo após o revolvimento.
Materiais para fazer o composto
- Qualquer tipo de plantas, pastos, ervas, cascas, folhas verdes e secas;
- Todas as sobras de cozinha que sejam de origem animal ou vegetal: sobras de comida, cascas de ovo, restos de verdura,entre outros;
- Qualquer substância que seja parte de animais ou plantas: pêlos, lãs, couros, algas.
Observação: Quanto mais variados e mais picados (fragmentados) os componentes usados, melhor será a qualidade do composto e mais rápido o término do processo de compostagem.
2 comentários:
Estou adorando participar do projeto. Estava ansiosa esperando retornar as aulas para ver o jornal pronto. Quando vamos imprimir o jornal professora? Poderíamos colocar a programação da reposição de aulas e fazer algo diferente, tipo uma oficina de sabão ou outra coisa.
Jessica
Ah, esqueci de falar do meu lixo. Acho muito difícil reciclar lixo, precisamos ter muitas latas para fazer a sepação e isso nos desanima. Quando falo pra minha mãe não usar sacolinha de lixo ela manda sempre perguntar pra senhora como a senhora faz pra jogar o lixo sem sacolinhas? Outra coisa é como vou fazer uma composteira se não tenho espaço na minha casa. Precisamos fazer uma oficina com alternativas de composteira, daquele jeito mesmo que a senhora falou.
beijos,
Jessica.
Postar um comentário